Youtube

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - A DIVINDADE



                                                    A  DIVINDADE

Doutrinas I        Pastor Axel             Resumo da aula de 05/10/2002

Estória :  Menininha de 4 anos, que tirava água do mar com um pequeno balde plástico e colocava a água num buraco cavado na areia.
Alguém lhe pergunta:  O que você esta fazendo?  Ao que ela responde: “Estou colocando o mar dentro deste buraco...” 
Podemos fazer a aplicacao a nos querendo compreeder a natureza de Deus...  Deus e’ como a imensidao do  oceano... e nos com um pequeno balde tentamos colocar ao Deus infinito, dentro de nosso cerebro, de nosso conhecimento finito!...

Porque os Judeus não tiveram condições de compreender algumas coisas...

Cremos em uma Divindade composta de três pessoas.

Diversos versos nos indicam a unicidade de Deus!...

Deuteronômio 4:5 :  “... O Senhor é Deus e não há outro...”

Não são 3 deuses, são 3 pessoas em um só Deus.

Deut. 6:4   “...Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor,...”

Deut. 6:5   “ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”

Marcos 15:39  “ Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”

Os Reis Magos leram as profecias ....   Números 22:23,  Daniel,...etc.

Quando Jesus foi apresentado no templo...   Por revelação... Simão e Ana... Lucas 2

Porque  algumas pessoas receberam a revelação e outras não ?

Estado de atenção, ... preparo.

A singularidade da Divindade:

João 17:3  “E a vida eterna é esta : que Te conheçam a Ti como o único Deus, verdadeiro e a Jesus a quem enviaste.”

I  João 5:20 “O Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento...”

Rom. 1:20  “Porque os atributos invisíveis de Deus, o seu eterno poder como também  a sua divindade, claramente se reconhecem...”

Marcos 12:29 –30  “Qual o principal mandamento?  Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e o segundo é semelhante a este: amarás ao teu próximo como a ti mesmo...”

Efésios 4:4-6  Um só Deus

I Timótio 1:17  Assim o Deus Eterno, Deus único

I Tim. 1:17  “...Um só Deus  e um só mediador entre Deus e os homens : Jesus Cristo.”

A pluralidade da Divindade 


Gen. 1:26  “Façamos o homem a nossa semelhança”

Gen.3:20  “Eis que o homem se tornou como um de nós ...”

Gen.11:7   “Vinde desçamos e confundamos a sua linguagem.”

Êxodo 3:2 e 6  “Apareceu-lhe o Anjo do Senhor...”  Refere-se a segunda pessoa da Divindade. Anjo do Senhor esta no lugar de Deus.

Isaias 42:1 “Eis aqui o meu Servo a quem o sustento o meu escolhido, a quem a minha alma se compras; pus sobre ele o meu Espírito...”

Gen. 6:3 e 1:2

Isaias 48:12  e 16 “... não falei em segredo desde o princípio, ... Agora o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito.”

A Divindade , ou Deus, é um triangulo onde cada lado é uma pessoa.

João  cap. 3  =>  Deus, o Pai  é apresentado.

João  cap.4  =>  Deus, o Filho é apresentado.

João cap.5  =>   Deus, o Espírito Santo é apresentado.

Trindade no Novo Testamento: 

Mateus 3:16 e 17   
Mateus 28: 19 e 20
II Coríntios  13:13 ou 14

É o mesmo Deus de quem, para quem, são todas as coisas, que é a um tempo o Pai que provê o Filho que realiza e o Espírito que aplica a redenção.

A Divindade de Jesus

Jesus dizia que Deus é um, mas Ele próprio ensinou para batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Bispo chamado Ário no norte da África, em Cartago que originou a

Doutrina de que Jesus é Filho, descendente...  então não pode ser Eterno como o Pai.

Existe um pouco de dificuldades sobre isso. Vejamos o que a Bíblia diz:

Só existem 2 textos sobre isso no Antigo Testamento:

Jesus é Eterno = Deus


Textos Explícitos:

Isaias 9:6  “Porque um menino nos nasceu um filho se nos deu...e seu nome será :  Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

Miquéias 5:2  “...Tu Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti Me sairá o que há de reinar em Israel, cujas origens são desde a eternidade.”

Êxodo 3:  “Eu sou o que sou”

No Novo testamento, textos implícitos:

Lucas 19:10   “Porque o Filho do Homem  veio buscar e salvar o que se havia perdido...”

