Youtube

terça-feira, 9 de outubro de 2018

PROFETA ELIAS 1 Reis 19. 1-17



 Saindo da Caverna
Tema - Superando a Depressão
Texto - I Reis 19. 1-17
 
Introdução
Elias era um homem de Deus com uma energia física impressionante:
Em I Rs 18.42, ele está no Monte Carmelo. Já o vs. 46 diz que ele saiu de onde estava e foi correndo até Jizreel - ele correu uns 27 km. Depois, foi até Berseba (19.3), distante 160 km. Foi, então, para o Monte Horebe (19.8), que ficava a 300 km, perfazendo um total de 485 km !
Porém, apesar de toda a vitalidade e de um ministério ímpar, realizado através de sinais e maravilhas, Elias, um dia, viu-se perseguido, abatido e sozinho e ficou desesperado. A história é mais ou menos assim:
Segundo os texto de I Rs 18. 4; 13, Elias pensava ser ele o único sobrevivente da matança dos profetas do Senhor, patrocinada por Jezabel. Elias havia predito um período de três anos de seca, onde haveria muita fome sobre a terra e assim aconteceu. Durante esse período, Deus instruiu-o para que fosse diante de Acabe, rei de Israel, a fim de que se reunissem todos os profetas de Baal. A pedido de Elias, eles deveriam se encontrar no Monte Carmelo. Os versículos contam-nos uma bela história de fé e poder, onde Elias destruiu os 450 profetas de Baal. Depois teve a revelação de Deus de que viria chuva e das bravas (18.41), Ele mandou avisar ao rei "apressa-te em voltar para casa, se não a chuva te pega ..." (18.44).  Quando Acabe chega em casa, conta a Jezabel, sua mulher e protetora dos profetas de Baal, o que Elias havia feito e como matou os 450 profetas. Ela, que era uma mulher maligna e idólatra, tem como reação uma jura de vingança (19.2).
Aqui começa nossa história, aqui começa um dos piores momentos na vida de um grande servo de Deus: quando Elias recebeu a noticia, temeu e, cheio de pânico, fugiu para Berseba, deixando seu moço naquela cidade. Foi, logo em, seguida, para o deserto, sob um sol causticante, pedindo ao Senhor a própria morte  ( ler 19.4). Depois de ter proferido estas palavras, deitou-se debaixo de um zimbro e dormiu, talvez para esperar a morte. Talvez buscasse a realização do sonho de dormir e não mais acordar. Mas, um anjo do Senhor acorda-o e aproxima-se dele, trazendo-lhe comida e água. Ele come, bebe e volta a dormir, talvez um pouco mais animado por poder morrer de barriga cheia. Mas, o anjo volta e, pela segunda vez, desperta-o e lhe diz: “levanta-te e come, porque longo será teu caminho ...” (19.7). Elias levanta-se, come e, fortalecido pela comida recebida das mãos do anjo, anda 40 dias e 40 noites, até chegar ao Monte Horebe, o monte de Deus. Entra numa caverna e lá mesmo, no monte santo de Deus, é acometido por um profundo sentimento de depressão.
Muitas pessoas assemelham-se a Elias. sempre que se sentem ameaçadas, por qualquer motivo. Normalmente, trancam-se numa caverna e isolam-se. quando se deixam intimidar pelas situações da vida. Geralmente, deprimem-se.
Vejamos o que aconteceu com Elias, o homem de Deus:
1 – Fugiu, a fim de salvar a vida (19.3)
Sempre que nos vemos ameaçados, de alguma maneira, a primeira reação é uma imensa preocupação com a sobrevivência física e espiritual. Fechamo-nos dentro de nossos problemas e fugimos de tudo o que nos ameaça.
2 - Abandonou a comunhão e os relacionamentos (19.3a)

Quando nos sentimos intimidados, voltamo-nos, então, para dentro de nós mesmos, distanciamo-nos das demais pessoas, com as quais não conseguimos manter diálogo e ficamos com a tartaruga, sozinha em seu próprio casco. Na verdade, não há mais possibilidade de relacionamentos interpessoais. Abandonamos 

nossos amigos e os que faziam parte de nosso mundo (até mesmo os queridos), porque a preocupação e a ameaça nos consomem o tempo e a possibilidade de viver para outros. Só nos dedicamos a refletir sobre as ameaças que pairam sobre nossas cabeças.

