Youtube

terça-feira, 9 de abril de 2013

INTRODUÇÃO ÀSCARTAS DE PAULO 1ª PARTE



1ª PARTE

INTRODUÇÃO

Os 75% dos livros do Novo Testamento (21/27) são compostos por Epistolas, este estilo literário é completamente diferente ao utilizado no Antigo Testamento, onde tínhamos um Deus que se dirigia ao seu povo por intermédio de um profeta. O tom era mais autoritário do que aquele do Novo Testamento, que era composto sobretudo por cartas escritas para encorajar, repreender também , mas mais para ensinar.
Este género de redacção em forma de epistola não era estranho no contexto sócio-político, já no 3º século antes de Cristo, a troca de cartas entre cidades do mediterrâneo tinha aumentado substancialmente, é mais ou menos nesta época que se desenvolve a profissão de escriba, é sobretudo no Império Romano que as cartas se multiplicam, a fim de informar o povo daquilo que o imperador e seus representantes deliberavam.
Todos os escritos neo-testamentários, são redigidos num tempo muito mais restrito do que aqueles do antigo testamento, e o genro literário que o Novo Testamento foi escrito está caracterizado precisamente pela origem do mesmo em áreas como a politica, filosofia, literatura, e arte.
As epístolas são por vezes respostas a questões que se perderam mas que se pode deduzir pelo seu conteúdo. Elas forma escritas para responder, encorajar, exortar, repreender, ensinar… estas cartas assim como todos os escritos bíblicos têm a particularidade de transcender a sua época e os seus destinatários, o que faz que a sua mensagem acabe sempre por estar actualizada. Elas eram concebidas como circulares:
16 E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também. Colossenses 4:16

Nesta altura as cartas não eram longas normalmente bastava uma folha de papiro, contudo Paulo muitas vezes utilizava mais, o que poderia chegar até 35 folhas (exemplo da carta aos Romanos)
A carta se divide em várias partes:
1-  O praescriptum: Nome do expedidor, nome dos destinatários, formula de saudação.
2-  O corpo: Mais ou menos importante.
3-  A conclusão: Saudações e bênçãos.
São 13 as cartas atribuídas a Paulo: Romanos; 1 e 2 Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; 1 e 2 Tessalonicenses; 1 e 2 Timóteo; Tito; Filemon; Tendo sido e sendo ainda algumas delas contestadas como pertencentes ao Apóstolo Paulo. No entanto é graças a estas epístolas de Paulo que o Cristianismo ultrapassou os limites de Israel.
Fora do mundo Cristão, Paulo é considerado como um dos personagens mais importantes e que marcou a civilização ocidental. Os seus textos não deixam ninguém indiferente, se reagruparmos todos os seus escritos eles não passam as sessenta páginas, contudo aquilo que escreveu foi e continua a ser motivo de inúmeras reacções. A verdade é que se continua a escrever sobre Paulo, continua-se a comentar os seus escritos, e continuam a ser utilizados hoje como normativos.
Paulo é sem dúvida aquele que mais influenciou o pensamento cristão e a história do cristianismo.
Colocam-se ainda muitas questões: Onde é que as suas cartas forma escritas? Em que período preciso elas foram escritas? Quais as razões que motivaram a sua redacção? Podemos estar certos que todas elas foram escritas por Paulo ou sob sua vigia?
É muito difícil de compreender os textos Paulinianos, sem conhecer o contexto e as condições de redacção. É aprendendo a conhecer a vida de Paulo, a sua formação, suas viagens, que poderemos compreender melhor as ideias que ele desenvolve nas suas epístolas.
É também importante nos perguntarmos se as epístolas que lhe são atribuídas são na realidade autenticas, pois esta discussão apaixonou os teólogos do XIXº séc. que recusaram ver em Paulo o pai de todas as epístolas que carregam o seu nome.
Por isso é necessário um trabalho de introdução a fim de definir todos os parâmetros implicados na história das epístolas. Essas são nos dadas por:
1- O próprio autor.
2- A pesquisa.
3- Os outros escritos.
4- A história.
5- Os Pais da igreja.
6- Os autores seculares.
7- A arqueologia.
8- As pesquisas dos historiadores em antiguidade.

FIM

TRATA-SE DE UMA SÉRIE DE ARTIGOS QUE ABORDARÃO TODO O CONTEXTO ENVOLVENTE À VIDA E ESCRITOS DO APÓSTOLO PAULO, SINTETIZANDO AS 13 EPÍSTOLAS QUE LHE SÃO ATRIBUIDAS.


DEIXE UM COMENTÁRIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...