A TRINDADE E A BÍBLIA
Pedro
Apolinário -
As
Testemunhas de Jeová e sua Interpretação da Bíblia – 4a.
Edição - 1986
Introdução
Grande polêmica tem surgido através dos séculos, em torno da doutrina da
Trindade.
Os unitaristas ou antitrinitaristas se opõem tenazmente à Trindade,
por entenderem que ela não se harmoniza com as Escrituras, chegando alguns até
a afirmarem que ela é de origem pagã.
Sendo o assunto tão atual quão importante para a
teologia e para a salvação, torna-se necessário estudá-lo, com base na Bíblia,
porque a única fonte digna de crédito para solucionar todas as dúvidas.
Comentários Gerais
Definição de Trindade.
“Há três pessoas na Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito
Santo; e estes três são um Deus, o mesmo em substância, igual em poder e
gl6ria.” Catecismo de Westminster.
Trindade é a união de três pessoas distintas o Pai, o Filho e o
Espírito Santo em um só Deus.
A palavra trindade do latim “Trinitas”
foi formada por Tertuliano, na
última década do segundo século A.D. Embora não seja um termo bíblico,
representa a cristalização de ensino da Bíblia que nos esclarece sobre seus
componentes — Pai, Filho e Espírito
Santo.
Trindade significa a coexistência do Pai, do Filho e do
Espírito Santo na unidade da Divindade.
Arnold Wallenkampf no
livro Men by the Spirit, págs.. 11 e 13 escreveu sobre a Trindade:
“Deus é uma trindade. Ele é constituído de três pessoas: o Pai,
o Filho, e o Espírito Santo. Deus é o nome divino da
família. Assim como nos, como indivíduos, pertencemos a certa família, também
Deus tem um nome de família. Este nome é Deus. Da mesma forma que nós em nossas respectivas famílias temos nomes
individuais ou pessoais, além do nome da família, também cada Pessoa da
Divindade, a Trindade, tem um nome individual. Estes são: Pai, Filho e Espírito
Santo.”
“Embora Deus seja constituído de
três Pessoas, dizemos que Deus é um, e
chamamos a n6s mesmos de monoteístas. Sentimos ser justo dizer assim porque as
três Pessoas da Divindade são uma em propósito, pensamento, vontade, planos e
intenções. Para nós, seres humanos, isto parece confuso e impossível. Pensamos
em diferentes pessoas como tendo propósitos, vontade, pensamentos e planos
diferentes uns dos outros. E na verdade assim é, mesmo quando o relacionamento é íntimo e bem chegado. Porém Deus é diferente. Ele é um em
Três Pessoas...
“Tanto os judeus como os muçulmanos,
têm freqüentemente acusado os cristãos
de serem politeístas, ou adoradores de mais de um Deus. Como cristãos
admitimos haver Três Pessoas na Divindade, porém, desde que são uma em
propósito, mente e caráter consideramo-nos monoteístas.”
As “Testemunhas
de Jeová.” no folheto “A Trindade - Mistério
Divino ou Mito Pagão” afirmam que a idéia de Trindade procede de povos pagãos
como os egípcios, hindus, babilônicos e gregos. Esta afirmação é improcedente
desde que entre esses povos não existe a idéia de Trindade, como
encontrada na Bíblia, mas de uma tríade, formada de um deus, sua esposa e o
filho.
Outra afirmativa
improcedente dos russelitas é a de que não pode haver trindade porque a palavra
não se encontra na Bíblia. Baseando-nos neste raciocínio podemos declarar que
não há Bíblia, milênio, teocracia, Sal3es do Reino, porque estes termos não
são achados nas Escrituras.
É um absurdo
negar a Trindade, tão evidente em textos bíblicos, por ser difícil harmonizar a
coexistência de três pessoas distintas na Divindade única. Somos
demasiadamente pequenos para, racionalmente, explicarmos doutrina tão
misteriosa. É preciso ter em mente as palavras de Pascal:
“Há uma
infinidade de coisas que a razão não pode atingir. Resolvam-se todas as
questões, expliquem-se todas as palavras da Bíblia, e ainda ficarão as maiores
dificuldades para exercício da nossa fé: a origem do mal, o mistério da divina
presciência e da livre ação, e muito ainda sobre o plano da redenção”.
História,
Doutrina e Interpretação da Bíblia, pág. 280.
