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quinta-feira, 9 de junho de 2016

O SÁBADO NA BÍBLIA - O SÁBADO ENTRE OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA



O SÁBADO ENTRE OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA

Pr. Humberto Carletti  Banhara
Apostila de Doutrina II – O Sábado – Estudos em Religião

O  conhecimento do Sábado chegou ao movimento do advento (seguidores de Miller) através de Raquel
Preston, pertencente à Igreja Batista do Sétimo dia. Faremos aqui um breve histórico sobre os Batistas
do Sétimo dia.
Se originaram na Inglaterra como descendentes dos Anabatistas.
Em 1.664 chega aos EUA o primeiro Batista do Sétimo Dia. Stephen Mumford
Em 1.671. com um pequeno grupo de seguidores estabeleceram a 1aIgreja Batista do Sétimo Dia no
Novo mundo, em New Port, Rhode Island.
Em 1.705 tinham três centros.
Em 1.802. com 2.000 membros, formaram a Associação Geral dos Batistas do Sétimo Dia
Em março de 1.840 apareceu o primeiro periódico oficial intitulado Sevenday Baptist Register. Em 1.843 surgiram ameaças do estabelecimento da lei dominical Diante disto, o Register levantou a sua vote por seu intermédio a Associação Geral estabeleceu o dia 11 de Novembro de 1.843 como um dia de jejum e oração para que Deus protegesse o Sábado.
Logo estabeleceram outros dias de jejum e oração com o propósito de reunir todos os que amavam o Sábado e também expandir a doutrina
Esta agitação começou a chegar ao milerismo, porém foi abolida Causou bastante agitação. pois muitos mileritas se sentiram agitados pela suposta obrigação do Sábado.
No periódico Midnight Crv de 12 de setembro de 1.844 o editor declarou: “Amamos o sétimo dia porém vemos que alguns querem pôr um jugo judeu sobre nós, renunciando assim a liberdade em Cristo.
A conferência de Albany, N. York, reunida em abril de 1.845, descartou as “fábulas judaicas”.


União Entre a Verdade do Sábado e da Segunda Vinda.

Foi em Washington, N. Hampshire que houve a primeira fusão entre as verdades do Sábado e da Segunda Vinda. O crédito de tal ato se deve à Raquel Harris de Oakes Preston (1809-1868) da Igreja Batista do Sétimo Dia
Aos 17 anos batizou-se na igreja Metodista. Em 1837, uniu-se aos Batistas do Sétimo Dia em Verona, Oneida Country, N York. Posteriormente munindo-se de literatura Batista do Sétimo Dia, mudou-se a Washington, para viver com sua filha Delight que ensinava em uma escola ali.
Em 1843, com entusiasmo, tratou de convencer os membros da igreja cristã da localidade sobre o Sábado mas não teve êxito.
Em um Domingo de inverno no final de 1843, chegou a esta igreja para celebrar a Santa Ceia o pastor metodista, Frederico Wheeler, que havia aceito os ensinos sobre a Segunda Vinda Durante o rito, ele declarou que todos aqueles que haviam comungado com Cristo em uma cerimônia como aquela “deviam estar prontos para obedecer as leis de Deus e guardar os seus mandamentos em todas as coisas”.
Raquel que estava presente teve que conter-se de expressar suas convicções. Pouco depois, o pastor Wheeler visitou aquela família, a Sa. Raquel mencionou que naquele dia quase se pusera de pé para falar; queria dizer que seria melhor que cobrissem a mesa da comunhão até que ele mesmo, o pastor Wheeler, estivesse disposto a guardar todos os mandamentos de Deus, inclusive o quarto. Isto deixou o pastor em uma posição incômoda, porém o conduziu a uma série de profundos estudos da Bíblia sobre o Sábado. Tornou-se assim o primeiro pastor Adventista guardador do Sábado.
Em agosto de 1844, o pastor Batista Tomas Preble (que aceitou e pregou o millerismo ativamente) aceitou por influência da senhora Preston o Sábado. Ele se tornou o primeiro Adventista guardador do Sábado a defendê-lo através da imprensa, em 28 de fevereiro de 1845 publicou um artigo no The Hope of Israel, periódico Adventista de Portland, Maine.


