Youtube

sexta-feira, 12 de abril de 2013

INTRODUÇÃO ÀS CARTAS DE PAULO 7ª PARTE



7ª PARTE

BIOGRAFIA DE PAULO.



Porquê que é importante conhecer a biografia do Apostolo Paulo? As suas Epistolas são o reflexo da própria vida do autor, cada epístola mostra uma nova etapa na vida do apóstolo Paulo.


Antes da Sua Conversão

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;” Actos 3:11



O apóstolo Paulo nasceu na cidade de Tarso, Centro de comércio muito importante, devido á sua localização, era a terceira metrópole universitária da altura, depois de Atenas e Alexandria, centro de vida religiosa e filosófica. Os seus habitantes eram havidos no conhecimento, sendo frequentadores mais numerosos na universidade do que as cidades rivais. A cidade tinha ricos comerciantes que gozavam ao máximo a vida. Havia uma estátua (Sardanaple) no porto marítimo que tinha uma inscrição coniforme que o apostolo Paulo deve ter lido que dizia “ Come, Bebe, e diverte-te, que o resto não tem importância.”



Como Paulo pertencia a uma família Judia, provavelmente a influência cultural que recebeu foi indirecta, pois os Judeus não se misturavam com os outros povos. E talvez se houve algum contacto com a universidade do seu país, deu-se depois da sua conversão pois é para lá que ele se desloca.



Em que ano ele nasceu? É sem dúvida uma das perguntas que os estudiosos tentam dar, mas infelizmente até hoje não existe informação suficiente para precisar essa data. Contudo existem algumas informações que nos poderão ajudar a precisar uma data aproximada. Segundo Actos 7:58. Paulo foi chamado de mancebo. Sabe-se que mancebo ia da idade de 25 a 35 anos.


Segundo a epistola a Filemon ele era um velho. A carta a Filemon foi escrita no ano 62, ou seja ele já teria passado a idade dos 60 anos. Como Paulo foi membro do Sinédrio, estava implícito por isso que tivesse no mínimo 30 anos, por isso presume-se que ele teria a idade de Jesus.


Que sabemos nós da sua Família? Segundo Filipenses 3:5 apercebe-mo-nos que o Pai de Paulo era Hebreu da tribo de Benjamim.

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;



No entanto Actos 16:37, Paulo intitula-se Romano, isto porque provavelmente o seu pai tinha adquirido essa nacionalidade, talvez por ser fazedor de tendas, e pelos serviços prestados ao exército o tenham congratulado com isso, ou porque, era homem rico e em Tarso foi concedida cidadania romana aos mais abastados. Existe ainda uma outra possibilidade, do seu pai ter sido escravo em Roma e depois liberto dando-lhe como recompensa a cidadania romana.


Embora Paulo e a sua família tivessem dupla nacionalidade, o que acontecia mesmo assim com muitos judeus helenizados, ele intitulava-se hebreu, esta forma de se apresentar denota aquilo que era conhecido e vivido na sua época, ou seja, ele foi educado nos princípios judeus, utilizando a língua aramaica em vez da grega vivendo os costumes e adoração de um judeu não helenizado.


No livro de Actos e na carta aos Romanos são mencionados alguns familiares familiares de Paulo, por exemplo em Actos dos Apóstolos Lucas fala de um sobrinho de Paulo: 6 E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo. Actos 23:16



Em romanos nós lemos: Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus… Saudai a Herodião, meu parente… Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jasom, e Sosípatro, meus parentes. Romanos 16:7-11;21



Só nestes textos Paulo menciona cerca de seis parentes, o que demonstra que provavelmente Paulo tinha uma grande família, e que muitos deles já faziam parte da igreja cristã.


Costuma-se dizer que Paulo pertencia ao Sinédrio, isto por causa de um texto que lemos em Actos 26:10 “ … E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles.



