Youtube

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - CRISTO - O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS APOC. 3: 14



CRISTO - O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS  
APOC. 3: 14

“As Testemunhas de Jeova e Sua Interpretacao da Biblia” – Pedro Apolinario – 4ª. Edicao – IAE - pg.,135

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus.

As Testemunhas de Jeová gostam de citar a palavra principio, usada em João 1:1 e Apoc. 3:
14, porque crêem que a palavra significando co­meço, prova que Cristo teve um inicio, pois foi
a primeira criação de Deus.

Para uma melhor compreensão do assunto se­ria bom saber qual a palavra grega que foi tra­duzida por “principio” e o seu significado nes­sa língua. A palavra de arch (arquê) e as se­guintes autoridades no grego do Novo Testamento nos esclarecem de seus vários sentidos:

The Analytical Greek Lexicon

O  Novo Testamento usa a palavra princípio (arquê) desta maneira:
          a)    Um princípio              -  Mat. 24:8
          b)    Extremo                        -  Atos 10:11
          c)    Autoridade                 —     Luc. 20:20
          d)    Eminência                    -   Judas 6
                      
  e)    Dignidade                  -  Judas 6
          .f)    principado                  —       Efésios 3:10

A Greek English Lexicon de Arndt  and   Gin­grich define arquê como: começo, a primeira cau­sa, governador, autoridade, domínio na esferra  da influência.


Theological Dictionary of the New Testament
—               começo, poder, força, autoridade.

Dicionário Grego -  Português e Português —   Grego de Isidro Pereira: principio, origem, fun­damento, poder, autoridade, magistratura, impé­rio, reino.

W.E. Nelson - Los Testigos de Jehova, pág. 69 e 70 diz; Esta palavra é usada pelo menos com três diferentes sentidos:

1o.) No sentido temporal -  principio, começo, origem - Luc. 1:2; Marc. 1:1; 1 João 1:1;

2o.) No sentido de posição —   príncipe, autori­dade, governante, primazia. É empregada com referência a pessoas que ocupam lugares de importância e autoridade. Luc. 12:11; Tito 3:1;

3o.) No sentido de origem -  originador, iniciador,  primeira causa. Josefo em seu livro Con­tra Apion diz que Deus é o “arquê” de todas as coisas. O Evangelho de Nicodemnos declara que o diabo é o “arquê” da morte.

No estudo de palavras sempre se deve levar em consideração que na maioria das vezes elas não apresentam um único significado. Laudelino Freire em se Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa, no verbete - “princípio” ter­ceira acepção afirma: “causa primeira, razão base”. De acordo com esta declaração “a teste­munha fiel (Cristo)” é a causa primeira de toda a Criação.

Sabemos que o Filho de Deus é o Criador dos céus e da Terra, segundo Gênesis 1:1; Col. 1:16
e 17; S.João 1:1-3, 14; Heb. 1:2. Por isso Deus o Pai o chama de Deus eterno (Heb. 1:8). Cristo foi o Principal criador do universo, e o Espí­rito Santo seu colaborador, na presença do Pai.
(Gên. 1:26, 27; Isa. 34:16; Jó 33:4; 26:13)

Vicent em seu notável Word Studies  in  the New Testament, Vol. II, pág. 469, comentando A­pocalipse 3:14 diz que “arquê” naquela passagem significa o iniciador, o Autor.

Em Heb. 12:2 — está: Olhando firmemente pa­ra o autor e consumador da fé. Encontra-se no grego a forma “arquegon” derivada de “arquê” que é traduzida para o português por autor, com mui­ta propriedade.

Na Septuaginta “arquê” e usada com freqüência para domínio, poder, posição de poder, po­sição de liderança, líder, capitão, chefe, como comprovam as seguintes passagens — Gên. 40: 13, 20; I Crôn. 26:10; Neemias 9:17, etc.

Radiografia do Jeovismo — nos ensina na pá­gina 48 que houve tempo em que os russelitas queriam explicar a frase: — o principio da criação -como se Cristo dissesse de si mesmo, “que foi criado por Deus”, mas encontran­do um sério óbice no artigo “tou” antes da pa­lavra Deus recuaram deste processo exegético. Para ser criação por Deus precisaria aparecer a preposição upo -  hipó, que com o genitivo sig­nifica — sob a influência de, por. No grego es­ta citação de Apoc. 3:14 aparece assim: h arch thz ktisewz tou Qeou – he arque tes ktiseos tu Theou.. Isto significa de Deus e nunca por Deus, que exigiria como já vimos a preposição hipó.

