O SÁBADO ENTRE OS ADVENTISTAS DO
SÉTIMO DIA
Pr. Humberto Carletti Banhara
Apostila de Doutrina II – O
Sábado – Estudos em Religião
O conhecimento do Sábado chegou ao
movimento do advento (seguidores de Miller) através de Raquel
Preston, pertencente à Igreja Batista do Sétimo dia. Faremos aqui um breve histórico sobre os Batistas
do Sétimo dia.
Se originaram na Inglaterra como
descendentes dos Anabatistas.
Em 1.664 chega aos EUA o primeiro
Batista do Sétimo Dia. Stephen Mumford
Em 1.671. com um pequeno grupo de
seguidores estabeleceram a 1a. Igreja Batista
do Sétimo Dia no
Novo mundo, em New Port, Rhode
Island.
Em 1.705
tinham três centros.
Em 1.802. com
2.000 membros, formaram a Associação Geral dos Batistas do Sétimo Dia
Em março de
1.840 apareceu o primeiro periódico oficial intitulado Sevenday Baptist
Register. Em 1.843 surgiram ameaças do estabelecimento da lei dominical Diante
disto, o Register levantou a sua vote por seu intermédio a Associação Geral
estabeleceu o dia 11 de Novembro de 1.843 como um dia de jejum e oração para
que Deus protegesse o Sábado.
Logo estabeleceram outros dias de
jejum e oração com o propósito de reunir todos os que amavam o Sábado e também
expandir a doutrina
Esta agitação começou a chegar ao
milerismo, porém foi abolida Causou bastante agitação. pois muitos mileritas se
sentiram agitados pela suposta obrigação do Sábado.
No periódico
Midnight Crv de 12 de setembro de 1.844 o editor declarou: “Amamos o sétimo dia
porém vemos que alguns querem pôr um jugo judeu sobre nós, renunciando assim a
liberdade em Cristo.
A conferência
de Albany, N. York, reunida em abril de 1.845, descartou as “fábulas judaicas”.
União Entre a Verdade do Sábado e da Segunda Vinda.
Foi em
Washington, N. Hampshire que houve a primeira fusão entre as verdades do Sábado
e da Segunda Vinda. O crédito de tal ato se deve à Raquel Harris de Oakes
Preston (1809-1868) da Igreja Batista do Sétimo Dia
Aos 17 anos
batizou-se na igreja Metodista. Em 1837, uniu-se aos Batistas do Sétimo Dia em
Verona, Oneida Country, N York. Posteriormente munindo-se de literatura Batista
do Sétimo Dia, mudou-se a Washington, para viver com sua filha Delight que
ensinava em uma escola ali.
Em 1843, com
entusiasmo, tratou de convencer os membros da igreja cristã da localidade sobre
o Sábado mas não teve êxito.
Em um Domingo
de inverno no final de 1843, chegou a esta igreja para celebrar a Santa Ceia o
pastor metodista, Frederico Wheeler, que havia aceito os ensinos sobre a
Segunda Vinda Durante o rito, ele declarou que todos aqueles que haviam
comungado com Cristo em uma cerimônia como aquela “deviam estar prontos para
obedecer as leis de Deus e guardar os seus mandamentos em todas as coisas”.
Raquel que
estava presente teve que conter-se de expressar suas convicções. Pouco depois,
o pastor Wheeler visitou aquela família, a Sa. Raquel mencionou que naquele dia
quase se pusera de pé para falar; queria dizer que seria melhor que cobrissem a
mesa da comunhão até que ele mesmo, o pastor Wheeler, estivesse disposto a
guardar todos os mandamentos de Deus, inclusive o quarto. Isto deixou o pastor
em uma posição incômoda, porém o conduziu a uma série de profundos estudos da
Bíblia sobre o Sábado. Tornou-se assim o primeiro pastor Adventista guardador
do Sábado.
Em agosto de
1844, o pastor Batista Tomas Preble (que aceitou e pregou o millerismo
ativamente) aceitou por influência da senhora Preston o Sábado. Ele se tornou o
primeiro Adventista guardador do Sábado a defendê-lo através da imprensa, em 28
de fevereiro de 1845 publicou um artigo no The Hope of Israel,
periódico Adventista de Portland, Maine.
