Youtube

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

SEMANA SANTA - A CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO DE DEUS



1ª PALESTRA


I – Introdução:

Como é o Deus que você conhece?
O meu Deus não é carrancudo. O meu Deus não é o Deus da tristeza, Ele é o Deus da alegria. Tanto é que quando tudo aqui terminar Deus vai realizar uma grande festa.
Festa esta que recebe o nome de “A Ceia das Bodas do Cordeiro”
Muitas pessoas pensam que o Deus Criador, o Deus verdadeiro é um Deus de tristeza e que não gosta de alegria e de festa.
Talvez deveríamos ser transportados para as cenas da eternidade para podermos contemplar Deus realizando uma grande festa, nunca vista dantes, para comemorar a vitória do Cordeiro.

Vamos ler o que diz o texto de Apocalipse 19:7-9. (Ler o texto).
Bem-aventurado quer dizer feliz. Felizes são os que são chamados para participarem da Ceia Bodas do Cordeiro.
Quando tudo aqui terminar, Deus realizará uma grande festa para comemorar a vitória do bem sobre o mal. A vitória do Cordeiro sobre a serpente. A vitória de cada filho de Deus sobre este mundo de pecado e de tristeza.
Será a maior festa já realizada em todo o Universo, porque todos os habitantes dos mais diversos mundos criados por Deus estarão envolvidos naquela colossal comemoração.

Hoje queremos que você pense que a festa só terá significado se você estiver presente. Não será uma festa para se ver na televisão, ou para ouvir notícias no rádio, nem mesmo ler nos jornais e revistas ou acompanhar pela internet. Será uma festa para participar dela estando presente.
Deus está convidando a todos nós para que participemos.
A festa acontecerá quando Jesus regressar. Mas quando Jesus voltará.
Bem, na Bíblia estão as promessas e as indicações dos acontecimentos que teriam lugar antes da segunda vinda de Cristo.

I I – A Volta de Jesus:

Vejamos a promessa que Jesus fez a respeito de Sua segunda vinda.
João 14:1-3. (Ler o texto).
Ele nos orienta ficar com o coração tranqüilo crendo em Deus e Nele também, Ele diz que na casa do Pai há muitas moradas, mas Ele iria arrumar a casa e então voltaria e nos receberia para ficarmos pra sempre com Ele.

Ao olharmos para o mundo ao redor, descobrimos que os sinais que Jesus mencionou em seu sermão profético, se cumpriram e estão se cumprindo um a um.
Também é verdade que de todos os sinais mencionados por Jesus, resta apenas um por se cumprir, e este trata da pregação do evangelho em todo o mundo, para testemunho de todas as gentes.
Dos 231 países hoje reconhecidos pela ONU, só a Igreja Adventista do Sétimo Dia está presente em 213. Esta estatística registra o que se tem conhecimento, mas é possível que estejamos em outros lugares dos quais não há registros. Devemos acrescer a isto a presença de outras igrejas cristãs pregando também a volta de Jesus.
Logo muito logo, o evangelho eterno alcançará todos os lugares de nosso planeta e então Jesus voltará.

É muito gostoso pensar na volta de Jesus.
Como será a volta de Jesus?
Visível. Apocalipse 1:7.
Literal e Corpórea. Atos 1:11.
Com poder. Mateus 24:31.
Virá nas Nuvens dos Céus. Mateus 24:27 e 30.
Para que voltará Jesus?
Virá para nos buscar. João 14:3.

I I I – Após a Volta de Jesus, a Ceia das Bodas:

A Ceia das Bodas do Cordeiro lembra casamento, festa.
Na Bíblia a figura do casamento é usada muitas vezes para representar a terna e sagrada união que existe entre Cristo e Seu povo.
Quem é convidado para a Ceia das Bodas?
Todos somos convidados.
Em Isaías 27:12 a Bíblia ensina que Deus nos chamará um por um.

Jesus via em cada alma, alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu reino. Aproximava-Se do coração de homens e mulheres, misturando-Se com eles como alguém que lhes desejava o bem-estar. Procurava-os nas ruas públicas, nas casas particulares, nos barcos, na sinagoga, às margens do lago e nas festas nupciais. Ia-lhes ao encontro em suas ocupações diárias, e manifestava interesse em seus negócios seculares. Levava Suas instruções às famílias, pondo-as assim, no próprio lar, sob a influência de Sua divina presença. A poderosa simpatia pessoal que dEle emanava, conquistava os corações. Retirava-Se muitas vezes para as montanhas, a fim de orar a sós, mas isso era um preparo para Seu labor entre os homens, na vida ativa. Desses períodos volvia para aliviar o enfermo, instruir o ignorante, e quebrar as cadeias aos cativos de Satanás.

