Youtube

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

IGREJA DE LAODICEIA





Ler Apocalipse 3:14-22





Para conhecermos a igreja de Laodicéia devemos primeirocompreender o contexto social cultural da cidade de Laodicéia.





Laodicéia era uma cidade muito importante, devido ao seucomercio, ali vinham mercadores de terras longínquas a fim de fazer trocascomerciais. Havia em Laodicéia algumas características próprias que faziamdesta cidade uma cidade especial.





Como disse a pouco a cidade era importante isto porque era umacidade rica.





Ela caracterizava-se por ter uma lã preta que era cobiçada pelasua qualidade, e pela raridade por isso era uma lã cobiçada por pessoas deposses.





Uma outra característica tinha a ver com a sua universidade demedicina que produzia um colírio muito bom para os olhos, e por isso muitaspessoas vinham curar as suas enfermidades visuais.





Por fim ela tinha o privilégio de receber de umas montanhasperto da cidade uma água morna que chegava á cidade por um aqueduto construídopara esse efeito, de certeza que era uma cidade que usava a agua como fontestermais.





Alem destas características que tornavam a cidade bastanteconhecida e importante, existia uma outra característica que a definia e que Jesusnão se esquece de a mencionar. No versículo 17 diz: Rico sou, e estouenriquecido, e de nada tenho falta.         





Era uma cidade que se gabava da sua condição económica, umacidade que era autónoma que não precisava de ninguém. Uma caso flagrante da suaauto-suficiência foi no ano 60 D.C. a cidade sofreu um grande terramoto quedesvastou grande parte da cidade, mas esta sem querer ajuda de Roma sereedificou com o seu próprio poder económico.





Quando Jesus dá esta mensagem ele não o faz a cidade mas áigreja, o que se constata é que a igreja vivia na mesma situação que a cidade,com os mesmos princípios e valores, será que nos identificamos dentro destadescrição? Será que não estamos a seguir os mesmos valores que a nossasociedade segue, será que pensamos da mesma forma que a sociedade em Geral.Penso que cada um deve reflectir em si próprio e ver onde é que tem seguido ovalores terrenos. e contribuído para o estado letárgico da nossa igreja.


Face a um quadro destes, Jesus escreve a esta igreja deLaodicéia e introduz-se como sendo o Amen, em hebraico significa “o que éverdade” depois ele continua dizendo que é a testemunha fiel e verdadeira, istomostra mais uma vez o seu caracter verdadeiro, algo que contrasta com a igrejade Laodicéia. E termina dizendo que Ele é o princípio da criação de Deus.





Jesus conhecendo esta igreja utiliza uma linguagem que lhes ébem familiar, ele identifica-se como sendo um mercador e no versículo 18 elemostra os produtos que estão a venda ele tem ouro refinado no fogo, tem tambémvestes brancas e um colírio especial para a vista.





Estes produtos eram bem familiares aos seus destinatários. Seeles tinham uma lã preta Jesus estava agora a dizer para eles comprarem vestesbrancas.





O que quererá Jesus dizer com o comprar, será que o ser humanopode comprar alguma coisa a Deus? Será que Deus precisa de dinheiro? O quequererá isto dizer?





A única troca que Jesus quer fazer com o ser humano é ter o seucoração por inteiro, as vestes brancas são a justiça de Deus, Deus quer queprocuremos a semelhança de Jesus pois ele está disposto a vestir-nos com a suajustiça.





Ele quer nos dar o colírio do Espirito para que saibamos ver poronde andamos. O Ouro refinado no fogo quer dizer que é seu desejo que o serhumano aumente a sua fé e o amor em Jesus.





Mas pelos vistos não era nada destes materiais que a igrejapossuía. Pelo contrário Jesus  revela oestado desta igreja, ele diz que ela nem era quente nem fria, que era morna eque a vomitaria da sua boca.





Eu não sei se já pensaram alguma vez na condição desta igreja?Porquê que Jesus prefere frio a morno, reparem morno está mais perto do quenteque o frio, então basta aquecer mais um pouco e torna-se uma igreja quente,porque é que Jesus diz que a prefere fria?