A Trindade é um Mistério
As Testemunhas de
Jeová no livro “Seja Deus Verdadeiro” afirmam:
“Seria um
mistério se a trindade fosse verdadeira. A Bíblia não contém mistérios divinos,
mas sim sagrados segredos. Há uma vasta diferença entre um segredo e um
mistério. Um segredo é meramente o que não foi feito conhecido, mas um mistério
é aquilo que não
pode ser conhecido.”
Estas afirmações
são facilmente contestadas quando se pondera o seguinte:
1o.)
Qualquer bom dicionário nos esclarecerá que segredo e mistério podem ser usados
como sinônimos.
2o.)
Se na Bíblia não há mistério, como entender as seguintes declarações:
a) O “Mistério da
iniqüidade” em II Tes.2:7
b) O “Mistério da
piedade” I Tim.3:l6.
c) O “Mistério da
sua vontade” Efé.l:9
3o.)
Se este povo não fosse tão superficial em suas pesquisas, teria aprendido que a
palavra mistério, na Bíblia, não tem o sentido tradicional que hoje lhe damos.
Mistério vem do
verbo “muew” que significa instruir, iniciar. As pessoas, no tempo de Paulo, sabiam que
mistério era alguma coisa em que haviam sido iniciadas, mas n~o poderiam saber
por si mesmas. Mistério, na Bíblia, é aquilo que Deus revela, aquilo em que
devemos nos instruir para transmitir aos outros.
Sabatini Lalli,
no valioso livro “Logos Eternos”, escrito para combater a heresia russelista
escreveu:
“Não podemos
entender as verdades que se relacionam com a Doutrina da Trindade, mas reconhecemos
que elas constituem parte integrante da revelação de Deus....”
Se não
compreendemos a Doutrina da Trindade não obstante reconhece-la e aceita-la como
verdade revelada, é porque ela é tão transcendente quanto o próprio Deus. A Doutrina da
Trindade é verdadeira, não
porque possamos entende-la, mas porque é um fato de Revelação. Não podemos negá-la, porque para
faze-lo precisaríamos mutilar as Escrituras e, se o fizéssemos, além de não
trazer nenhuma vantagem para a nossa inteligência, na solução do problema de
Deus, esta atitude altamente sacrílega, nos colocaria debaixo do anátema que
pesa sobre os que tiram verdades das Escrituras ou lhas acrescentam! Deus, não obstante ser a mais gloriosa das
realidades, é mistério com
Trindade ou sem ela!” págs. 77-78.
Um estudo acurado
das verdades bíblicas nos revelará que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são
distintos e ao mesmo tempo completamente um. Esta declaração é um mistério, que
não nos foi revelado, porque está além da nossa compreensão.
O autor do “Logos
Eterno”, citou na página 61 as palavras de Boeltner, por
serem úteis para entender o assunto, as transcreveremos:
“Não temos
obrigação de explicar estas verdades: somos entretanto, obrigados a sustentar
aquilo que Deus revelou na Sua Palavra e, também, somos obrigados, tanto quanto
possível, a evitar que as afirmações da Palavra de Deus sejam mal interpretadas
ou sofram objeções improcedentes. Tudo quanto sabemos a respeito de tão
profundas verdades, é aquilo que o Espírito Santo tem revelado a respeito delas, e cremos que
tudo quanto Deus revelou é indubitavelmente verdade e deve ser crido, ainda que a nossa razão não
possa sondar as suas profundezas.”
Walter
R. Martin no livro “The Kingdom of the Cults” pág. 57 concluiu:
A verdade é que a Torre de Vigia rejeita a
doutrina da Trindade e outras doutrinas fundamentais do cristianismo não
porque elas sejam misteriosas, mas porque as Testemunhas de Jeová estão
determinadas a reduzir Jesus, o Filho de Deus a uma criatura ou ‘um segundo
deus’ a despeito de todas as evidências bíblicas.”
As Testemunhas de
Jeová no livro “Seja Deus Verdadeiro”, paginas 82 a 93 apresentam explicações
sobre a Trindade, destacando-se estas:
“A doutrina da Trindade não foi concebida por Jesus ou
pelos cristãos primitivos. A conclusão óbvia é que Satanás é o originador da doutrina da
Trindade.”
