CRISTO O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO DE DEUS
Pedro
Apolinário
As
Testemunhas de Jeová e sua Interpretação da Bíblia, pág. 127- 4o. Edição –
Instituto Adventista de Ensino - Outubro 1986
Em Col. 1:15
Paulo escreveu: “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a
criação”.
Como harmonizar o primogênito de toda a criação, com
a idéia da eterna preexistência de Cristo?
Os
eternos negativistas da divindade
de Cristo, afirmam que nesta passagem a
palavra primogênito tem sentido temporal, “de modo que ele está classificado
entre as criaturas de Deus, sendo o primeiro entre elas”. Seja Deus
Verdadeiro, pág. 35.
Que significa a
palavra primogênito?
Quase sempre se pensa neste termo com sentido temporal,
significando única e exclusiva-mente o primeiro gerado ou nascido, mas este estudo
visa provar que além desta acepção a palavra é usada na Bíblia com o
significado de posição de preeminência. Às vezes, primogênito significa um
filho amado em grande maneira, o preferido entre os demais. O termo chega a ser
usado com o sentido de um qualificativo superlativo: Isaías 14:30 afirma: E os
primogênitos dos pobres serão apascentados...; isto quer dizer: E os mais
pobres, os paupérrimos serão apascentados.
A palavra grega
para primogênito é prwtotohoz - prototokos; formada de prwtoz = primeiro, melhor, mais importante, mais preeminente, e tohoz — nascido, criança, de tihtw nascer. Com o sentido de mais importante, mais preeminente
todos conhecem o título de primeiro ministro, primeira ministra.
A palavra pode e
é usada na Bíblia para a primeira criança que nasce. Gên. 25:25; Números 18:15;
Luc. 2:7; Heb. 11:28.
Referindo-se a
Jesus esta palavra é usada sete vezes no Novo Testamento. Duas vezes, de seu
nascimento através de Maria - Mat. 1:25; Luc. 2: 7. Cinco vezes, não do
nascimento físico, nas em sentido figurado.
Rom. 8:39 - Primogênito entre muitos irmãos;
Col. 1:15 - Primogênito de toda a criação;
Col. 1:18 - Primogênito dentre os mortos;
Heb. 1: 6 - Deus introduz o primogênito no mundo;
Apoc. 1: 5 - Primogênito dos mortos.
Col. 1:15 - Primogênito de toda a criação;
Col. 1:18 - Primogênito dentre os mortos;
Heb. 1: 6 - Deus introduz o primogênito no mundo;
Apoc. 1: 5 - Primogênito dos mortos.
Destas sete
referências a Cristo, a que merece especial atenção é a de Col. 1:15.
Notem bem que Paulo não diz que o Filho de Deus foi a
primeira criação, mas o primeiro de toda a criação. Na sua relação com Deus,
Cristo jamais é chamado primogênito, mas sim unigênito, ou ainda melhor único, como é visto noutro capítulo desta
apostila.
Será que com a
frase - primogênito de toda a criação - Paulo almejava mostrar que Jesus foi o
primeiro ser criado, ou que ele é o primeiro em posição? O contexto e a
Analogia da Fé, nos provam que não há aqui a idéia de ser o primeiro gerado,
mas o que tem a primazia sobre tudo; Col. 1:18.
Heb. 1:6 nos
indica de modo bem claro que a palavra primogênito indica a preeminência de
Cristo e o seu domínio sobre todas as coisas.
O eminente
professor de grego nas Universidades de Tennessee e Yale, Isbon T.
Beckwith, em seu livro Apocalypse of
John, comentando a passagem de Apoc. 1:5 afirma que a palavra “ prototokos “ =
primogênito, tem o sentido hebraico de o mais notável em categoria principesca.
F.F.Bruce em seu Comentary on the
Espistle to the Hebrews, pág. 15 nos diz: “Cristo é chamado o
primogênito de toda a criação, porque Ele existe antes de toda a criação e
porque toda a criação é herança dele”.
Entre os judeus todo primogênito
tinha o direito de reclamar quatro privilégios:
1o.) A consagração a Deus. Ex. 13:2, 13, 15;
22:29;
2o.) O direito de sucessão nos poderes paternos.
Deut. 21:17;
3o.) A bênção especial do pai;
4o.) Dobrada porção da herança material paterna.
Deut. 21:17.
(Ver
“Primogenitura”, Dicionário de la Santa Biblia, New York, página 525).
Se os judeus tivessem sido leais a
Deus haveriam participado dos poderes da primogenitura em sua forma mais
ampla. (Êxodo 4:22 - Dirás a Faraó: Assim
diz o Senhor: Israel é meu Filho, meu primogênito).
1o.) Israel foi o único povo da terra consagrado
a Deus;
2o.) Recebeu uma bênção especial quando saiu do
Egito;
3o.) O direito de chegar a ser “a cabeça” das
nações, como império mundial (Dan. 2:44) e
. ser reais
sumo-sacerdotes.
4o.) Receber a herança da Canaã Celestial.
Todos estes privilégios fizeram com
que a palavra fosse empregada figuradamente com o significado de preeminência,
respeitabilidade, pessoa digna de toda a atenção.
Referências Bíblicas Provando a Preeminência de
Primogênito
Gên. 41: 50-52 José tinha
dois filhos, sendo Manassés o primogênito, .
mas Jeremias 31:9 afirma: “Efraim
é o meu primogênito.
I Sam. 16:10—12 Davi sendo o mais
jovem entre sete irmãos foi ungido rei.
.
