Youtube

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ILUSTRAÇÕES PARA SERMÕES - LETRA V





397. VALDENSES E A BÍBLIA

Foi prática muito comum entre os valdenses incluir a Bíblia entre as finas mercadorias que ofereciam de porta em porta. Admitidos à presença do comprador, apresentavam a mercadoria a ser vendida: jóias, fazendas, lenços, etc... Quando já haviam exibido tudo, vinha-lhes a pergunta: "Não há mais alguma coisa?" "Há sim! E muito mais valiosa do que essas!" E, então, apresentavam exemplares da Palavra de Deus.

398. VIAGEM PARA A ETERNIDADE

Um garoto viajava sozinho de trem, num dia quente. Os passageiros estavam em extremo desconforto. E o cenário também não era muito interessante, porque passavam pelo deserto do Arizona, nos E.U.A. Uma senhora sentada ao lado do garoto perguntou:
- Você não está cansado de viajar tanto?
O garoto sorriu e disse:
- Estou um pouco cansado, mas não tem problema não. Meu pai estará me esperando quando eu chegar a Los Angeles.
As vezes ficamos um pouco cansados dos embates da vida, mas é fascinante saber que Jesus está à nossa espera, no fim da jornada da vida. Nenhum escritor pode descrever a alegria de estar com Ele para sempre.

399. VITÓRIA

A batalha desenvolvia-se áspera e sangrenta. O ímpeto do ataque inimigo era avassalador. Aflito, o capitão apresentou-se ao comandante e gritou:
- General! E impossível continuar a luta; são muitos os soldados inimigos! Jamais os venceremos!
- Capitão - respondeu, calma e friamente, o comandante -, não estamos aqui para contar os inimigos e sim para vencê-los; e vamos vencê-los!
Ossian Davies


400. VITORIA PELA CRUZ E POR CRISTO

Preparava-se Constantino, o Grande, para enfrentar Maxêncio na batalha da Ponte Mílvia. Os cristãos que faziam parte do exército de Constantino não se mostravam muito ardorosos, entendendo que a guerra não se ajusta ao sentimento cristão. Na madrugada que antecedeu à batalha, Constantino fez correr entre os soldados uma notícia impressionante: "Tive uma visão, na qual uma cruz brilhava no céu, sobre o campo de batalha, e ouvi uma voz que dizia: "In hoc signo vinces" ("Por este sinal vencerás"). Diz-se que por esse meio Constantino conseguiu comover e mobilizar os cristãos que, bem dispostos à batalha "pela cruz", lhe deram a vitória e, com ela, o Império Romano. Constantino mostrou-se grato aos cristãos, tornando o cristianismo a religião oficial do Império. Embora seja difícil, comprova a história que a visão assim propalada despertou o entusiasmo dos combatentes cristãos. Foi fácil, trezentos anos depois da passagem de Cristo entre os homens, mobilizar os cristãos apelando para os seus legítimos sentimentos.

401. VITÓRIA, NÃO COM ARMAS

Por um período de aproximadamente trezentos anos, no fim do primeiro e começo do segundo milênio do cristianismo, os que se diziam cristãos organizaram as famosas Cruzadas, que fizeram da Palestina um sangrento campo de batalha, com o objetivo, diziam, de libertar o túmulo de Cristo. De fato, um túmulo vazio. O grito que conclamava os guerreiros cristãos, na voz de Pedro Eremita, era: "Deus o quer!" E, por trezentos anos, o ódio cresceu entre maometanos e cristãos. Embora ganhassem algumas batalhas, os "cristãos" perderam a guerra longa e sanguinolenta. Nos dias primitivos foi diferente: com amor, orando pelos inimigos que os matavam na arena do circo romano, os cristãos, em período igual de três séculos, conquistavam o Império Romano - pacificamente, e com amor.

402. VIVER CRISTÃO, O IDEAL

"Procurarei viver este dia de um modo simples, afastando prontamente todo pensamento de descontentamento, ansiedade, desencorajamento, impureza e egoísmo; cultivando alegria, magnitude, amor e o hábito de santo silêncio; usando de economia nas despesas, generosidade no dar, cuidado na conversa, diligência no serviço, fidelidade nos compromissos, e fé tranqüila em Deus."
Bispo Vincent

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...