Youtube

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - CRISTO O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO DE DEUS



CRISTO O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO DE DEUS


Pedro Apolinário
As Testemunhas de Jeová e sua Interpretação da Bíblia,  pág. 127- 4o. Edição –
 Instituto Adventista de Ensino - Outubro 1986

Em Col. 1:15 Paulo escreveu: “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.

Como harmonizar o primogênito de toda a criação, com a idéia da eterna preexistência de Cristo?
          Os eternos negativistas  da divindade de  Cristo, afirmam que nesta passagem a palavra primogênito tem sentido temporal, “de modo que ele está classificado entre as criaturas de Deus, sendo o primeiro entre elas”. Seja  Deus  Verdadeiro, pág. 35.

Que significa a palavra primogênito?

Quase sempre se pensa neste termo com sentido temporal, significando única e exclusiva-mente o primeiro gerado ou nascido, mas este es­tudo visa provar que além desta acepção a palavra é usada na Bíblia com o significado de posição de preeminência. Às vezes, primogênito significa um filho amado em grande maneira, o preferido entre os demais. O termo chega a ser usado com o sentido de um qualificativo superla­tivo: Isaías 14:30 afirma: E os primogênitos dos pobres serão apascentados...; isto quer dizer: E os mais pobres, os paupérrimos serão apascentados.

A palavra grega para primogênito é   prwtotohoz -        prototokos; formada de prwtoz =  primeiro,  melhor, mais importante,  mais preeminente, e tohoz — nascido, criança, de  tihtw  nascer.  Com o sentido de mais importante, mais preemi­nente todos conhecem o título de primeiro minis­tro, primeira ministra.

A palavra pode e é usada na Bíblia para a primeira criança que nasce. Gên. 25:25; Números 18:15; Luc. 2:7; Heb. 11:28.

Referindo-se a Jesus esta palavra é usada se­te vezes no Novo Testamento. Duas vezes, de seu nascimento através de Maria - Mat. 1:25; Luc. 2: 7. Cinco vezes, não do nascimento físico, nas em sentido figurado.

         Rom.            8:39           - Primogênito entre muitos irmãos;
        Col.               1:15          
- Primogênito de toda a criação;
         Col.              1:18          
- Primogênito dentre os mortos;
         Heb.             1: 6                       
- Deus introduz o primogênito no  mundo;
        Apoc.            1: 5           
- Primogênito dos mortos.

Destas sete referências a Cristo, a que me­rece especial atenção é a de Col. 1:15.

Notem bem que Paulo não diz que o Filho de Deus foi a primeira criação, mas o primeiro de toda a criação. Na sua relação com Deus, Cristo jamais é chamado primogênito, mas sim unigênito, ou ainda melhor   único, como é visto noutro ca­pítulo desta apostila.

Será que com a frase - primogênito de toda a cria­ção - Paulo almejava mostrar que Jesus foi o primeiro ser criado, ou que ele é o primeiro em posição? O contexto e a Analogia da Fé, nos provam que não há aqui a idéia de ser o primeiro gerado, mas o que tem a primazia sobre tu­do; Col. 1:18.

Heb. 1:6 nos indica de modo bem claro que a palavra primogênito indica a preeminência de Cristo e o seu domínio sobre todas as coisas.

O  eminente professor de grego nas Universi­dades de Tennessee e Yale, Isbon T. Beckwith,  em seu livro Apocalypse of John, comentando a pas­sagem de Apoc. 1:5 afirma que a palavra “ prototokos “ = primogênito, tem o sentido hebraico de o mais notável em categoria principesca.

F.F.Bruce em seu Comentary on the Espistle to the Hebrews, pág. 15 nos diz: “Cristo é cha­mado o primogênito de toda a criação, porque Ele existe antes de toda a criação e porque toda a criação é herança dele”.

Entre os judeus todo primogênito tinha o direito de reclamar quatro privilégios:

1o.)    A consagração a Deus. Ex. 13:2, 13, 15; 22:29;

2o.)    O direito de sucessão nos poderes paternos. Deut. 21:17;

3o.)    A bênção especial do pai;

4o.)    Dobrada porção da herança material pa­terna. Deut. 21:17.

(Ver “Primogenitura”, Dicionário de la San­ta Biblia, New York, página 525).

Se os judeus tivessem sido leais a Deus ha­veriam participado dos poderes da primogenitura em sua forma mais ampla. (Êxodo 4:22 - Dirás a Faraó:  Assim diz o Senhor: Israel é meu Filho, meu primogênito).

1o.)    Israel foi o único povo da terra consa­grado a Deus;

2o.)    Recebeu uma bênção especial quando saiu do Egito;

3o.)    O direito de chegar a ser “a cabeça” das nações, como império mundial (Dan. 2:44) e      .                   ser reais sumo-sacerdotes.

4o.)    Receber a herança da Canaã Celestial.

Todos estes privilégios fizeram com que a palavra fosse empregada figuradamente com o sig­nificado de preeminência, respeitabilidade, pes­soa digna de toda a atenção.


Referências Bíblicas Provando a Preeminência de Primogênito


Gên. 41: 50-52                                   José tinha dois filhos, sendo Manassés o primogênito,                                                .                                                          mas  Jeremias 31:9 afirma: “Efraim é o meu primogênito.
                                                          
                                                      

I Sam. 16:10—12                              Davi sendo o mais jovem entre sete irmãos foi ungido rei.   .                                                         Sem preeminência cronol6gica recebeu as prerrogativas do .                                                         pri­mogênito  —  Salmo 89:20,27.
                                                          
                                                          
     I Crôn. 26:10                                    Sinri, tampouco era o primogênito,  apesar disso foi eleito                                                        
                                                          o principal.

