As Festas Bíblicas (Moedim) se Aplicam Hoje?
INTRODUÇÂO
Uma
das perguntas que inevitavelmente aparece quando as pessoas começam a ver a
beleza das Festas Bíblicas é se elas realmente se aplicam aos seguidores de
Yeshua hoje em dia. Muitas linhas teológicas modernas insistem que tais Festas
eram `apenas sombras' da
pessoa
e obra do Messias Yeshua e de Sua vinda e que não são mais necessárias. Algumas
pessoas vão além disto e dizem que celebrar os Moedim (Festas Bíblicas) diminui
a importância da posição central que Yeshua deve ter em nossa teologia e
adoração. Mas o que as Escrituras nos dizem sobre o papel dos Moedim na vida do
povo de D-us?
AS
FESTAS E A CRIAÇÃO
Primeiramente,
devemos lembrar que a palavra usada no hebraico é Moed, `tempo indicado' e que
esta mesma palavra é encontrada na narrativa da criação em Gênesis 1. Aqui, o
sol e a lua são dados especialmente `...para sinais e para estações.' A palavra
traduzida como `estações' é Moedim, exatamente a mesma palavra usada para
descrever as Festas em Levítico 23 e em outros locais da Torah.
Qual
a importância disto? É importante porque mostra que AS FESTAS QUE D-US REVELA
NA TORAH ESTÃO LIGADAS À CRIAÇÃO. Isto quer dizer que D-us designou o universo
em si (o sol e a lua e toda a estrutura planetária) para apontar para e regular
as Suas Festas, os Moedim.
Portanto,
primeiramente, os Moedim são uma parte da ordem da criação,e não apenas uma
parte da aliança feita com Israel no Sinai.
POR
TODAS AS GERAÇÕES
Em
segundo lugar, a Palavra de D-us explicitamente diz que os Moedim permanecerão
por todas as gerações de Israel (Shabbat: Êxodo 31:16; Pessach/ Hag haMatzot:
Êxodo 12:14, 17, 42; Shavuot: Levítico 23:21; Rosh HaShannah/Yom haKippurim:
Levítico 23:32; Sukkot:
Levítico
23:41). Portanto, quer para um Israelita ou quer para alguém que está ligado a
Israel pela fé, existe apenas uma Torah para todos (Números 15:16, 29; Levítico
16:29). As implicações são claras: se Israel é instruído a observar os Moedim
do S-NHOR por todas as gerações, então todos aqueles que estão ligados a Israel
pela fé no D’us de Avraham, Itschak e Ya'akov e no Messias Yeshua têm o mesmo privilégio
de observar os tempos indicados por D-us.
É
POSSÍVEL OBSERVÁ-LAS?
`Mas,'
alguns podem argumentar, `é impossível observar as Festas tais como estão
prescritas na Torah'. Em parte é verdade. Cada Festa requer sacrifícios e o
envolvimento dos sacerdotes e do Templo, e atualmente isto é impossível. Mas se
somos capazes de observar parte das atividades prescritas para um Moed, e se os
Moedim são ricos em bênçãos e instrução, não seria sábio fazer tudo o que podemos
com relação aos tempos indicados e deixar aquilo que não podemos fazer nas mãos
de HaShem? Considere esta ilustração: suponha que eu, como pai, peça a meu
filho para cortar a grama do quintal
enquanto
eu trabalho. Quando ele pega o cortador de grama, percebe que só há gasolina
suficiente para aparar metade do gramado.
Considere
as duas hipóteses: meu filho pode não fazer nada, ou pode aparar o máximo de
grama possível com esta gasolina limitada. Qual das duas hipóteses me agradaria
mais como pai? A resposta é óbvia: fazer tudo o que podemos para obedecer e
agradar o nosso Abba mostra um coração cheio de fé. E é assim que ocorre com os
Moedim: mesmo não podendo cumprir todas as instruções completamente (por causa
da ausência do Templo e dos sacerdotes), podemos fazer o possível para guardar
muitas das instruções para cada um dos Moedim, e ao fazer tal coisa somos
abençoados e D-us é honrado.
