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sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O QUE É A VERDADE?



O que é verdade?
Existem várias teorias a respeito do que significa “verdade”


Estando eu em um dos meus lugares favoritos (o setor de filosofia da livraria Briarwood de livros usados, em Annapolis, Maryland, EUA.), entabulei conversa com um psicólogo.
Enquanto discutíamos a teoria da evolução do ser humano, ele proferiu as seguintes palavras: “Tudo isso é uma grande mentira.’’
Ponderei sobre aquele conjunto de vogais e consoantes por muitos dias, e decidi que havia dois problemas com ele (na realidade havia três, mas me esqueci do terceiro).
Primeiro se tudo é mentira, ela deve incluir a declaração: “Tudo isso é uma grande mentira”. Por isso, se “tudo isso é mentira”, então pelo menos alguma coisa deve ser verdade.
Segundo, como pode a mentira existir sem existir  também a verdade? Como poderia a frase “O sol é frio” seria uma mentira se, de fato, o sol não fosse frio? Uma mentira só pode ser mentira se alguma verdade o comprovar. “Todos os homens são roxos” é uma mentira, mas só porque uma verdade específica existe, sendo a verdade neste caso o fato de que alguns homens não são roxos. A noção de mentira” significa que o que está sendo dito não é verdade, e a única maneira de não ser verdade é se algum fato contrário existir. Assim sendo, a palavra “mentira” em si, pelo próprio significado, denota a existência da verdade.
Para os Adventistas do Sétimo Dia, logicamente, não é grande novidade saber que a verdade existe (na realidade, nós reivindicamos tê-la). O próprio conceito de ‘verdade’, no entanto, é problemático. Existem várias teorias a respeito do que significa ‘verdade’: a teoria da correspondência, a teoria da coerência, a teoria pragmática e a teoria deflacionária. Esse debate não é sobre o que é verdade, mas sobre o que significa dizer que alguma coisa é “verdade”.
A pergunta de Pilatos: “Que é a verdade?” (João 18:38), dirigida Àquele que disse “Eu sou.., a verdade” (João 14:6). exemplifica duas noções radicalmente diferentes do que significa “verdade”. Pilatos expressou o conceito grego típico de verdade sendo proporcional, como nos seguintes exemplos: 2 + 2 = 4, ou “Todos os corpos são estendidos’, ou “Se a = b e b = c, então a = c’.  Em contraste, referindo-Se a Si mesmo como “a verdade”, Jesus ensinou que verdade é uma pessoa —um conceito não muito fácil de captar, especialmente para aqueles que foram criados numa tradição grega e consideravam verdade apenas como proposições.
O que Jesus quis dizer quando declarou que Ele era “a verdade”? Como pode “verdade” ser uma pessoa, até mesmo uma pessoa que é Deus? Quem pode saber? Bem, eu vejo duas possíveis abordagens.
Primeiro, a Escritura ensina que por meio de Cristo todas as coisas foram criadas:
“Pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.” Col. 1:16. Tudo o que existe, então, existe só nEle, por Ele, e através dEle (Cristo); nada é real fora dEle. Só Ele tem pura objetividade, puro conhecimento, pura realidade. Neste sentido, Jesus é a verdade: a verdade existe unicamente em virtude do fato de que Ele criou toda e qualquer coisa que pode realmente ser verdade.
Outra abordagem, menos metafísica e proposicional, tem origem na maneira como a palavra “verdade” (emet) é usada na Escritura hebraica. Repetidas vezes em hebraico a palavra emet (verdade) aparece como sinônimo de hesed, ou “benignidade”.
“Pois a Tua benignidade (hgsed) tenho-a perante os olhos e tenho andado na Tua verdade (emet).” [“Pois o Teu amor me guia, e a Tua  fidelidade sempre me orienta.”  (BLH)] Sal. 26:3, RA. “Não escondi da grande congregação a Tua graça (hesed) e a Tua verdade (emet)” [“Nas reuniões de todo o Teu povo, não fiquei calado a respeito do Teu amor e da Tua fidelidade.” (BLH)] Sal. 40:10. “Todas as veredas do SENHOR são misericórdia (hesed) e verdade (emet) para os que guardam a Sua aliança e os Seus testemunhos.” [“Ele é fiel e guia com amor  todos os que cumprem o Seu acordo e que obedecem aos Seus mandamentos.” (BLH)] Sal. 25:10.
Neste contexto, a verdade não é tanto o que cremos ou as propostas que apoiamos,  mas o que somos e o que fazemos. Jesus era a perfeita personificação de hesed. Sua vida inteira, morte e ministério de sumo sacerdote, expressam hesed. Embora a verdade proposicional ajude a entender hesed, se hesed  e emet estão tão intimamente ligados, então verdade é algo muito mais humano, muito mais pessoal, muito mais relacional do que a mera elucidação da doutrina. Quem “tinha” a verdade, o bom samaritano ou o levita?  Quem “tem” a verdade, um sórdido guardador do sábado ou um guardador do domingo que demonstra hesed?  Sem dúvida, e em oposição ao meu amigo na livraria, a verdade existe, até mesmo a verdade eterna e transcendente. A pergunta que precisamos fazer a nos mesmos é: O que significa possuir a verdade?
Clifford Goldestein é editor da Lição da Escola Sabatina edição de Adultos
Revista Adventista  -   setembro 99
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