Youtube

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O CAMINHO DA NEGAÇÃO







A dor de uma traição deve ter sido uma das maiores dores que Cristo sofreu aqui nesta terra, alguém que tinha passado três anos e meio com Jesus acaba por o trair, mas se a dor que Judas foi grande existe uma outra dor que Cristo sofreu e que continua a sofrer ainda hoje. Essa também foi realizada por um dos seus discípulos. Pedro.



Alguém sabe me dizer qual foi? Pois é Pedro negou a Jesus, aquele discípulo que tinha confessado que Cristo era o filho de Deus agora nega conhecer a Jesus.



É importante pensarmos que Pedro era um daqueles discípulos mais íntimos de Jesus, como era possível Pedro negar a Jesus.



Talvez isto seja uma lição para nós que até temos uma relação com Jesus talvez até somos bons trabalhadores na sua obra, diáconos, anciãos directores de certos departamentos, talvez nós que nos julgamos os mais próximos de Jesus, talvez nós também já fomos ou negamos também a Jesus.



Os Irmãos até podem se perguntar como é possível que tal aconteça? Como é que Pedro negou a Jesus?



O que vos posso dizer é que para que Pedro negasse a Jesus ele seguiu alguns passos que eu acredito que cada um de nós se os seguir também acaba por negar Jesus tal como Pedro assim o fez.



Ler João 13:36-38



Pedro mostra aqui aquilo que muitas vezes cada um de nós faz, ou seja a sua auto-suficiência, Senhor por ti darei a minha vida, acredito também que estão aqui no nosso meio pessoas que dirão o mesmo, até posso dizer que cada um de nós que está aqui hoje poderia dizer estas mesmas palavras eu Senhor darei a minha vida por ti.



Pois é Jesus não vai contra aquilo que Pedro lhe disse ele simplesmente revela a Pedro o que vai acontecer. Antes que o galo cante três vezes me negarás.



É agora a partir daqui que podemos começar a olhar para as acções de Pedro, podemos analisar bem os passos que ele dá até chegar á negação.



Depois da Santa Ceia Jesus foi para o Jardim do Getsémani e ali estavam mais próximo dele os três discípulos mais íntimos de Jesus Pedro, João e Tiago. Podemos ver isto em Marcos 14: 32-38



Vemos aqui quase que propositadamente Jesus chamar à atenção de Pedro, O que se passa contigo Pedro estás a dormir quanto te pedi para estares acordado, não pudeste vigiar nem uma hora?



Havia ali mais dois discípulos que adormeceram como Pedro mas Jesus estava a atentar abrir os olhos de Pedro para que ele pudesse vencer a tentação. Para que isso acontecesse Pedro precisava de orar.



Penso que aqui esta a primeira resposta para cada um de nós para não cairmos na tentação de negar a Jesus, orar, orar e pedir a Deus que nos envie o seu Santo Espirito afim dele nos abrir os olhos e estarmos atentos ao inimigo.



Mas parece que Pedro não compreendeu este aviso Jesus saiu e quando voltou achou-os dormindo novamente. Quão fraco Pedro estava, Pedro necessitava orar mas não deu importância á oração.



Entretanto ainda naquele Jardim chegaram os soldados mais os sacerdotes para prenderem Jesus Judas o traidor estava ali para apontar quem era Jesus. Foi então que os seus discípulos lhe disseram: feriremos á espada? Lucas 22:49-50.



O apóstolo João diz-nos que aquele que cortou a orelha tinha sido Pedro. Nem tinha esperado pela resposta de Jesus e agiu logo. Tinha de ser Pedro já que tinha adormecido agora tinha de mostrar aquilo que prometera lutar e dar a vida pelo mestre, acredito que Pedro devia ter pensado vês Jesus como estavas enganado eu estou aqui para te defender.



Pobre Pedro sem mesmo esperar que Jesus disse-se alguma coisa actuou, quantas vezes também agimos assim, dizemos a Deus:- Senhor diz-me que caminho seguir, mas já estamos a seguir o nosso, senhor queremos isto ou aquilo e já estamos a tentar resolver o problema pelas nossas próprias mãos. Isto nunca aconteceu convosco? Jesus mostra a Pedro que não era daquela forma que ele devia actuar, que o próprio Deus poderia mandar legiões de anjos para o livrar daqueles homens mas que ele precisava de beber o cálice que lhe estava aguardado.



Acontece que Jesus é preso e levam-no a casa do sumo-sacerdote e Lucas diz-nos algo interessante Ver Lucas 22: 54



Pedro seguia Jesus de Longe este talvez tenha sido o passo fatal para que Pedro negasse a Jesus. Existe aqui alguém hoje que anda afastado de Jesus? Até pode estar aqui na igreja e ser assíduo mas isto não quer dizer que a na sua vida ele não ande afastado de Jesus. O que é que nos tem afastado de Jesus? É o preconceito? A vergonha? O medo que outros saibam que aceitámos Jesus.



A verdade é que Pedro perante aquelas pessoas negou a Jesus, e só se deu conta disso quando o galo cantou.



Diz-nos Lucas 22:61 que Jesus olhou para Pedro e este lembrando-se de tudo aquilo que ouvira de Jesus saiu a correr, sabem Jesus não olhou para Pedro para condena-lo simplesmente olhou para ele com ternura com compaixão daquele seu discípulo que ele sabia que iria sofrer com aquele acto. Diz-nos o texto que Pedro saiu a chorar.



Jesus certa altura disse “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”



Talvez muitos de nós aqui já desiludimos o nosso Jesus, já o negámos e também já chorámos por aquilo que fizemos, Jesus conhece-nos bem e esta sempre disposto a nos consolar quando acontecem situações destas, ele não nos nega, ele também olha para nós com compaixão querendo nos confortar.



Podemos ver esse consolo de Jesus ainda na vida de Pedro, na manhã da ressurreição Jesus aparece a algumas mulheres vejamos o que Jesus lhes diz:- Marcos 16: 6-7



Penso que seria um consolo para Pedro saber que Jesus mandara uma mensagem para ele, afinal Jesus ainda se importava com ele, acredito que Pedro sentiu que o seu mestre ainda contava com ele.



Antes disso Jesus tem um dialogo interessante com Pedro. Ver João 21:15.



Pedro mostrara agora que o próprio Jesus sabia tudo, sabia da sua fraqueza, mas também que o amava.



Que Deus nos abençoe com esta lição que as sagradas escrituras dão de Pedro. Lembremo-nos sempre que por mais auto-suficientes que sejamos, podemos cair como o fez Pedro, se isso acontecer lembremo-nos também da forma como Jesus olhou para Pedro e como o tratou, mesmo depois de ele o negar.    

FIM

DEIXE UM COMENTÁRIO

7 comentários:

  1. Ao ler esta mensagem, vejo mais uma vez que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Obrigado por tudo querido Jesus.

    ResponderEliminar
  2. que mensagem Deus abençoe a todos do blog

    ResponderEliminar
  3. otima introduçao gostei Deus abençoe

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...