Sabemos que ele era fariseu, os fariseus surgem no segundo século antes de Cristo, com a intenção de preservar e exaltar a lei de Deus. Ou seja eram os guardiões da lei de Moisés. A palavra “Fariseu”na sua raiz quer dizer “separado”,  Na época de Paulo havia duas escolas farisaicas, uma mais conservadora a de Shammai, e a de Hilel mais liberal, a qual Gamaliel neto de Hilel, foi um dos seus mestres.  É interessante ver que Paulo a determinada altura ele utiliza a mesma raiz separado, para exprimir que ele fora separado para anunciar o evangelho. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, Romanos 1:1





Sua infância e juventude

Não sabemos muito sobre a sua infância e adolescência, aquilo que podemos saber vem do facto de como as crianças judias, mesmo vivendo na diáspora, eram educadas logo em tenra idade e por volta dos cinco anos aprendiam a ler as escrituras, aos 10 anos aprendiam a MISCHNA e aos 15 anos era-lhes introduzido o TALMUDE.


Ele deve ter aprendido pelo menos 4 linguas, o aramaico em casa, o hebreu na sinagoga, o grego e o latim nos contactos com os outros à sua volta.

Era pouco provável que Paulo tenha frequentado uma escola pagã, pois os comentários no TALMUD afirmavam que Deus castigaria os pais que enviassem os seus filhos para serem educados com os pagãos. Contudo os Judeus da diáspora, não tinham tanto em conta o TALMUD nesta área, como os Judeus da Palestina. Quando Paulo tinha entre os 12 e 15 anos foi enviado a Jerusalém para ser educado por Gamaliel. Encontramos esse texto em Actos 22:3 Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade (Jerusalém) criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei dos nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.


Os alunos estariam de joelhos de braços cruzados ou estendidos sobre os joelhos a ouvir os ensinamentos do seu mestre, muito tempo era dedicado a decorar textos, por isso é que encontramos cerca de 80 referencias que o apóstolo faz ao Antigo Testamento, recorendo-se simplesmente da sua memória. Depois dos seus estudos talvez já com a idade de 20 anos Paulo terá voltado a Tarso para aprender uma profissão.


O próprio Gamaliel num tratado Judeu ele escreve o seguinte. “ O Estuda da Torah é excelente, logo que combinado com os afazeres deste mundo, pois a Torah sem trabalho falhará o seu objectivo futuro e tornar-se-á uma fonte de iniquidade. ” Pirké Aboth 2.2


E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. Actos 18:3


Por isso tornou-se num fazedor de tendas. Feitas com peles de cabra, eram vendidas sobretudo para as caravanas, aos nómadas, e ao exército que estavam na Ásia e na Síria.


Relativamente a ser uma pessoa casada, não existe fontes suficientes que nos tirem todas as dúvidas, no entanto havia uma lei que dizia que quem pertencesse ao Sinédrio devia ser casado e ter filhos. Contudo esta lei provavelmente só entrou em vigor no final do primeiro século. Existem alguns textos que dão a entender que Paulo provavelmente não seria casado:

 “Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.  Actos 7:7-8


Mas também existem outros textos que denotam o contrário, isto pela forma como abordava o tema do casamento como tendo passado por essa experiência. Ele poderia já ter sido casado, e ter ficado viúvo, outra hipótese também, seria que a ideia dele ter deixado a mulher, ou esta o ter deixado.



Sua conversão.

O Apostolo Paulo volta a Jerusalém por uma segunda vez, desta vez possivelmente convidado pelos chefes espirituais, pois tinha demonstrado grande aptidão nos estudos e daria com certeza um excelente líder. Ele mesmo mais tarde na epistola aos gálatas ele diz: E, na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições dos meus pais.  Gálatas 1:14


Em Jerusalém ele trabalhava directamente com o sumo-sacerdote, este concedia-lhe poder para perseguir aqueles que pertenciam ao Caminho.

E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a JerusalémActos 9:1-2.


Os primeiros contactos que Paulo teve com os do Caminho ou seja os Cristãos, talvez tenha sido com Estêvão o primeiro mártir Cristão que há conhecimento. Estêvão acabou por ser morto e Paulo estava lá assistindo á sua morte. Para Paulo, sendo fariseu era-lhe difícil aceitar Jesus como Messias, pois já Deuteronómio dizia: Quando, também, em alguém houver pecado digno do juízo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia: porquanto o pendurado é maldito de Deus: assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor, teu Deus, te dá em herança. Deuteronómio 21:23


Paulo como qualquer judeu, esperava o Messias, mas alguém que quando viesse, iria estabelecer para sempre a sua lei e todos iriam respeitar essa mesma lei. Estêvão foi acusado falsamente por falsas testemunhas que argumentaram que ele tinha falado contra a lei. algo que para o fariseu era digno de morte.