“As trevas da
Idade Média ajudaram a produzir esse ponto de vista. Essa teoria não é
escriturística e é irracional. Se não fosse o fato de termos recebido esse erro
trinitariano em nossa infância e de ser ensinado nos seminários por professores
idôneos, jamais alguém daria a ele uma séria consideração. Como o grande
adversário produziu e impôs sobre os filhos de Deus esse erro e ainda se valeu
da. própria Bíblia para dar-lhe validade, tornando-a mesmo inoperante é o grande mistério.”
A
Trindade e o Original Hebraico
As duas passagens
mais citadas pelos opositores da Trindade são:
Deut. 6:4 — Ouve, Israel, o
Senhor nosso Deus é o único Senhor.
I Tim. 2:5 —
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo
Jesus, homem.
A exp1icação de
Deuteronômio 6:4 de acordo com a índole da gramática hebraica nos ajudará a
solucionar o problema.
Dentre as
explicações existentes a que se segue para mim é uma das mais convincentes:
Samuel Srolovie
Jacobson entrou em contato com o jovem adventista Jack Rolfe, profundo
estudioso da Bíblia, com destacado espírito missionário. Jack passou a dar
estudos bíblicos ao seu novo amigo. Dentre as explicações apresentadas, a mais
difícil, foi aceitar a divindade de Cristo, porque Samuel como bom judeu se
habituara a repetir diariamente Deuteronômio 6:4.
Após sua
conversão, Samuel escreveu o opúsculo “O Testemunho de um Judeu” de onde retiramos
os seguintes parágrafos:
“Preocupado e
interessado na verdade sobre o Deus a quem eu devia servir, lancei-me sozinho à
procura da verdade e a ânsia em pesquisa-la perturbava a minha paz. Jack
explicava-me que as Escrituras por si mesmo se explicavam. Comecei logo a confrontar
as passagens bíblicas ao mesmo tempo em que orava ao Deus de meus pais, para
que me desse entendimento. Eu conhecia bem a tônica do meu povo: ‘Ouve, ó
Israel: o Senhor nosso Deus ( J H V H ) é uno ( e k h a d )’ Deut. 6:4. Repetíamos sempre este versículo
para frisar que só acreditamos num único Deus.
Fiquei assombrado
quando vi como o adjetivo hebraico ( e k h a d ) é usado nas Escrituras. Jack
explicou-me que os cristãos do mesmo modo, acreditavam que Ekhad
quer dizer ‘unidade composta’. Deus como cabeça (triúno).
Verifiquei que ekhad
foi usado no inicio da criação: ‘E houve tarde, e houve manhã; um (ekhad) dia?
Gên. 1:5.
Nessa altura vi
que duas coisas distintas, juntas, passavam a ser consideradas ‘um dia’.
Também verifiquei
o mesmo quanto ao casamento. ‘Deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá
à sua mulher; e serão uma (ekhad) só carne’. Gên. 2:24.
Aqui vemos o homem e a mulher referidos como uma unidade (ekhad), quando
na realidade são dois seres separados e distintos para formar a unidade. De que
maneira podem então ser chamados unidade? São unidade no sentido de que são
um por natureza e estão envolvidos como
um par trabalhando com o propósito de manter a família. Mas não formam uma unidade
a ponto de se transformarem em um único ser de personalidade.
Comecei então a
notar nas Escrituras que toda vez que a palavra hebraica (ekhad) (um)
era usada, designava sempre mais de uma só coisa. As duas partes do dia —
tarde e manhã - para formar um
dia. Um homem e sua mulher para designar ‘uma só carne’, mas na realidade eram
duas pessoas. Quem sabe, pensei eu, ekhad em certos casos é uma unidade
composta e não simplesmente uma unidade absoluta.
Mas encontrei
outras palavras hebraicas para exprimir individualmente. Deus disse a Abraão:
‘Toma o teu filho o teu único (yakhid) filho Isaac, a quem tu amas’.
Gên. 22:2. Neste caso, pensei, único é unidade absoluta porque só havia um filho da promessa, Isaac. (note que
Abaao teve outros filhos, fora Isaque). Mas Moisés não escreveu ‘Ouve, ó
Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um (yakhid)’ - quer dizer só uma pessoa, um
indivíduo. Certamente que não. Está escrito: ‘O Senhor nosso Deus é um (ekhad)’. Quis Moisés
sugerir uma unidade composta de seres divinos ou pessoas? Fiquei deveras confuso...
