Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

QUE SIGNIFICA O NATAL


Certa vez, um locutor de rádio, ao falar sobre o Natal, citou o pinheirinho, o Papai Noel, a luz das velas, os presentes - mas não citou uma única vez o nome de Jesus Cristo.
Se perguntarmos nossos filhos ou outras pessoas: que é Natal? Que significa Natal? Que resposta receberemos?
As crianças dirão: é o dia em que o Papai Noel nos traz presentes. Toda sua alegria estará nos presentes e no velhinho barbudo, e poucos se lembram do nascimento de Jesus.
A balconista da grande loja de tecidos dirá: uma grande luta é o Natal para mim. Quanto mais se aproxima a festa, tanto mais trabalho há. Por que será que todo mundo só compra na última hora? E durante o Natal? Bem, quero dormir e descansar.
O vizinho gordo dirá: Natal? Que há de especial nisto? Não me interessa muito. Minha esposa sempre cuida dum bom assado. E, regado com bom vinho, isto não é de se desprezar, não é mesmo? E depois, um bom charuto … é, Natal é bem legal, pois vive-se bem por alguns dias.
Uma pessoa solitária dirá: nestes dias as velhas feridas novamente começam a doer. Então acendo as luzes do meu pinheirinho e passo a sonhar. E penso em dias passados, quando meu marido ainda vivia e os filhos eram menores. Choro enquanto as velas se apagam vagarosa e tristemente.
O jovem operário dirá: alguns dias sem trabalho. Três dias de gozo e prazer. E isto quero aproveitar?
O estudante universitário dirá: tomara que o “velho” me dê um carro esporte. Na mais … que se vai esperar deste negócio antiquado que é o Natal?
Um entre muitos: que significa Natal? Nada.
E como respondemos nós? Respondemos também como estas pessoas? Então somos de perdoar. Pois todas estas pessoas nada compreenderam do Natal. Exatamente: nada compreenderam do Natal. Ou respondemos de modo diferente?
Ouvimos há pouco a história de Natal. Ela cita, quase no fim, alguns homens. De profissão eram pastores. Neles se notava que estavam muito felizes. “Voltaram cantando e louvando a Deus por tudo que tinha feito”.
Mas que ouviram e viram de especial? Por que tanta alegria? Haviam festejado Natal. E isto sem pinheirinho, sem peru assado, sem Papai Noel, sem presentes e sem velas. E apesar disto haviam festejado Natal, e … corretamente, pois tinham encontrado o Salvador.
Podemos nós responder à pergunta: que nos significa o Natal? Assim: no Natal nasceu nosso Salvador? Sim? então já saberemos festejar corretamente o Natal.
Mas, e o pinheirinho e o Papai Noel? Que fazer com eles? Não mais nos poderemos alegrar durante o Natal e teremos de festejá-lo sérios? Podemos e devemo-nos alegrar, também com pinheirinho e o Papai Noel. É algo lindo alegrar-se e também alegrar aos outros. Não, nada temos contra isto. Mas se esquecemos a parte essencial. Deus tem muita coisa a objetar. Sim, mas qual é a parte essencial no Natal? O essencial é o presente de Deus: “Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). usemos aqui uma ilustração de Billy Graham: “Certo dia ao passar pelo caminho que leva à minha moradia pisei num pequeno formigueiro. Matei muitas formigas, feri outras tantas. Parei por um momento e pensei: gostaria de dizer a elas que não o diz por gosto. Mas não podia fazê-lo, pois eu era muito grande e elas pequenas demais. Elas não compreendiam minhas palavras e eu não me  podia fazer entender. Tal ocorre com Deus: Deus viu nossa miséria, nosso pecado, nossa desobediência e nosso sofrimento e disse: amo-vos e posso ajudar-vos. Mas os homens não o entendiam, pois ele é o Todo-Poderoso e nós apenas míseras formiguinhas. Ele então se tornou um de nós em Cristo. Jesus Cristo foi Deus vivendo como homem entre nós. Assim pôde o Todo-Poderoso Deus falar a nós pequenos homens em Cristo”.
Deus se tornou homem em Cristo para nossa salvação. Agora temos um Salvador. E isto não queremos esquecer, ao festejarmos o Natal. Podemos festejar Natal como quisermos, mas só ali, onde aceitamos, ávidos de salvação, o grande presente de Deus, festejamos corretamente o Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...