E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei Actos 6:13


Daí em diante ele opunha-se ao Cristianismo como um alvo a abater. Este zelo para banir os do caminho não ficou somente em Jerusalém, ele agora desejava percorrer toda a Diáspora e conseguir o mais rápido possível acabar com esta nova seita. Foi então que se dirigiu a Damasco a fim de prender os cristão que ai viviam.


Mais tarde ele conta que foi nessa altura que Jesus o prendeu. Vemos isso na sua carta aos Filipenses Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:12.


Foi no caminho que ele viu Cristo. NÃO sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo, Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor? I Coríntios 9:1

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Actos 9:4-5


Por outras palavras Jesus lhe disse que era difícil Paulo lutar contra alguém mais forte do que ele. A resposta de Paulo foi algo que perdurou no resto do seu Ministério, resposta de alguém que está disposto a por de lado as suas convicções e ser dirigido pela vontade de seu mestre.

E ele, tremendo e atónito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. Actos 9:6


Logo depois da sua conversão Lucas o autor de Actos dos Apóstolos menciona os primeiros passos de Paulo. Ele diz: E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus.  Actos 9:19-20


Prontamente Paulo afirmava convictamente que Jesus era o filho de Deus. Entretanto as coisas não estavam a ser fáceis para Paulo pois o perseguidor tornara-se um dos perseguidos, é por isso que ele quando escreve aos Gálatas menciona que teve rapidamente de sair de Damasco.

Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Gálatas 1:17


Não sabemos ao certo o que Paulo queria dizer com Arábia pois o território era bastante vasto, há quem defenda que ele se dirigiu para a zona do monte Sinai, sobretudo por causa do texto de Gálatas que ele faz uma associação da Arábia com o monte Sinai.  

 Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos.” Gálatas 4:25


Contudo é pouco provável pois o caminho de Damasco ao monte Sinai era único e passava por Jerusalém, ora Paulo também afirma que ele não subiu a Jerusalém depois da sua conversão.

“Nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.” Gálatas 1:17


O mais importante não é tentar adivinhar onde Paulo foi ou se a sua ausência foi mais contemplativa ou mais activa, o importante é perceber que ele teve de reestruturar toda a sua teologia, e seus valores espirituais. Se Cristo foi o que lhe apareceu no caminho de Damasco, então ele está vivo junto do pai, e por conseguinte o sistema sacrificial deixa de ter sentido, e Jesus passa a ser o que justifica o homem ou seja a história da salvação passa a ter outro sentido. E tudo isto diz ele que lhe foi revelado pelo próprio Cristo.

“Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos…Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” Gálatas1:1;11;12


Foi então Jesus que o encarregou de anunciar o evangelho aos gentios. “Porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido.” Actos 22:15





A morte de Paulo

A epístola de Clemente de Roma, que data do final do primeiro século, informa sobre o martírio do apóstolo Paulo em Roma.
"Por causa de inveja e brigas, Paulo, pelo exemplo, mostrou a recompensa da resistência paciente. Após ele ter sido preso por sete vezes, ter sido exilado, apedrejado e ter pregado no ocidente e no oriente, ele recebeu o reconhecimento que era o prémio da sua fé, tendo ensinado a rectidão para o mundo inteiro e tendo chegado aos confins do ocidente. E quando ele já tinha dado seu testemunho perante os governantes, partiu deste mundo e foi para um lugar sagrado, tendo encontrado um notável padrão de resistência paciente.” 1 Clemente
O mesmo Clemente informa ainda que Paulo fora decapitado a mando do imperador Nero, e isto terá ocorrido por volta do ano 64 d.C.


Este capítulo deu-nos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre quem era Paulo, contudo, ao avançarmos no estudo das suas epístolas, ali vamos entender melhor o pensamento deste homem que foi chamado por Jesus como “VASO ESCOLHIDO” Actos 9:15 

FIM

TRATA-SE DE UMA SERIE DE ARTIGOS SOBRE AS CARTAS DE PAULO, ONDE ESTUDAREMOS AS CARTAS E TODO O CONTEXTO QUE AS ENVOLVEM. SE ESTÁ A GOSTAR DEIXE UM COMENTÁRIO
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...