O estudo dos
ensinamentos de meu próprio povo aguçou o meu interesse para saber a verdade.
Lendo o que escreveu o Rabbi Mainonides, encontrei este trecho: ‘Creio
firmemente que o Criador, santo seja o
seu nome, uma unidade e que não há unidade fora dEle e que somente é nosso Deus
que foi, é e será.’
Ouve, ó Israel, Y H V H, Elohenu, J H V J, é um só. E estes três são um. Como três nomes podem ser um?... Três maneiras de
formar uma unidade.
Se ekhad supõe uma unidade de
divindades, como Jack acreditava, pensei comigo mesmo, as Escrituras terão que
mostrar uma pluralidade na pessoa de Deus triúno. Era preciso que lesse o Torah
com bastante observação e muito cuidado. Talvez assim encontrasse a resposta.
Para surpresa minha tive um impacto logo na primeira afirmação da
Escritura: ‘ no princípio Deus (Elohim) criou o céu e a terra.’ Gên. 1:1. O nome hebreu Elohim,
verifiquei, era o plural de Eloah. Moisés poderia ter dito J H V H ou Eloah, ambos representando o
singular, mas ele disse Elohim bara (Deus criou) nem na forma dual, mas no plural mesmo. E poderia esse
plural significar um Deus composto só por uma pessoa divina na criação? O rei Salomão
evidentemente não pensava assim, porque encontrei esta afirmação muito
familiar: ‘Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade’ em Eclesiastes
12:1 literalmente escrito assim: ‘Lembra-te dos teus criadores (boreaka) nos dias
da tua mocidade’.
À medida que continuei a pesquisar no Torah, percebi, por vezes, que os
pronomes que se referiam a Deus o Pai estavam no plural, e pareciam no
contexto significar mais do que uma única pessoa em Deus. Aqui vão alguns
versículos que encontrei:
Gên. 1:26 — Façamos o homem á nossa imagem . . .
Gên. 3:22 — Eis que o homem se tornou
como um de nós . . .
Gên. 11:7 —
Vinde, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem . . .
Com quem estaria Deus falando nessas
passagens, pensei. Para quem Deus disse:
‘Façamos o homem à nossa imagem’. Ele estaria
forçosamente falando a alguém igual a Ele, isto é, a outro ser divino. Difícil fugir dessa conclusão.
Jack já havia chamado de Filho de
Deus. Quis saber onde encontrar nas minhas Escrituras a assertiva de que Deus
tinha um filho. Em Provérbios fui encontrar uma pergunta profunda que me
estarreceu quando a li. Era esta: ‘Qual é o seu nome e qual é o nome de seu filho’? Prov. 30:4.” E o relato prossegue. Páginas 8 a 11.
A Bíblia Vida Nova tem a seguinte
nota para o verso 4:
“Qual é o nome de seu filho? Se para a
pergunta da primeira parte deste versículo a resposta claramente é ‘Deus’, à última pergunta nada podemos
responder a não ser Cristo, cujo nome é Jesus. Mat. 1:21.”
Provas Bíblicas de que há um só Deus
As declarações bíblicas de que há um só Deus são
evidentes como nos provam os seguintes textos: Deut. 6:4; Marc. 12:29;
I Cor. 6:6; Gál.3: 20; Tiago
2:19; Efés. 4:6; I Tim. 1:17; 2:5; Judas
25.
Jesus é Deus
As
Escrituras Sagradas nos apresentam provas inequívocas de que Cristo é Deus. Estas provas estão citadas no capítulo sobre Sua divindade e são muito
evidentes para serem negadas pelos estudantes da Bíblia. Confira as seguintes
passagens: João 1:1; 5:18; 10:28-33; 20:28;
Atos 20:28 (Igreja de Deus, isto Cristo); Romanos 9: 5;
Fil. 2:6; Col. 2:9; Heb. 1:8; II Ped.l:l; I João 5:20.
O Espírito Santo
é Deus
Dentre as muitas afirmações das
“Testemunhas de Jeová” sobre o Espírito Santo estas duas devem ser destacadas:
la.) “O Espírito Santo é a força
ativa e invisível de Deus, que move seus servos a fazerem a Sua vontade.” Seja
Deus Verdadeiro, p. 432.