Quando abandonarmos nossa própria vontade, nossa própria sabedoria, e aprendermos de Cristo, acharemos entrada no reino de Deus.
Permanecer em Cristo é preferir unicamente a disposição de Cristo, de maneira que Seus interesses sejam identificados com os nossos.

É impossível, ao homem, salvar-se por si mesmo. Pode ele enganar-se com respeito a isso, mas não pode salvar-se. A justiça de Cristo, tão-somente, pode aproveitar para sua salvação, e é dom de Deus. Essas são as vestes das bodas com as quais poderemos comparecer como bem-vindos hóspedes na ceia das bodas do Cordeiro.

A Ceia das Bodas do Cordeiro deverá ser muitíssimo especial.
Há dois mil anos o Senhor está preparando a festa. Será uma festa maravilhosa.
É impossível descreve-la, porque a mente humana jamais vai alcançar a glória e a beleza daquela hora. Mas nós podemos pensar algumas coisas.
Além da presença do Senhor e de todos os santos anjos, a presença de todos os salvos, de todos os tempos. Que coisa esplendorosa!
Sobre a mesa alguns frutos especiais.

Dentre eles o fruto da árvore de vida. Imaginem Adão comendo do fruto. Que emoção!
Também o fruto da vide, pois Jesus prometeu a Seus discípulos quando da ceia lá no Cenáculo, que não beberia mais do fruto da vide até aquele dia, quando haveria de beber com eles no Reino do Pai. Marcos 14:25.
A mesa será especial, com arranjos especiais.
Haverá música especial.
Afinal, não será apenas uma festa, será também o momento quando Jesus vai repartir com cada filho o Seu reino eterno.

I V – Muitos Ficarão de Fora da Ceia das Bodas:

Quem não pode entrar nas Bodas do Cordeiro?
A Bíblia ensina em apocalipse 21:8 que fora ficarão os covardes, os assassinos, os incrédulos, os mentirosos, os idólatras e uma gama enorme de ímpios.
Mas observem o seguinte:
Nenhuma vestimenta de folhas de figueira pode ser usada por quem se assentar com Cristo e os anjos na ceia das bodas do Cordeiro.
Somente as vestes que Cristo proveu, podem habilitar-nos a aparecer na presença de Deus. Estas vestes de Sua própria justiça, Cristo dará a todos os que se arrependerem e crerem.

Este vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter.Toda a nossa justiça é como trapo da imundícia. Isaías 64:6. Tudo que podemos fazer de nós mesmos está contaminado pelo pecado. Mas o Filho de Deus Se manifestou para tirar os nossos pecados; e nEle não há pecado". I João 3:5.
Cristo foi obediente a todos os reclamos da lei. De Si mesmo, disse: Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração. Salmo 40:8. Quando esteve na Terra, disse aos discípulos: Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai. João 15:10. Por Sua obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus.

Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida. Isto é o que significa estar trajado com as vestes de Sua justiça. Quando então o Senhor nos contemplar, verá não o vestido de folhas de figueira, não a nudez e deformidade do pecado, mas Suas próprias vestes de justiça.
Os convidados às bodas foram inspecionados pelo rei. Só foram aceitos os que obedeceram aos seus requisitos e usaram o vestido nupcial. Assim ocorre com os convidados para a ceia do evangelho. Todos são examinados pelo grande Rei, e só serão recebidos os que trajarem as vestes da justiça de Cristo.
Justiça é fazer o bem, e é pelos atos que todos serão julgados. Nosso caráter é revelado pelo que fazemos. As obras mostram se a fé é genuína.

Todos os que pensam que podem fazer algo por sua salvação e desprezam os méritos de Cristo, ficarão de fora da ceia.

V – Conclusão:

Está você preparado para a Ceia das Bodas do Cordeiro?
Ou ainda tenta usar folhas de figueira?
Usar folhas de figueira significa querer alcançar a salvação pelas próprias forças. Significa ignorar a justiça de Jesus e tentar ser justo diante de Deus por si mesmo.
Só Jesus pode tornar-nos aptos para a Ceia.

Cada crente deve se aproximar de Jesus e dEle depender. A Ele entregar a vida e o coração.
E dEle receber as graças necessárias.
Só Jesus pode nos preparar para a Ceia.
Abra o seu coração agora.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...