Youtube

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - O ANJO DE JEOVÁ


E o     “ANJO DE JEOVÁ”?

Arnaldo B. Cristianini

Radiografia do Jeovismo – Cap. 11 - 3a. Edição – 1986  - CASA

Outra importante informação escriturística acerca da Deidade de Cristo e Sua identificação com Jeová nos é dada no fato de encontrarmos uma distin­ção entre Jeová e o Anjo de Jeová, Que se apresenta co­mo Um em essência, PORÉM DISTINTO DELE. São manifestações teofânicas, nas quais Deus assume forma de um anjo ou de um homem, com títulos divinos, acei­tando adoração. Ora é “anjo”, ora “Anjo de Jeová”, ou “varão”, “Anjo da Presença”, “servo”, mas que Se confunde com o próprio Deus. Não vamos citar todas as ocorrências bíblicas, porque são muitas, mas apenas al­gumas delas para ilustrar a tese:

a)  A aparição a Agar

Gên. 16:7. 9, 10. 11 e 13:

“O ANJO DE JEOVÁ achou-se junto a uma fonte. (...) Disse-lhe o ANJO DE JEOVÃ: Volta para a tua se­nhora. (...) Disse-lhe mais o ANJO DE JEOVÁ: Multiplicarei sobre­maneira a tua descendência. (...) Disse-lhe ainda mais o ANJO DE JEOVA: Eis que concebeste e darás à luz um filho (..) porque JEO­VÁ ouviu a tua aflição. Então [ela] chamou a JEOVA QUE LHE FA­LAVA: Tu és Deus [Elohim] que vê.”

Vemos que “Anjo de ieová” é mencionado 4 vezes; no verso 11 chama-se “ieová”, e no verso 13 é “Jeová que lhe falava”, e final­mente a mesma entidade é DEUS. Não se tratava de um anjo qual­quer, pois a linguagem e os atributos não são de um mero anjo.

b) Gên. 22:11 e 12: “(...) bradou-lhe do Céu o ANJO DE JEO­VA: Abraão! Abraão!” A seguir o ANJO Se chama a Si mesmo Deus, ao dizer: “Agora sei que temes a DEUS e não ME negaste o teu filho.”

c) Gën. 48:15 e 16:

“[Jacól abençoou a José, dizendo: O DEUS diante de quem andaram meus pais Abraão e Isaque (...) o ANJO que me tem livrado do mal ABENÇOE estes mancebos.”
Nota:  O “Deus de Abraão, Isaque e Jacó” é JEOVA. Prova: Êxo.3:45.

d)  Exo. 3:2, 4, 6, 14:

 “Apareceu-lhe o ANJO DE JEOVÁ numa chama de fogo, no meio de uma sarça (...) Vendo JEOVA que ele [Moisésl se voltou (...).“ Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de lsaque e o Deus de iacô. (...) Assim dirás aos filhos de Israel: “o EU SOU enviou-Me a vós.” E em todo o capitulo 4, chama-se JEOVÁ o anjo.

e)   Juizes 6:12, 14, 16, 21, 22 e 23:

“Então lhe apareceu o ANJO DE JEOVÁ e lhe disse. (...) Virou-se para ele JEOVA e disse (...) Tornou-lhe JEOVÁ: ‘Certamente serei contigo.’ (...) (...) e o ANJO DE JEOVÀ desapareceu-lhe dos olhos. (...) Vi o ANJO DE JEOVÁ face a face. (...) Disse-lhe JEOVÀ (...) Não morreras.”

f)  Em Atos 7:38, o ANJO foi quem, no monte Sinai, deu a Moisês os oráculos divinos contidos na Lei.

Diz L. Boettner:

“À luz do Novo Testamento, este Anjo de Jeová que apareceu nos tempos do Velho Testamento, que falou como Jeová, exercia o Seu poder, recebia adoração e tinha autoridade para perdoar pecados, não podia ser senão o Senhor Jesus Cristo, que:
1.  veio do Pai. S. João 16:18.
2.  fala por Ele. S. João 3:34; 14:24.
3.  exerce o Seu poder. 5. Mat. 28:18.
4.  perdoa pecados. S. Mal. 9:2.
5.  recebe adoração. S. Mat. 14:33; 5. João 9:38.

E ainda mais essas razões:

a)  Deus, o  Pai, não foi visto por alguém. S. João 1:18.
b) Deus não podia ser enviado por nenhum outro, mas Deus o Filho foi visto. I S. João 1:1 e 2.
e)  o Filho foi enviado. S. João 5:36.
Se o Anjo não fosse Cristo, então a pergunta: ‘quem será este per­sonagem misterioso, o Anjo’, não teria resposta.”

Este Anjo de Jeová não era outro senão o Filho de Deus, único Mediador entre Deus e os homens!


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...