2a.) “O Espírito Santo não é um
Deus, nem o membro de uma trindade, não é coigual, nem e mesmo um ser pessoal.”
Jeovah of the Watch Tower, p. 432.
A Bíblia nos informa que o Espírito
Santo é Deus porque possui os mesmos atributos de Deus, tais Como:
Santidade — Efés. 4:25-32;
Eternidade — Heb. 9:14 e 88
vezes nos livros do Velho Testamento;
Onipotência — Atos 1:8 (virtude
e poder);
Onisciência I Cor. 2:10-11;
Onipresença — Sal. 139:1-10;
João 14:16;
Doador da vida - (junto com Jesus) João 6:63
Pode blasfemar- se contra ele - Mat. 12:31. (Blasfêmia ~ um pecado
contra Deus)
Todos os atributos do Pai e do Filho
pertencem ao Espírito Santo.
Há uma passagem que deve ser
destacada neste estudo porque chama o Espírito Santo de Deus.Todos conhecemos a
triste história de Ananias e Safira, mas muitas vezes a lemos sem nos deter em
uma das lições que ela nos ensina.
Em Atos 5:3 lemos: “Então disse Pedro: Ananias,por que encheu
Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo...?
No verso 4 lemos: Não mentiste aos
homens, mas a Deus.
Esta passagem deve ser bem anotada
em nossa Bíblia.
O Espírito Santo é um Ser Pessoal.
“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é uma pessoa, como
o próprio Deus, esta andando por estes terrenos.” Evang. p. 616.
Kant outorga três atributos a uma personalidade:
Inteligência, Vontade e Emoção. Estes três atributos são encontrados no
Espírito Santo.
Inteligência - É nos dito que possui inteligência (1 Cor. 2:10—11) por isso tem a capacidade
de ensinar aos homens (1 Cor. 2:13).
Vontade - A distribuição dos dons espirituais é feita de acordo com a vontade do Espírito
Santo (I Cor. 12:11).
Emoção - A Bíblia nos afiança que podemos por nossas
atitudes entristecer o Espírito Santo. (Efés. 4:30). Não é possível entristecer um poder ou
uma influência.
Os atos que a Bíblia atribui ao
Espírito Santo são de uma personalidade, e não de “um poder ativo” ou de uma
força.
O Espírito Santo:
Fala - I Tim. 4:1
Ensina - João 14:26
Guia - Rom. 8:14
Convence . João 16:8
Contende - Gên. 6:3
Testifica . Rom. 8:16
Envia para o
Serviço - Atos 13:2
Intercede
— Rom. 8:26
Antônio Neves de
Mesquita escreveu:
“O termo
Parakletos jamais foi traduzido por conforto e sim confortador,
pois só assim expressa trabalho de pessoa. Quando Jesus disse que mandaria o
Seu espírito, não quis dizer o espírito pessoal, à parte de Sua pessoa, mas o
Vigário, o Consolador ou o outro consolador, indicando a
outra pessoa da DiVindade.” A Doutrina da Trindade no Velho Testamento , p. 37.
Prova da Divindade no Original
As palavras gregas alloz
— állos e eteroz — héteros são traduzidos em português por outro, mas
apresentam a seguinte diferença: állos é um outro igual, da mesma natureza, enquanto héteros é um outro de
natureza diferente ou contraria.
Na expressão
“outro consolador” de João 14:16 temos állos, indicando que o Espírito
Santo é da mesma
qualidade de Deus.
Em Gaiatas 1:6
lemos: Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que nos chamou na graça de Cristo, para outro
evangelho. A palavra grega usada por Paulo foi eteroz (héteros) por ser um evangelho
diferente.
Passagens Trinitarianas
Há passagens na Bíblia, onde as três pessoas da Trindade
aparecem juntas, comprovando a existência de três pessoas distintas. As mais
significativas seriam:
la.) A fórmula batismal em nome do
Deus trino, colocada nos lábios dos apóstolos pelo próprio Cristo. Mat. 28:19.
“Há três pessoas
viventes no trio
celestial, no nome destes três poderes, (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), aqueles
que por uma fé viva recebem a Cristo são batizados ...
Os três grandes poderes do céu são testemunhas, são invisíveis, mas
presentes.” Manuscrito 57, 1900. SDABC vai. VI, p. 1074.