Sem preeminência cronol6gica recebeu as prerrogativas do . primogênito —
Salmo 89:20,27.
I Crôn.
26:10
Sinri, tampouco era o primogênito,
apesar disso foi eleito
o principal.
Êxo.
4:22
Moisés devia dizer a Faraó:
Israel é meu filho, meu
.
primogênito. Esta afirmação indica os privilégios deste
. povo,
que é chamado na Bíblia de escolhido,
santo, e .
especial e de muitos, outros títulos elogiosos. Deut.7:6-7.
Provas
Bíblicas da Preeminência de Cristo
Estes privilégios não permaneceram para sempre com
Israel, como a Hist6ria Bíblica nos côn
firma, mas se reuniram na pessoa de Cristo, como se conclui do cotejo
de várias passagens:
Ezeq. 21:27 Ruína: Ruína: A ruínas a reduzirei, e ele
já não será, até que venha aquele a
quem . ela pertence de direito; a
ele a darei - Babilônia.
Sal. 110:4 O Senhor jurou e não se arrependerá: tu
és sacerdote para sempre, segundo a . ordem de Melquisedeque .
.
Zac. 6:13 Ele mesmo edificará o templo do
Senhor, e será revestido de glória; assentar-se-á . no seu trono e dominará,
e será sacerdote no seu trono e reinará perfeita união entre . ambos os ofícios.
Gén. 49:10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão
de entre os seus pés, até que venha . Siló; e a ele obedecerão os
povos
.
Miq. 4:8 A ti, ó torre do rebanho, monte da
filha de Sião, a ti virá, sim virá o primeiro . domínio, o reino da filha de
Jerusalém,
Heb. 4:14 Tendo, pois a Jesus, o Filho de Deus,
como grande sumo sacerdote que penetrou
. os céus, conservemos
firme a nossa confissão. .
Dentre os personagens do Velho
Testamento, José e Davi estão entre aqueles que mais se destacaram,e não sendo
primogênitos pelo nascimento receberam este título em virtude do destacado
papel que desempenharam na história do antigo Israel. Ao pensarmos no titulo de excelência que
receberam — primogênito — e sendo eles um símbolo de Cristo, entenderemos
melhor porque nosso Salvador, cinco vezes, recebeu dos escritores bíblicos
esta nobilíssima menção.
W.E.Read, em
artigo inserto no Ministério Adventista - Setembro e Outubro de 1964, página
20, escreveu:
“Isto é algo do
que Deus queria indicar ao falar de seu ‘Primogênito’. O que se aplica a Israel
como povo, aplica-se num sentido muito mais amplo ao Messias — a Cristo Nosso
Senhor.
Na palavra ‘primogênito’, portanto,
a ênfase não está necessariamente na descendência física, mas na posição de
dignidade, honra e preeminência. Todas as prerrogativas da primogenitura foram atribuidas
a Jesus, mas num sentido muito mais amplo e completo”.
Cita ainda o
mesmo autor de Adão Clarke:
“Eu o farei Meu
Primogênito. Lidarei com ele como um pai o faz com seu filho primogênito, a
quem pertence uma porção dobrada das posses e das honras. A palavra primogênito
nem sempre tem um significado literal nas Escrituras. Ela muitas vezes
significa simplesmente filho benquisto ou mais amado; alguém que se estima acima de todos os
outros, e se distingue por alguma prerrogativa elevada. Assim Deus chama
Israel Seu Filho, Seu primogênito. Êxodo 4:22. No mesmo sentido ela é às vezes,
aplicada ao próprio Jesus Cristo, para indicar Sua supereminente dignidade”.
Adão Clarke,
Comentary on the Bible, sobre o Salmo 89:27.
Cristo - O
Primogênito
São João nos diz
que Cristo é o “primogênito dos mortos” Apoc. 1:5. O primogênito dos Mortos foi
Abel, porém Cristo é o principal de todos os que tem morrido, o mais amado de
Deus entre os mortos ressuscitados. Assim é o “ primogênito” de toda a criação
(Col. 1:15), não por ser o primeiro ser criado (Ele é Pai Eterno: Isaías 9:6)
senão “para que em tudo tenha a preêminência (Col. 1:18)”.
Cristo é o
principal de toda a criatura porque é “O primogênito do Céu” (D.T.N. p.34);
e o “primogênito da Terra” ... “adoram-no todos os anjos de Deus” (Heb. 1:6).
O Filho de Deus é
o primogênito, porque é“sobre todo o principado e autoridade, e poder, e
dominação e sobre todo o nome que se nomeia
não sóneste século, mas também no
vindouro”. — Efésios 1:21.
Cristo é o
primogênito de Deus porque:
19 Tem sido
eleito: Mat. 2:17; I Ped. 2:4;
2o.Tem
recebido a bênção do Pai; Salmo 118: 26; Luc. 1:42;
3o. Será sucessor do Pai
como juiz: Atos 10: 42; e Rei e Senhor do Universo: Luc 1:32;
I Timóteo 6:15:
4o.
Foi chamado o mais amado do Pai: Mat. 3:17; Luc. 9:35;
5o.
Foi exaltado ao máximo por Deus. Fil. 2: 9
CONCLUSÃO
Um dos principais problemas
envolvidos com este tema 6 que a linguagem humana é inadequada, por suas
limitações, para expressar conceitos envolvidos com as coisas divinas.
Todos os
comentaristas têm chegado a conclusão unânime de que a palavra Prototokos
aplicada a Cristo não significa o primeiro a ser criado. Se Paulo visasse
afirmar isto de Cristo ele teria usado o vocábulo grego protoktistos.
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