Sabem irmãos existe uma característica daqueles que são quentesé que estão insatisfeitos com a sua condição, ou seja, têm medo de ir a baixona sua fé, de arrefecer, por isso estão constantemente insatisfeito lutandopara que a sua relação com Deus aumente.





Uma coisa curiosa é que as pessoas frias têm a mesmacaracterística, ou seja elas estão também insatisfeitas, existe qualquer coisaque não as preenche e é com estas pessoas que Deus pode trabalhar, é com estaspessoas que o Espirito pode realizar o milagre.





Mas se estivermos mornos qual é a nossa condição? É estarmossatisfeitos ou acomodados connosco próprios, pensamos que estamos bem e que nãoexiste em nós necessidade de uma mudança de vida.





Dou um exemplo para percebermos:- se eu sou uma pessoainteligente eu penso que terei facilidade em passar nos exames então resolvideixar de estudar sei a matéria, sinto-me seguro e nem preciso de a rever,sinto mesmo que estou bem preparado, o dia do exame chega e corre mal, passadodias recebo a nota negativa e dou-me conta que afinal não sabia nada. Estasituação levou-me a perceber em que estado me encontrava.





Mas raparem agora naquele que sabe a matéria mas que senteinsatisfeito com o que sabe, ele quer aprender sempre mais, pois não sabe bem asua condição face ao exame, se ele estuda ele vai receber uma boa nota,





Da mesma forma aquele que sabe que não sabe nada, ele decidesair do seu estado e fazer qualquer cosia por ele, se não ele já sabe o que lheespera.





Era bom que cada um de nós fizesse uma analise da condição emque se encontra, como é que têm sido?





Somos cristãos que nem somos maus, mas também não somos bons,não somos hostis a Jesus mas também não temos uma relação mais íntima com ele,não somos mesquinhos mas também não somos entusiasticamente generosos, não nosopomos em ajudar o próximo mas que acabamos por não fazer nada por eles.





Que tipo de cristãos temos sido nós, sabemos que a igreja deLaodicéia representa o estado da igreja de Cristo antes de ele vir a estaterra.





Mas Jesus apesar de tudo amava a igreja de Laodicéia e por issoele apresenta-se como aquele que pode criar tudo de novo, não é precisodesesperámos, ele pede só para que lhe abramos a porta, ele depois fará oresto, temos estado a ouvir Jesus a bater a porta do nosso coração.





Ilustração





Conta-se a história de umpintor que desenhou Jesus a bater a uma porta. Depois de ter terminado a obra,decidiu convidar uma serie de críticos de pintura para poderem dar a suaopinião. Enquanto a análise estava a ser feita, uma mão se levantou e mencionouum lapso no desenho. Esse crítico então se levantou aproximou-se do quadro eapontou para a falta do puxador na porta. Logo depois de este ter mencionadoisso, o pintor afirmou que o tinha feito de propósito, pois aquela portarepresentava o nosso coração, e que por causa disso só podia ser aberta pordentro.





Assim será também connosco, ou seja Deus não obriga ninguém asegui-lo, ele não força a entrada, nem arromba a porta. Somos nós que temos delhe abrir a porta ao som do seu chamado.





Jesus esta a nossa espera se temos agido mal durante esta semanase não temos sido nem quentes nem frios mas mornos Jesus tem o colírio quenecessitamos para vermos melhor.





Ele termina com a promessa mais linda que ele fez a todas asoutras igrejas para quem escreveu. Ele diz o seguinte, versículo 21.





Ao que vencer, lhe concederei que se assentecomigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seutrono. Apocalipse 3:21





Reinar com Deus é a promessa, sentar no seu trono é o nossodestino, que privilégio enorme. Estaremos no centro do universo a reinar comDeus para sempre.





Que promessa magnifica que Deus nos abençoe muito e que duranteo resto desta semana que tenhamos a coragem de abrir a porta a Deus pois ele jáesta batendo.


        

3 comentários:

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...