2a.) A bênção
apostólica de II Cor. 13:13 onde atributos diferentes são atribuídos a cada
pessoa da Divindade.
“A graça do
Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos
nos.”
3a.) Os estudiosos têm apresentado
Isaías 48: 16 como uma prova para a Trindade, pois quem fala é Cristo, mas há o relato de mais dois seres.
“Agora o Senhor Deus me enviou a mim
e o Seu Espírito.”
A tradução de Figueiredo traz a
seguinte nota sobre este verso:
Esta clausula mostra que quem aqui
fala de si, não é Isaías, como querem os rabinos, mas o
Filho de Deus, anunciando a Sua encarnação (vol. III, p.
136)
4a.) Efés. 4:4-6
“Há somente um corpo e um Espírito,
como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;”
há um só Senhor, uma só fé, um só
batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de
todos e esta em todos.”
5a.) I Pedro 1:2
“Eleitos, segundo a presciência de
Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue
de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.”
Passagem Bíblica Contestada
I João 5:7 que aparece em algumas
traduções: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o
Espírito Santo, e estes três são um” não deve ser usada para provar a Trindade,
porque todas as evidências textuais comprovam, que esta citação não aparece em
manuscritos gregos anteriores ao século XVI.
A Crítica Textual tem chegado às
seguintes conclusões:
Considerando que não se encontra nos
manuscritos unciais e na quase totalidade dos cursivos; considerando que não
aparece nas traduções antigas da Bíblia; considerando que não foi citada pelos
Pais da Igreja em defesa da doutrina da Trindade, a conclusão inegável a que se
chega é que foi uma interpolação posterior.
“As Três
Testemunhas Celestiais”, ou a “Comma Joanina” como é conhecida pela Crítica Textual,
surgiu, segundo tudo indica, do comentário exegético colocado a margem por um copista,
no texto que estava copiando. Um copísta posterior, achando que eram palavras
próprias para o contexto, as introduziu na cópia que estava fazendo, mas
evidentemente elas não pertencem ao texto sagrado.
O Comentário Adventista pondera com acerto embora
estas palavras estejam em plena harmonia com a teologia bíblica da Trindade,
elas não devem ser usadas
como prova para esta doutrina, porque não foram escritas pelo apóstolo João.
Notas:
la.) Se tiver interesse em
estudar melhor João 5:7 leia: Estudo de Passagens com Problemas de
Interpretação, págs. 302-307 e História do Texto Bíblico, p5igs. 117-120 do
mesmo autor desta apostila.
2a.) Alguém
afirmou que por eu ter escrito sobre o problema desta passagem estava ensinando
heresia ou trazendo descrédito à Bíblia. Esta declaração vem provar que a
pessoa nada entende de Crítica Textual, nem pesquisou o que o Comentário
Adventista diz a respeito do assunto e também não leu o livro Problems in
Bible Translatino, publicado pela nossa Organização.
Outras Explicações Sobre a Trindade
Os nomes - Pai, Filho, Espírito Santo designam a obra que cada um
deles fez quando o plano da redenção foi executado. Há uma hierarquia no plano
da salvação. Em outras palavras, no plano da redenção, estabeleceu-se uma
subordinação. Cristo se subordina a Deus e o Espírito Santo se subordina a
Crista.
Deus o Pai é o chefe
supremo, Deus o Filha é o Salvador e Redentor; Deus o Espírito Santo é o
Ajudador que permanece ao lada dos cristãos, para os ajudar a compreender o
plano divino.
Alguns autores
procuram fazer uma diferença entre trindade funcional (econômica) e trindade
metafísica. A trindade funcional seria uma manifestação da divindade, na
distribuição especial que se atribui a cada um dos três seres divinos, na
economia da redenção.
O Espírito de Profecia e a Trindade
A Igreja
Adventista e a sua mensageira crêem na doutrina da Trindade por ser ela
escriturística, logo divina:
“Há três pessoas
vivas pertencentes a trindade celeste; em nome desses três grandes poderes - o Pai, o Filho e
o Espírito Santo- Os que recebem a Cristo por fé viva - são
batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus
esforços para viver a nossa vida em Cristo.” O Evangelismo, p. 615
Três Dignitários
Eternos - “Os eternos dignitários celestes —
Deus, Cristo e o Espírito Santo — munindo-os (aos
discípulos) de energia sobre humana, avançariam com eles para a obra e
convenceriam o mundo do pecado.” O
Evangelismo, p. 616.