TODOS
OS POVOS EM D-US
Em
terceiro lugar, as Escrituras são claras sobre o fato de que a vitória de D-us
no fim dos tempos é manifesta por Seu povo, tanto Israel quanto as nações,
adorando a Ele juntos. Considere a profecia de Isaías, citada por Yeshua quando
ele limpava a área do
Templo
de práticas ilícitas: `porque a minha casa será chamada casa de oração para
todos os povos.' (Isaías 56:7). O contexto de Isaías 56 é claramente das nações
se unindo para adorar ao S-NHOR, e esta adoração é caracterizada pela guarda do
Shabbat, o primeiro dos
Moedim
(Levítico 23:1-3). E mais, o reino do Messias, caracterizado pela adoração do
Único e Verdadeiro D-us, é marcado por todas as nações vindo celebrar a Festa
de Sukkot, o último Moed do ciclo anual. Portanto, o Shabbat (em Isaías) e o
Sukkot (em Zacarias)
indicam
os `limites' que englobam todos os Moedim em uma perspectiva profética.
De
fato, o Templo ser a `casa de oração para todos os povos' certamente inclui as
orações e os Salmos incorporados em cada um dos Moedim.
O
REINO DO MILÊNIO
O
fato do reino milenar de Yeshua incluir a celebração dos Moedim é significativo,
pois mostra que os tempos indicados pelo S-NHOR tem um significado muito mias
abrangente do que a revelação da morte e ressurreição de Yeshua. Se fossem
meras sombras de Sua primeira vinda, então não teriam nenhum propósito no reino
do milênio. Mas as Festas não foram exauridas de seu significado com o primeiro
advento de nosso Messias. Elas também apontam para o seu reinado e para o tempo
em que `Ele será Um e o Seu Nome será Um' (Zacarias 14:9). É uma questão de
sabedoria então, se vamos celebrar os Moedim durante o reino milenar do Messias
Yeshua, que busquemos entender o significado destes tempos indicados para
celebrá-los agora.
SEGUINDO
O MESTRE
Em
quarto lugar, como seguidores de Yeshua, andamos de acordo tanto com a Sua
instrução quanto com o Seu exemplo. Pedro testifica que devemos `seguir os
passos do Messias' (1 Pedro 2:21), uma frase que denota viver como Ele vivia.
Isto significa (no contexto imediato de Pedro) estar disposto a sofrer da forma
como Yeshua sofreu – pela justiça. Mas também enfatiza o objetivo primário de
qualquer discípulo: ser como o seu mestre. Como seguidores de Yeshua, devemos portanto
fazer uam pergunta muito simples: Yeshua, nosso Mestre, guardou os tempos
indicados do S-NHOR? A resposta claramente é `sim'.
Portanto,
como Seus discípulos, também devemos fazê-lo.
OS
PRIMEIROS DISCÍPULOS
Fica
muito claro na Bíblia que esta lógica simples era aceita por Seus discípulos
pois encontramos os mesmos celebrando os Moedim nos registros dos Evangelhos.
Além disto, esta relação de mestre/discípulo fica evidente na vida de Paulo
apesar do mesmo ser um apóstolo `prematuro' (1 Coríntios 15:8 – Será que o
Apóstolo aos Gentios se considerava `prematuro' por ter nascido numa era que precedia
o tempo nações se reunirem em adoração?) Nós encontramos Paulo celebrando os
Moedim e lemos no relato de Lucas que Paulo fez um esforço especial para estar
em Jerusalém durante o Pessach (Atos 20:16). Não nos surpreende que ele instrua
os seguidores em Corinto para celebrar o Pessach (I Coríntios 5:8) com os
corações sem o fermento. Se todos os discípulos de Yeshua, incluindo Paulo, celebraram
os Moedim assim como o seu Mestre, nós que somos Seus
discípulos
também não deveríamos fazer o mesmo?
COMO
HONRAR A D-US
E
finalmente, as instruções amorosas de D-us dadas a nós na Torah (lembre-se que
Torah significa `instrução' e não `lei') são dadas a nós para nos ensinar como
honrá-Lo e o que é melhor para nós. A medida que celebramos o ciclo dos Moedim,
descobrimos mais e mais
como
é viver de acordo com a agenda de D-us e não com a nossa. Considere esta
comparação: os Moedim estão para o tempo assim como o dízimo e as ofertas estão
para o dinheiro. Assim como crescemos em fé e entendimento ao honrarmos a D-us
com dízimos e ofertas, também aprendemos sobre os Seu plano redentor e seu
reinado soberano através dos Moedim. Aprendemos que todo o tempo (assim como
todos os nossos bens) pertence a Ele. Ao honrá-lo, pausando nos dias dos Moedim
dEle e nos concentrando nas lições que Ele pretende ensinar-nos, aprendemos a
moldar e ajustar nossos planos de vida tendo a Ele como
o
centro. Que D-us permita que nossas vidas, tanto nos pequenos detalhes quanto
como um todo, reflitam a Sua glória e poder.
Sem comentários:
Enviar um comentário