José Bates, Autor do Primeiro Folheto sobre o Sábado


Vivia em L~~em cidade vizinha de New Bedford, um grande porto baleeiro, de onde o capitão Bates havia zarpado tantas vezes para diferentes partes do mundo. incluindo o Brasil. Ambas cidades estão no estado de Massachusetts.
Desde 1839 participou ativamente com Miller no movimento da Segunda Vinda. Em março de 1845 leu o artigo de Preble. Depois do desapontamento não perdeu a sua confiança na condução divina. Em jejum e oração aguardou para receber mais luz. Estudou o tema do Sábado, convenceu-se e converteu-se.
Porém desejava mais informações, e havendo ouvido do grupo de guardadores do Sábado de Washington, decidiu viajar e verificar pessoalmente. Na fazenda de Farnsworth, junto com Wheeler estudou o assunto do Sábado, da Santa Lei de Deus e o artigo de Prebe. Juntos formalizaram um pacto de obediência. Havendo obtido a confirmação que necessitava. Bates retornou imediatamente ao seu lar.
Ao cruzar uma ponte que separava as duas cidades, encontrou um vizinho Adventista que após cumprimentá-lo perguntou quais eram as boas novas. A resposta histórica de Bates foi: “O Sábado é o Dia do Senhor nosso Deus.
Ainda que a sua esposa Prudence não tinha aceito o Sábado senão por volta de 1850, ele comunicou a notícia a Hiran Edson, no oeste de N. York, a Tiago e Ellen G. White e a Otis Nichols em Dorchester. Por isso ele é conhecido como o pai da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Desejava escrever um folheto, com o resultado de suas pesquisas e isto foi feito em agosto de 1846. O folheto intitulado Seventh Dav Sabbath, A Perpetual Sing, estava pronto mas como publicá-lo. O capitão Bate havia investido todo o dinheiro da venda de seu navio (cerca de 50.000 dólares) no movimento millerista e agora não tinha mais recursos. Porém acreditava que Deus lhe proveria os recursos, e Ele proveu mesmo!
Este folheto, com seus sólidos argumentos bíblicos, convenceu aos  Whites acerca do Sábado, que começaram a guarda-lo pouco depois do seu casamento, em agosto de 1846. Vejamos um resumo deste folheto:


1 . O Sábado não foi dado aos judeus e sim a toda a humanidade.
2. No Sinai Deus ratificou o Sábado, portanto é uma norma para toda a humanidade.
3. Cita em que referência a Daniel 7:25, a mudança da lei se refere ao Sábado. Os milleristas confiaram no livro de Daniel porém rejeitaram isto.

Visões de Ellen G. White sobre o Sábado.   Foram três a visões de Ellen White sobre o Sábado:

1.  Visão de 03 de abril de 1847.
No Sábado de 03 de abril de 1847, reunidos na casa de um engenheiro Stockbridge Howland, com vários adventistas, Ellen G. White entrou em visão. Foi uma visão sobre o santuário, mas também foi a visão confirmatória da verdade do Sábado, depois que esta foi descoberta mediante intenso e fervente estudo das Escrituras.
                   Contemplou a arca do concerto e as duas tábuas da lei dentro da mesma os quatro mandamentos brilhavam mais que os outros seis.
      O mandamento do Sábado brilhava mais que os outros, pois foi posto à parte para que fosse guardado em honra ao santo nome de Deus.

2.   Visão de 24 de março de 1849 (P.E. 42):
Mostrou um elemento adicional: do santuário saia uma luz  provatória  “Vi... que desde que Jesus abriu a porta  do lugar santíssimo,  que contém  a arca, os mandamentos tem estado brilhando sobre os filhos de Deus e estes são provados acerca da questão do sábado.”

3.   Visão de 14 de março de 1858 (P.E. 245-255) Em Lowett’s Grove, sobre o grande conflito.

-                  A proclamação mais plena sobre o Sábado está relacionada com o vinculo estreito que existe entre o Sábado e outras doutrinas:

1.  0   santuário
2.  O  selo de Deus e o selamento
3.  A  mensagem do terceiro anjo.


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