“Mantende-nos
onde os três grandes poderes celestes, o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam
a nossa eficiência. Estes poderes operam com quem se entrega irrestritamente a Deus.” The Southern
Watchman, 28—2 - 1094, p. 122.
“A nossa santificação é obra do Pai, do
Filho e do Espírito Santo. É o cumprimento do concerto que Deus fez com os que com Ele se unem, para
permanecerem com Ele, com Seu Filho, e com o Espírito Santo em Santa Comunhão.”
The
Signs of the Times, 19/06/1901.
Quadro Sucinto da Trindade
Este quadro foi apresentado por Arnaldo B. B.
Christianini em Radiografia do Jeovismo, p.90.
PAI FILHO ESPÍRITO SANTO
1.É Deus . . . . . . . . . . Isa.40:28 Rom. 9: 5 At. 5:3 e 4 up
Êx.20:2 e João 1: 1
outros
Êx.20:2 e João 1: 1
outros
2.É eterno . . . . . . . . Gen.21:23 Miq. 5: 2
Heb.9:14
Sal.90: 2 Isa. 9: 6
Sal.90: 2 Isa. 9: 6
3.É Criador . . . . . . . . Isa. 42:5 João 1: 3 Gên. 1:2
At. 17:24 Heb. 1:10 Sa1.104:30
At. 17:24 Heb. 1:10 Sa1.104:30
4.É onisciente . .
. . . . Prov.15:3 Mat.
9: 4 I Cor.2:10,11
Sal.33:13 João 2:25 Isa. 40:13,14
Sal.33:13 João 2:25 Isa. 40:13,14
5.É onipotente . . . . . . Gên. 28:3 Mat.28:18
Sal.139:7
Apoc. 1:8
Apoc. 1:8
6.É onipresente . . . . . Sal.139:1,8 Mat.18:20 Sal.139:7-10
Mat.28:20
Mat.28:20
7.É Senhor . . . . . . . . Sal. 86:12 Mat.14:32 II Cor.3:17,18
Ez.13:20,27 Mar.16:19
8.É recriador . . . . . . . Isa.65:17
II Cor.5:17 João 3:6
I João 5: 4
9.Tem Mente . . . . . . Rom. 11:34 I Cor.2:16 Rom. 8:27
10.É
Jeová . . . . . . . Isa.40:28 Ver: “Cristo Atos 28:25
e
inúmeros identifica- comp. com
textos do c/Jeová” Isa. 9:6
textos do c/Jeová” Isa. 9:6
11.É Santo . . . . . . . . Isa. 6:3; Atos 3:14 II Cor.13:13
5:16;
Apoc. Luc. 1:35 e inúmeros
4:8
12.É a Verdade . . . . . Jer. 10:10 João 14:6 I João 5:6 up
Zac. 8:8 João 16:13
Zac. 8:8 João 16:13
13. Revela . . . . . . . . Dan. 2:28 Mat.11:27 I Cor. 2:10
João 1:18 Efés. 3:5
14.É Presciente. . . . .
Isa.46:10
Mat.24:5-41 Atos 1:16
Luc. 22:31 Heb. 9:8
II Ped. 1:21
CONCLUSÃO
la. Se as
Escrituras Sagradas chamam tanto o Pai,
quanto o Filho e o Espírito Santo de Deus,
porque há três seres, formando portanto uma Trindade.
2a. Jamais deve ser esquecido o fato de que seus autores
eram na maioria judeus, portanto instransigentes defensores do monoteísmo.
3a. A doutrina
da trindade não é uma verdade insignificante, porém a
mais profunda e extraordinária das revelações de Deus. A revelação desta
verdade constitui a base de todas as outras grandes revelações divinas. Deus é na verdade uma Unidade, ou quem sabe com uma expressão
que transmita melhor a idéia original de Deut. 6:4, é uma tri -
Uniformidade ou Trindade. A tradução de Fenton que melhor procurou transmitir a
idéia contida no original em Deut. 6: 4 assinala:
“Nosso Deus sempre vivente é uma Vida Indivisa”.
Seria interessante destacar que fala de uma “Vida Indivisa” e não de uma Pessoa Indivisa.
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