Jefté realmente sacrificou sua filha?
(Jz 11:29-40)
Existem duas teorias básicas a respeito do controvertido voto que Jefté fez no contexto de sua vitória sobre os amonitas (ver Jz 11:29-40). Alguns comentaristas (A. Clarke, Keil-Delitzsch, G.L. Archer, J. J. Blanco, etc.) procuram inocentar a Jefté, afirmando que o cumprimento do seu voto não significou a morte de sua única filha, mas simplesmente a dedicação dela ao Senhor, como virgem, pelo resto de sua vida.
Existem duas teorias básicas a respeito do controvertido voto que Jefté fez no contexto de sua vitória sobre os amonitas (ver Jz 11:29-40). Alguns comentaristas (A. Clarke, Keil-Delitzsch, G.L. Archer, J. J. Blanco, etc.) procuram inocentar a Jefté, afirmando que o cumprimento do seu voto não significou a morte de sua única filha, mas simplesmente a dedicação dela ao Senhor, como virgem, pelo resto de sua vida.
Os defensores dessa posição argumentam: 1) O fato de Jefté
haver sido usado pelo “Espírito do Senhor” na batalha contra os amonitas o
impediria de fazer um voto contrário à vontade de Deus (ver
Dt 12:31; 18:9 e 10); 2) A enunciação do voto em Juízes 11:31 sugere que se fosse um animal quem primeiro
saísse da casa, este seria oferecido “em holocausto”, mas se fosse uma pessoa,
esta seria simplesmente dedicada ao “Senhor” (ver Rm 12:1);
3) A expressão “jamais foi possuída por varão” (Jz
11:39) significa que a filha de Jefté continuou vivendo como virgem; 4)
Se Jefté a houvesse realmente sacrificado,
o nome dele não apareceria entre os heróis da fé, em Hebreus 11:32.
o nome dele não apareceria entre os heróis da fé, em Hebreus 11:32.
Em contrapartida, autores como Josefo, Lutero, Matthew Henry,
Jemieson-Fausset-Brawn, A. C. Hervey, H. A. Hofner Jr., E. J. Hamlin, etc.,
argumentam que a linguagem do próprio texto não deixa dúvidas de que Jefté
realmente ofereceu sua filha em sacrifício. A favor dessa posição, pode-se
mencionar: 1) Jefté certamente estava familiarizado com a prática de sacrifícios
humanos das nações circunvizinhas (ver Jz 11:1-3, 24); 2)
O fato de haver sido usado pelo “Espírito do Senhor” na vitória sobre os
amonitas não o tornou infalível em suas demais decisões; 3) Juízes 11:31 sugere claramente que a pessoa que primeiro
saísse da casa de Jefté seria dedicada ao Senhor “em holocausto”; 4) A reação de
Jefté em Juízes 11:35 seria exagerada se a questão
envolvida fosse apenas a dedicação de sua filha em celibato ao Senhor; 5) Não
faria sentido chorar “a sua virgindade” por “dois meses” (Jz
11:38) já que a moça continuaria virgem; 6) O próprio texto declara que
Jefté fez com sua filha “segundo o voto por ele proferido” (Jz 11:39); 7)
Os heróis da fé mencionados em Hebreus
11 não eram pessoas que nunca pecaram, e sim pessoas que alcançaram a
vitória sobre os seus pecados (ver, por exemplo, Êx 2:11-15;
Jz 13:16; II Sm 11:12).
Embora a questão permaneça aberta à discussão, parece que a
posição de que o voto de Jefté foi um ato indevido e precipitado, que acabou
custando a vida de sua filha, é a posição mais condizente com o relato bíblico
do incidente.
FIM
SE
TIVER ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESTE TEMA, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO
Fonte: Sinais dos Tempos, setembro de 1998, p.
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