      Êxo. 4:22                                         Moisés devia dizer a Faraó:   Israel é meu filho, meu                                                           .                                                              primogênito. Esta afirmação in­dica os privilégios deste ­                                            .                                                              povo, que é chamado na Bíblia  de escolhido, santo, e                           .                                                              especial e de muitos, outros títulos elogiosos. Deut.7:6-7.
                                                           
                                                           
                                                          
                                                               

Provas Bíblicas da Preeminência de Cristo


Estes privilégios não permaneceram para sempre com Israel, como a Hist6ria Bíblica nos côn  firma, mas se reuniram na pessoa de Cristo, co­mo se conclui do cotejo de várias passagens:


Ezeq. 21:27     Ruína: Ruína: A ruínas a redu­zirei, e ele já não  será, até que venha aquele a quem   .                  ela pertence de direito; a ele a darei - Babilônia.                                                                                                                      
                                                                                                                                                            
Sal. 110:4        O Senhor jurou e não se arrependerá: tu és sacerdote  para sempre, segundo a                  .                  ordem de  Melquisedeque .                                                     .                                                               

Zac. 6:13         Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e será revestido de gló­ria; assentar-se-á                               .                       no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono e reinará perfeita união entre           .                       ambos os ofícios.

Gén. 49:10      O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre os seus pés, até que venha                .                 Siló; e a ele obedecerão os povos                                                                                                                  .                                                              
Miq. 4:8          A ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá, sim virá o primeiro                .                 domínio, o rei­no da filha de Jerusalém,                                                            

Heb. 4:14      Tendo, pois a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdo­te que penetrou                                                             .                 os céus, con­servemos firme a nossa confissão.                                                          .                                                            


Dentre os personagens do Velho Testamento, José e Davi estão entre aqueles que mais se destacaram,e não sendo primogênitos pelo nascimen­to receberam este título em virtude do destaca­do papel que desempenharam na história do antigo  Israel.  Ao pensarmos no titulo de excelência que receberam — primogênito — e sendo eles um símbolo de Cristo, entenderemos melhor porque nosso Salvador, cinco vezes, recebeu dos escri­tores bíblicos esta nobilíssima menção.

W.E.Read, em artigo inserto no Ministério Adventista - Setembro e Outubro de 1964, página 20, escreveu:

“Isto é algo do que Deus queria indicar ao falar de seu ‘Primogênito’. O que se aplica a Israel como povo, aplica-se num sentido muito mais amplo ao Messias — a Cristo Nosso Senhor.
Na palavra ‘primogênito’, portanto, a ênfase não está necessariamente na descendência física, mas na posição de dignidade, honra e preeminência. Todas as prerrogativas da primogenitura foram atribuidas a Jesus, mas num sentido muito mais amplo e completo”.

Cita ainda o mesmo autor de Adão Clarke:

“Eu o farei Meu Primogênito. Lidarei com ele como um pai o faz com seu filho primogênito, a quem pertence uma porção dobrada das posses e das honras. A palavra primogênito nem sempre tem um significado literal nas Escrituras. Ela mui­tas vezes significa simplesmente filho benquis­to ou mais amado;  alguém que se estima acima de todos os outros, e se distingue por alguma prer­rogativa elevada. Assim Deus chama Israel Seu Filho, Seu primogênito. Êxodo 4:22. No mesmo sentido ela é às vezes, aplicada ao próprio Je­sus Cristo, para indicar Sua supereminente dig­nidade”.

Adão Clarke, Comentary on the Bible, sobre o Salmo 89:27.

 Cristo   -    O Primogênito

São João nos diz que Cristo é o “primogênito dos mortos” Apoc. 1:5. O primogênito dos Mortos foi Abel, porém Cristo é o principal de to­dos os que tem morrido, o mais amado de Deus entre os mortos ressuscitados. Assim é o “ primogênito” de toda a criação (Col. 1:15), não por ser o primeiro ser criado (Ele é Pai Eterno: Isaías 9:6) senão “para que em tudo tenha a pre­êminência (Col. 1:18)”.

Cristo é o principal de toda a criatura por­que é “O primogênito do Céu” (D.T.N. p.34); e o “primogênito da Terra” ... “adoram-no todos os anjos de Deus” (Heb. 1:6).

O Filho de Deus é o primogênito, porque é“sobre todo o principado e autoridade, e poder, e dominação e sobre todo o nome que se nomeia
não sóneste século, mas também no vindouro”. —  Efésios 1:21.

Cristo é o primogênito de Deus porque:

19 Tem sido eleito: Mat. 2:17; I Ped. 2:4;

2o.Tem recebido a bênção do Pai; Salmo 118: 26; Luc. 1:42;

3o. Será sucessor do Pai como juiz: Atos 10: 42; e Rei e Senhor do Universo: Luc 1:32;
     I Timóteo 6:15:

4o. Foi chamado o mais amado do Pai: Mat. 3:17; Luc. 9:35;

5o. Foi exaltado ao máximo por Deus. Fil. 2: 9

 

CONCLUSÃO



Um dos principais problemas envolvidos com este tema 6 que a linguagem humana é inadequada, por suas limitações, para expressar conceitos envolvidos com as coisas divinas.

Todos os comentaristas têm chegado a con­clusão unânime de que a palavra Prototokos aplicada a Cristo não significa o primeiro a ser criado. Se Paulo visasse afirmar isto de Cristo ele teria usado o vocábulo grego protoktistos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...