Como Cristo pode ser
“o primogénito de toda a criação” (Cl 1:15) sem ter sido criado?
Ao longo da história
do cristianismo, houve muita discussão a respeito do significado do termo
“primogênito” (grego protótokos) quando usado em relação a Cristo. No
Novo Testamento, Cristo é chamado de “o Primogénito” (Hb 1:6), “o primogénito
de toda a criação” (Cl 1:15), “o Primogénito dos mortos” (Ap 1:5), “o primogénito de entre os mortos” (Cl 1:18) e “o primogênito entre muitos irmãos”
(Rm 8:29).
Para entender essa
questão, é importante ter em mente que, entre os israelitas, todo o primogênito
deveria ser consagrado ao Senhor (Êx 13:1-16; ver Lc 2:22-24), recebendo
herança “dobrada” em relação aos demais irmãos (Dt 21:15-17). Embora o termo
“primogénito” seja normalmente usado para designar o primeiro filho de um
casal, ele é também empregado na Bíblia em relação a um dos demais filhos, que
não o mais velho, mas que tenha se destacado entre os seus irmãos. É neste
sentido que Deus qualificou a Israel, que não era a nação mais antiga da terra,
de “meu primogénito” (Êx 4:22); a Efraim, o segundo filho de José e Azenate, de
“o meu primogénito” (Jr 31:9); e a Davi, o mais novo dos oito filhos de Jessé,
de “meu primogénito, o mais elevado entre os reis da terra” (Sl 89:27).
Cristo é qualificado
de “o primogénito de toda a criação” (Cl 1:15) em um contexto que O enaltece
como o Criador que está acima de toda a criação. Em Colossenses 1:15-17, Paulo
afirma que Cristo “é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a
criação; pois nEle foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados,
quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas
as coisas. NEle tudo subsiste.”
Se o próprio Cristo fosse uma criatura do
Pai, como alegam alguns pretensos cristãos, como poderia o texto acima afirmar
que “tudo” o que foi criado foi “por meio dEle” criado? Se Cristo houvesse sido
gerado em algum momento da eternidade, como poderia ser chamado em Isaías
9:6 de “Deus Forte” e
“Pai da Eternidade”? Nesse caso, Ele não seria “Pai da Eternidade”, mas
simplesmente uma criatura que veio à existência em algum momento específico da
eternidade! Cremos, porém, que como “o primogénito de toda a criação” Cristo é
o Soberano absoluto sobre toda a criação, pois “nEle habita corporalmente toda
a plenitude da Divindade” (Cl 2:9).
FIM
DEIXE UM COMENTÁRIO
Fonte: Sinais dos Tempos,
novembro/dezembro de 2001. p. 30
esse comentario é um dos mais esclarecedores
ResponderEliminar