3 – Encheu-se de sentimentos negativos (19.4)
Note que Elias não foi levado para lá. Pelo contrário: motivado por uma manifestação depressiva e uma tremenda motivação negativa que lhe cercava a alma, dirigiu-se para o deserto. Quando nos sentimos ameaçados, preocupamo-nos com nós mesmos, depois rompemos com os relacionamentos a nossa volta e  enchemo-nos de uma motivação negativa, procurando todo tipo de afastamento e alienação de qualquer relação interpessoal que, um dia, tenhamos mantido.
4 - Perdeu o interesse pela vida (19.4)
Note que, no início, Elias preocupou-se com sua sobrevivência, mas, no final, orou pedindo a própria morte. Por que estas atitudes tão contraditórias ? Qualquer perda ou ameaça faz sobrevir às pessoas uma preocupação consigo mesmas. mas o estado de calamidades em que se encontram vai gerando outros desdobramentos, os quais tiram o desejo de continuar vivendo. A ameaça, no início, faz com que o homem se preocupe consigo mesmo mas, no fim, faz com que perca todo o interesse pela existência.
Elias experimentou tudo isto. Ele era um homem de Deus, mas procurou, até mesmo, fugir de Sua presença. Esta é uma contradição entre a teoria e a prática. Ou seja, teoricamente, ele cria no Senhor mas, vivia, naquele momento, como os profetas de Baal, tristes, melancólicos e amargurados.
Porém a palavra do Senhor para Elias é também para todas e todos os “Elias” presentes aqui, hoje. A palavra do Senhor, hoje, é para aqueles que se encontram na caverna, deprimidos, amargurados, sentindo-se ameaçados pelas circunstâncias da vida.
Qual é a palavra do senhor ? I Rs 19.11 diz: "... sai da caverna e põe-te neste monte, perante o Senhor ...". Elias, homem de Deus, cidadão dos céus, cujo nome significa "aquele cujo Deus é Jeová", estava vivendo nas cavernas da existência humana, agora vivia na escuridão ! Você, que está fechado, isolado, enclausurado em sua caverna (onde pensa que tem segurança, mas na realidade não sabe o que  tem perdido do lado de fora, no monte santo do Senhor), saia agora e ponha-se perante o Senhor, nesta noite. O Deus de Elias, que é o seu Deus, valerá !
O que podemos aprender com o drama de Elias ?
1 - Deus quer que saibamos que Ele não nos fez para a depressão e o desânimo.
Por isto, o Senhor perguntou a Elias "... o que fazes aqui ?" (19.9). Deus o levou para o monte e não para a caverna. E, agora, o Senhor diz: “o que você faz aqui ? Eu planejei para você o monte e não a caverna, a luz e não as trevas ! Saia daqui e coloque-se em seu lugar !” Deus não nos criou para vivermos em opressão ou depressão
2 - Deus quer que saibamos que, enquanto estivermos numa caverna, o máximo que ouviremos será um murmúrio (19.12)
No hebraico, “cicio” quer dizer murmúrio. Do mesmo modo, muitos de nós só ouvimos a voz de Deus de maneira muito distante e difusa, sem impacto. Isto porque, se estivermos deprimidos, derrotados, abatidos e escondidos dentro da caverna do nosso ser, não deixaremos Deus falar à altura que deseja.
3 - Deus quer que saibamos que nossa vida é fator de bênção
É unção para outras vidas (19.15-16).
4 - Deus quer que saibamos que Ele está sobre nossos adversários e necessidades (19.17)
Foi Deus quem nomeou os reis que deveriam destruir Jezabel, inimiga de Elias. Deus estava dizendo para o profeta: aquela que o ameaça, está com os dias contados. Há uma solução para as nossas dificuldades (eu apenas não sei quais são), mas posso confiar que Deus sabe o que fazer em cada situação.
Conclusão


Há pessoas que estão vivendo debaixo de opressão e depressão. Mas Deus nos convida a sair da caverna e ter uma vida de confiança nEle, sejam quais forem as circunstâncias que nos sobrevierem. Portanto, saíamos da caverna, das sombras e andemos no caminho da luz, rumo à felicidade, em nome de Jesus ! Amém ! 
  Obs: Este sermão está baseado no livro "O Divã de Deus", volume III, do pastor Caio Fábio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...