Marcos 10:45  “Porque o Filho do Homem... não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”

João 16: 12   “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vos não podeis suportar agora”.

Mateus 15:24 “Não fui enviado a não ser às ovelhas perdidas de Israel.” (Quem foi que enviou?)

Marcos 2:17 “Tendo Jesus ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os pecadores.”

Declarações explicitas:

João 8:23 “Vos sois cá de baixo, eu sou la de cima, vos sois deste mundo, eu deste mundo não sou.”

João 17:5 “Glorifica-me com a gloria que tive junto de Ti antes que houvesse mundo.”

João 8: 56 a 58  “Antes que Abraão existisse eu sou”. Ver Êxodo 3:14

João 1:29 e 30,14,1,...    “Unigênito”

Timóteo 1:15  “Fiel é a Palavra, e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”
Fil. 2:2 a 8   Pois ele subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus...

Colossenses 1:16 e 17 Pois nele foram criadas todas as coisas, ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.

Verso 15 : Ele é o Primogênito de ...     Ver Hebreus 11:17   para explicar Unigênito e Primogênito ... significa o cargo...  Ver também Gen.22:2.  “Teu único filho Isaque, .... Jacó é o meu primogênito...”

Unigênito  =   único nascido desta forma....

Col.2:9  “Pois nele habita corporalmente toda a plenituda da divindade.

3 dias e 3 noites no interior da terra....    pensamento hebraico:  3 dias envolventes...


Aula de Cristologia  Doutrinas I    19/10/02

“Derrama” teu Santo Espírito para que possamos usa-lo, é pensamento pagão...

Isaias 61:1 a 4 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros para procalamar o ano da bondade do Senhor.”

Neemias 9:20 “E deste o seu bom Espírito para ensinar.”

Efésios 4:30  “Não entristeçais o E. S. de Deus...”

Romanos 8:26   “Também o Espírito nos assiste em nossa fraqueza ....pois não sabemos como orar, e o mesmo Espírito intercede por nos com gemidos inexprimíveis...”

O E.S. é dado para que a pessoa tenha condições de ser fiel e de obedecer...

S. João 15:5  “...Sem mim nada podeis fazer...”

O E.S. é dado para :

-          O desempenho da obra de Deus.
-          Para o ensino.
-          Para edificação da Igreja.

Explicação de Salmo 2:7  “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és Meu Filho, eu hoje te gerei.”

Vejamos primeiro o verso 6:  “Eu ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião” Ler do verso 6 a 9.

Hoje eu te gerei =  sentido figurado, refere-se ao rei... (Davi ou a Cristo)

Aula:   Cristologia  Axel   26/10/2002

Salmo 2: 7   Se refere ao Messias  Unção ou se refere ao Rei coroação

Se Jesus é Deus ele não foi gerado, a não ser por Maria, mas já existia.

Atos 10:38  “como Deus ungio a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

Para sair do problema ver Salmos 89:27  e depois os versos 3 e 4.

Pessoas que eram ungidas:  Sumo sacerdote, Reis e às vezes  os profetas .

Monogenes (foi traduzido como) =Filho Unigênito em :     João  1:14 e 18;  3:13;   4:9;   11:17 , I Joao 4:9. Em grego = Monogenés, que significa:

Mono = um,    Genes = espécie  (gen), ou seja, monogenes = unico na especie.

Porque em Lucas é traduzido para único e não unigênito?

Filho Único  =  Monogenés

Lucas 7:12;  filho único = monogenés
Lucas 8:42   filha única  = monogenés
Lucas 9:38   único          =  monogenés

O Codex Versalhensis (365 a.D.) por Eusébius Bispo de Vercelli, a palavra “monogenés”  é traduzida por únicus (único) não por unigênito. Isto ocorreu antes (pelo menos 50 anos) da traducao para o Latim por Jeronimo, na Vulgata, que a terminou em 420 AD.

Gênesis 22:16:  “...porque não me negaste o teu único filho...”  ‘yachid’ = único da promessa..., pois Abraão teve outros filhos.

Na Septuaginta, traducao para o grego das escrituras sagradas hebraicas, em + ou – 170 AC, a palavra “yachid” foi traduzida como “monogenes”...


Monogenés = “um de uma espécie”;   “único”, unico da especie...  e nao unico gerado!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...