Youtube

terça-feira, 9 de abril de 2013

INTRODUÇÃO ÀS CARTAS DE PAULO 4º PARTE


4ª PARTE
CONTEXO POLÍTICO

O pensamento bíblico do novo testamento, foi sem dúvida influenciado por toda a envolvência, e sem dúvida que o aspecto politico não devia ser descorado. É sem dúvida importante termos a noção do contexto político da época do Novo Testamento, pois influenciava a maneira de viver, estar e pensar.
César Augusto (27 a.C a 14 d.C)
Jesus nasceu numa época que toda a política que dominava o seu povo era administrada pelo imperador Romano, historicamente é importante a referência por parte de Lucas ao imperador regente nesta altura, visto que isto nos ajuda a datar outros acontecimentos.
E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse Lucas 2:1

A imagem de César Augusto yambém se encontrava na esfinge da moeda que foi utilizada para colocar Jesus em xeque perantes as autoridades politicas. (Mc 12:16)
Tibério (14 a 37 d.C)
Este imperador foi aquele que reinava quando Jesus desenvolveu o seu ministério. Considerado um homem, teimoso, anti-social, sexualmente perverso e desconfiado, ele acaba por escolher Calígula seu sobrinho neto, pois desejava terminar o seu mandato com chave de ouro antevendo o colapso de Roma nas mãos do seu sobrinho.
Calígula (37 a 41 d.C)
Considerado psicopata, e desequilibrado mental, praticou incesto com as suas irmãs, gastou o dinheiro do seu tio Tibério em menos de um ano, e quis colocar uma estátua com a sua imagem no templo de Jerusalém. Morreu assassinado pelos guardas.
Cláudio (41 a 54 d.C)
Os mesmos guardas colocaram Cláudio tio de Calígula como imperador com a condição de deixar a guarda feliz. Padrasto de Nero, Cláudio morre envenenado pela mãe deste de nome Agripina. Foi Cláudio que substituiu Herodes por Agripa I, e no ano 49 Cláudio expulsou os cristãos de Roma.
“E, achando um certo judeu por nome Aqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,” Actos 18:2
 
Nero (54 a 68 d.C)
Conhecido por matar a sua mãe, e por incendiar Roma, acusado depois os Cristãos e perseguindo-os a fim de os matar. Acaba por se suicidar.
Vespasiano (69 a 79 d.C)
Pai de Tito o General que destruiu o templo no ano 70, foi responsável pelo inicio das obras do coliseu de Roma, conhecido como palco da morte de milhares de cristãos.
Tito (79 a 81 d.C)
Tito foi o responsável pelo cerco a Jerusalém, pela destruição do templo e a morte de milhares de Judeus. Foi já no seu reinado que o Coliseu foi inaugurado.
Domiciano (81 a 96 d.C)
Imperador que matou o seu irmão mais velho Tito afim de subir ao governo, e que era o imperador vigente quando João se encontrava na ilha de Patmos.
Governadores
Podemo-nos aperceber que Paulo teve a oportunidade de cruzar o caminho de vários oficiais Romanos importantes em algumas das cidades por onde passava.
Sérgio Paulo
Procônsul com direito ao Senado de Roma.
E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,
 7 O qual estava com o procónsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus… Entäo o procónsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.Actos 13:6-7;12

É bem possível que este procônsul tenha tido alguma influencia no aparecimento da igreja cristã em Roma.
Galio
O Apostolo Paulo é levado a Gálio para este o julgar.
Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal, Actos 18:12

A reacção de Gálio era a reacção dos governantes Romanos, ou seja, não se imiscuíam nas leis dos povos conquistados, por isso não tomou nenhuma atitude.
“E, querendo Paulo abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime enorme, com razäo vos sofreria,

 15 Mas, se a questäo é de palavras, e de nomes, e da lei que entre vós há, vede-o vós mesmos; porque eu näo quero ser juiz dessas coisas.” Actos 18:14-15
 
Felix

Governador da Judeia, tinha um vasto conhecimento sobre os cristãos conhecidos na altura pelos do CAMINHO
Entäo Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pós dilaçäo, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, entäo tomarei inteiro conhecimento dos vossos negócios.Actos 24:18

Félix queria também aproveitar-se daquilo que Paulo lhe podia dar esperando mesmo receber dinheiro, mas como Paulo não lhe tinha nada para dar acabou também por rejeitar a sua mensagem. Mais tarde quando foi substituído por Festo, Félix acabou por deixar Paulo preso para agradar os judeus.

Festo

Com o problema de Paulo em mãos, Festo tentou agradar os Judeus sugerindo que Paulo fosse julgado em Jerusalém, o que fez com que Paulo utilizasse a sua cidadania romana a fim de ser para ser julgado pelo imperador em Roma.

“todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?
 10 Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; näo fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.
 11 Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, näo recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.
 12 Entäo Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? para César irás. Actos 25:9-12

Percebemos perfeitamente que todo o enredo do Novo Testamento está estritamente ligado com o poder político. É importante referir que o poder máximo vinha do imperador e este podia por e dispor dos governadores das províncias, não é por acaso que mesmo sabendo Pilatos que Jesus era inocente, ele não queria que se levantasse um tumulto pois isto poderia ser negativo para a sua carreira política, nesse sentido ele agradou os judeus para destes também obter boa fama. Ver (Mt 27:24) 
FIM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...