José Bates, Autor do Primeiro Folheto sobre o
Sábado
Vivia em L~~em
cidade vizinha de New Bedford, um grande porto baleeiro, de onde o capitão
Bates havia zarpado tantas vezes para diferentes partes do mundo. incluindo o
Brasil. Ambas cidades estão no estado de Massachusetts.
Desde 1839 participou ativamente
com Miller no movimento da Segunda Vinda. Em março de 1845 leu o artigo de
Preble. Depois do desapontamento não perdeu a sua confiança na condução divina.
Em jejum e oração aguardou para receber mais luz. Estudou o tema do Sábado,
convenceu-se e converteu-se.
Porém desejava mais informações,
e havendo ouvido do grupo de guardadores do Sábado de Washington, decidiu
viajar e verificar pessoalmente. Na fazenda de Farnsworth, junto com Wheeler
estudou o assunto do Sábado, da Santa Lei de Deus e o artigo de Prebe. Juntos
formalizaram um pacto de obediência. Havendo obtido a confirmação que
necessitava. Bates retornou imediatamente ao seu lar.
Ao cruzar uma ponte que separava
as duas cidades, encontrou um vizinho Adventista que após cumprimentá-lo
perguntou quais eram as boas novas. A resposta histórica de Bates foi: “O
Sábado é o Dia do Senhor nosso Deus.
Ainda que a sua esposa Prudence
não tinha aceito o Sábado senão por volta de 1850, ele comunicou a notícia a
Hiran Edson, no oeste de N. York, a Tiago e Ellen G. White e a Otis Nichols em
Dorchester. Por isso ele é conhecido como o pai da Igreja Adventista do Sétimo
Dia.
Desejava
escrever um folheto, com o resultado de suas pesquisas e isto foi feito em
agosto de 1846. O folheto intitulado Seventh
Dav Sabbath, A Perpetual Sing, estava pronto
mas como publicá-lo. O capitão Bate havia investido todo o dinheiro da venda de
seu navio (cerca de 50.000 dólares) no movimento millerista e agora não tinha
mais recursos. Porém acreditava que Deus lhe proveria os recursos, e Ele proveu
mesmo!
Este folheto, com seus sólidos
argumentos bíblicos, convenceu aos
Whites acerca do Sábado, que começaram a guarda-lo pouco depois do seu
casamento, em agosto de 1846. Vejamos um resumo deste folheto:
1 . O Sábado não foi dado aos
judeus e sim a toda a humanidade.
2. No Sinai Deus
ratificou o Sábado, portanto é uma norma para toda a humanidade.
3. Cita em que
referência a Daniel 7:25, a mudança da lei se refere ao Sábado. Os milleristas
confiaram no livro de Daniel porém rejeitaram isto.
Visões de Ellen G.
White sobre o Sábado. Foram três a
visões de Ellen White sobre o Sábado:
1. Visão de 03
de abril de 1847.
No Sábado de 03 de abril de
1847, reunidos na casa de um engenheiro Stockbridge Howland, com vários
adventistas, Ellen G. White entrou em visão. Foi uma visão sobre o santuário,
mas também foi a visão confirmatória da verdade do Sábado, depois que esta foi
descoberta mediante intenso e fervente estudo das Escrituras.
Contemplou a arca do concerto e as duas tábuas da lei dentro da mesma os
quatro mandamentos brilhavam mais que os outros seis.
O mandamento do Sábado brilhava
mais que os outros, pois foi posto à parte para que fosse guardado em honra ao
santo nome de Deus.
2. Visão de
24 de março de 1849 (P.E. 42):
Mostrou um
elemento adicional: do santuário saia uma luz
provatória “Vi... que desde que
Jesus abriu a porta do lugar santíssimo, que contém
a arca, os mandamentos tem estado brilhando sobre os filhos de Deus e
estes são provados acerca da questão do sábado.”
3. Visão de
14 de março de 1858 (P.E. 245-255) Em Lowett’s Grove,
sobre o grande conflito.
- A proclamação mais plena sobre o Sábado está relacionada
com o vinculo estreito que existe entre o Sábado e outras doutrinas:
1. 0 santuário
2. O selo de Deus e o selamento
3. A
mensagem do terceiro anjo.
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