Tira-dúvidas
1.0 sábado não
é só para os judeus?
Não. Jesus disse: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o
homem por causa do sábado” Marcos 2:27. Não somente para os judeus, mas para o
homem — todo homem e toda mulher em todos
os lugares. Os judeus só passaram a existir 2300 anos após o estabelecimento do sábado.
2. O texto de 1a. Corintios 16:1 e 2 não
fala de ofertas na escola dominical?
Não faz referência alguma a reunião pública. O dinheiro devia ser separado
em particular, em casa. Havia fome na Judéia (Romanos 15:26; Atos 11:26-30), e
Paulo estava escrevendo às igrejas da Ásia Menor para que ajudassem. Todos
esses cristãos guardavam o sábado, e assim Paulo sugeriu que no domingo pela
manhã, após o sábado [era quando pagavam seus débitos e punham em ordem suas
contas], eles separassem algo para os irmãos necessitados, a fim de que
estivessem preparados quando ele viesse. Isso devia ser feito em particular,
ou seja, em casa. Não há nenhuma referência ao domingo como dia santo. De fato,
a Bíblia não sugere nem ordena em lugar algum a observância do domingo.
3. Atos 20:7-12 não é uma prova de que os discípulos guardavam o domingo
como dia santo?
De acordo,com a Bíblia, cada dia começa com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte (ver Gênesis
1:5,8 e Levítico 23:32), e a parte escura do dia chega primeiro. Portanto, o dia de repouso começa com o pôr-do-sol de
sena-feira e termina ao pôr-do-sol de sábado. Esta reunião de Atos 20 foi
realizada na parte escura do domingo, o que hoje chamamos de sábado à noite, e
durou até a meia-noite. Paulo sabia que não veria essas pessoas outra vez antes
de sua morte (verso 25). Por isso, não é estranho que pregasse durante tanto
tempo. [Uma reunião semanal não teria durado tanto tempo.] A reunião ocorreu na parte escura do primeiro dia da semana [o que chamamos sábado à
noite] porque Paulo “devia seguir viagem no dia imediato”. “Partir o pão” não
tem nenhum significado de “dia santo” porque eles o partiam todos os dias
(Atos 2:46). Não há o menor indício nesta passagem das Escrituras de que o
primeiro dia da semana é santo, nem de que esses primeiros cristãos assim o
cressem. Tampouco há a mais remota evidência de que o dia de repouso tivesse
sido mudado. A Bíblia refere-se ao domingo como ‘dia de trabalho’ em Ezequiel
46:1. Deus jamais pediu a quem quer que fosse para guardar o domingo como dia
santo. A propósito, a reunião de Atos 20 é mencionada nas Escrituras por causa
do milagre da ressurreição do jovem que sofrera um acidente fatal durante a
cerimônia.
4. Mas não se perdeu a noção do
tempo nem dos dias da semana, desde o tempo de Cristo?
Não. Enciclopédias de grande credibilidade e livros de referência deixam
claro que nosso sétimo. dia é o mesmo que Jesus guardou como dia santo. S um fato
que pode ser comprovado.
5. Mas João 20:19 não é um relato
provando que os discípulos instituíram a observância do domingo em lisura da
ressurreição?
Muito ao contrário, esses discípulos não criam que a ressurreição havia
ocorrido (Marcos 16:14). Eles estavam reunidos com “medo dos judeus”, e tinham trancado as portas. Não há a menor idéia aqui
de que eles consideravam o domingo como um dia santo. Há apenas oito textos no
Novo Testamento que mencionam o primeiro dia da semana. [A palavra “domingo”
não existe na Bíblia.] Os primeiros cinco tratam da ressurreição: Mateus 28:1,
Marcos 16:2, Marcos 16:9, Lucas 24:1, João 20:1. Já discutimos os outros três
(João 20:19, Atos 20:7 e I Cor 16:1 e 2) nas perguntas anteriores. Nenhum deles
faz a mais remota inferência de que o domingo é dia santo.
6. E Colossenses
2:14-17 não suprime o sábado?
De maneira alguma. Essa
passagem refere-se apenas ao sábado como “sombra das coisas que haviam de
vir’; e não ao sétimo dia, o sábado. Havia sete dias santos no antigo Israel
que eram chamados sábados. Foram dados em acréscimo, ou “além dos sábados do
Senhor” (Levítico 23:38) ou sábado do sétimo dia. Eles prefiguravam a cruz e
terminaram na cruz, mas o sábado do Senhor foi estabelecido antes da entrada
do pecado, e portanto, esses sábados não podiam prefigurar nada sobre
livramento do pecado. Esta é a razão pela qual Colossenses faz menções
especificas dos sábados que eram uma sombra’ Esses sábados anuais que foram
abolidos na cruz, são mencionados em Levítico 23.
7. De acordo com Romanos
14:5, o dia que guardamos é um assunto de opinião pessoal?
As palavras “todos os dias” referem-se aos seis
dias de trabalho. (Ver Êxodo 16:4, 5, 26, etc.) O sábado do sétimo dia não está
envolvido. A discussão gira em torno dos sete sábados anuais e sua validade após a cruz. Note que todo o
capitulo trata do assunto: julgar uns aos outros (ver versos 4 e 13). Paulo não
diz nada sobre o que está certo ou o que está errado. Ele simplesmente diz:
“Não nos julguemos mais uns aos outros (Romanos 7:7,12 e 14; 1 Coríntios 7:19;
9:21).
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