Youtube

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A IGREJA É NECESSÁRIA?



A igreja é necessária?

A igreja não é um meio para nossa salvação. É apenas uma maneira de expressá-la.


“E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3.
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;  ninguém vem ao Pai senão por Mim.”  João 14:6.
Nestes simples versos Jesus salienta uma verdade básica: a salvação não é algo conferido por uma organização, igreja, denominação, ou movimento. Quando, finalmente, estivermos salvos, terá sido apenas por intermédio de Jesus Cristo, “de quem acabamos agora de receber a reconciliação” (Rom. 5:11) e com quem desfrutamos, hoje, um salvífico relacionamento pessoal.
A salvação é resultado da ligação entre o pecador com seu Salvador, Jesus Cristo, por cujo sangue “nos fez assentar nos lugares celestiais”. Efés. 2:6.
Se é verdade que somos salvos apenas pela fé em Cristo, então, por que precisamos da igreja? Se somos salvos unicamente através do sangue de Cristo, cujos méritos podemos reclamar para nós por meio da fé e da entrega pessoal a Ele, então, qual é o propósito da igreja?
Em primeiro lugar, não nos unimos a uma igreja a fim de alcançar a redenção; unimo-nos a ela porque fomos salvos por Jesus. A igreja não é um meio para nossa salvação. E apenas uma maneira de expressá­-la. A igreja não concede a vida eterna; ela é um veículo através do qual aqueles que têm a vida eterna podem — numa comunidade de crentes que têm a mesma fé — crescer em seu relacionamento com Cristo.
Em segundo lugar, unimo-nos a uma igreja porque Cristo deixou claro que Ele tem uma igreja. Ele disse a Seus discípulos: “Sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mat. 16:18. E a Bíblia é clara quanto ao fato de que Jesus é a cabeça do corpo conhecido como igreja. Paulo declara que “Cristo é o cabeça da igreja, sendo Este mesmo salvador do corpo”. Efés. 5:23.
Em terceiro lugar, o Novo Testamento
ensina que a igreja é o corpo de Cristo na Terra. E como crentes em Cristo, somos todos parte de Seu corpo, tendo recebido dons espirituais que podem ser usados para a edificação deste corpo e para a disseminação do evangelho no mundo. “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”, escreveu Paulo, inspirado por Deus. “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” 1a. Cor. 12:27 e 28. Nosso relacionamento com a igreja também indica nossa disposição de nos submetermos a Cristo em todas as coisas. “E pôs todas as coisas debaixo dos Seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o Seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Efés. 1:22 e 23.
Em quarto lugar, o modelo do Novo Testamento não apresenta absolutamente nada no que tange a indivíduos crentes em Cristo, lutando sozinhos por sua salvação. O paradigma bíblico nunca é de indivíduos — nem mesmo de pequenos grupos de indivíduos —tomando suas próprias decisões à parte de uma corporação. De início ao fim, o modelo do Novo Testamento apresenta um grupo corporativo trabalhando em união: “Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação.” Efés. 4:4.
Em quinto lugar, unimo-nos a uma igreja porque a Bíblia mostra claramente que Deus quer que ela represente Seu caráter: “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tome conhecida.” Efés. 3:10.
Finalmente, a igreja é o instrumento de Deus no qual coisas como ensino, discipulado, disciplina, testemunho, busca e numerosos outros ministérios podem ser concentrados. Existem coisas que só mesmo a igreja pode fazer. E por mais sinceros que sejam os indivíduos, jamais conseguirão realizar, sozinhos, a tarefa de uma igreja. O Senhor sabe disso. E é justamente por esta razão que Ele plantou Sua igreja na Terra.
Apesar de Jesus ser o cabeça da igreja, você e eu somos pecadores, e somos nós os que constituem a igreja. Por isso algumas vezes é verdade que “a igreja” revela nossas faltas e nossos deslizes em lugar de revelar o perfeito caráter de Deus. Mas sejam quais forem suas fraquezas, a igreja foi estabelecida por Deus com o claro propósito de desenvolver o caráter de Cristo em cada um de nós e de levar o Evangelho ao mundo inteiro.
É por esta razão que precisamos da igreja e a igreja precisa de nós.

                                                                                           por Robert S. Folkenberg



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...