A.T. Robertson, uma das maiores autoridades em grego explica Apoc. 3:14 assim: Não a pri­meira das criaturas como afirmavam os arianos, e os unitórios defendem no presente, mas a fon­te originadora da criação, por meio de quem Deus opera”. Word Pictures in the New Testament, Vol. VI,página 321.
As Testemunhas de Jeová, no intuito de ne­garem a Eternidade de Jesus, proclamam que a palavra “arquê” sempre tem sentido temporal. Vincent, na obra já citada, ao comentar João 1:1 tem estas judiciosas palavras: “Se no principio o Logos já era, então Ele pertence à ordem da eternidade”.

Explicações exegéticas, que não se coadunam com as verdades bíblicas, nao subsistem porque não passam de edifícios construídos sobre arti­fícios humanos.

A monumental obra Theological Dictionary of the New Testament, Vol. 1, pág. 484, analisando as express5es: “Principio e o fim”, “Alfa e Omega” aplicadas a Cristo, sentencia: Assim em Apocalípse, aquele que se assenta sobre o trono, ou Cristo, é um ser que é pré-temporal e pós-temporal, a quem a categoria do tempo não se aplica.

Para provar a fragilidade da argumentação jeovista de que a palavra princípio se refira a um começo ou criação para Cristo, basta lembrar que em Apoc. 21:6 Deus afirma que Ele é o prin­cipio e o fim. A arma usada em defesada sua te­se volta—se contra eles por não saberem maneja-la com discernimento espiritual. Lucas, em Atos 26:23 afirma que Cristo foi o primeiro da res­surreição dos mortos,e Paulo em Col. 1:18 de­signa a Cristo como o principio dentre os mortos,isto é, o princial dentre os mortos. Nem Paulo, nem Lucas esta o dizendo que ele foi o pri­meiro dos que morreram, pois isto seria um erro - o primeiro a morrer foi Abel. Nem foi ele o primeiro a ressuscitar pois as Escrituras nos informam de várias ressurreiç6es anteriores co­mo o filho da sunamita (II Reis 4:36); o filho da viúva de Naim” (Luc. 7:11-15), a filha de Jairo (Luc.8:5l e 55) e Lázaro (S.João 11:44) Com este vocábulo, juntamente com “a cabeça” e o “primogênito” Paulo deseja destacar a sua pré-eminência;

Cristo é o principal na criação dentre a trindade (façamos), (Apoc. 3:14) porque Ele e:
“Acima de todo principado, e potestade, e poder e domínio, e de todo o nome que se possa refe­rir não só no presente século, mas também no vindouro”. Efésios 1:21.

Diante das autoridades aqui apresentadas e considerando que o mesmo livro de Apocalipse, capítulo 5 verso 13 apresenta a Cristo nao como uma parte da criaçao, mas como aquele que deve ser adorado por todos os seres criados, con­clui-se que “arquê”, em Apoc. 3:14, pode ser traduzida por origem, autor. Chamar a Cristo.de “O Autor da Criação de Deus” atende perfeita­mente à Analogia da Fé e aos princípios exegé­tico, pois segundo outras passagens Ele é o originador da criação - São João 1:3; Col. 1:16.

A palavra arquê empregada por João em Apoc. 3:14, traduzida para o português por principio expressa a mesma idéia contida em Col. 1:15 e 16, significando que Cristo é a origem ou a fonte principal da criação de Deus. A palavra arcanjo, outra forma cognata, encerra também a idéia de posição e autoridade e nos confirma que adecla­ração Joanina só pode significar primazia em poder, supremacia, ser investido de autoridade, etc.

Muitas das traduções bíblicas, bastante conhecidas, expressam com fidelidade a idéia do o­riginal.

Weymouth:   O princípio e o Senhor da Criação de Deus.

Fenton:         O iniciador da criação de Deus.

A Bíblia na Linguagem de Hoje -      A origem de tudo o que Deus criou.
Siríaca:         O dirigente da criação de Deus.

Knoy:     A fonte de que se originou a criação de Deus.

CONCLUSÃO


Creio ser bem adequada para o fecho de nos­so trabalho a síntética declaração do insigne helenista Dr. Kenneth S. Wuest, encontrada no precioso livro “Jóias do Novo Testamento Grego”, edição de 1966, p. 80:

“O vocábulo princípio tem dois sentidos no grego, o Primeiro de uma série e o origínador de alguma coisa. Nosso Senhor foi o origínador do Universo criado, pelo fato de haver sido Seu Criador”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...