Youtube

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MARIOLATRIA





Hoje o culto à virgem Maria éuma das principais festas da igreja Católica, sendo as peregrinações e os diasa ela dedicados, os mais atractivos para os cristãos católicos. Sabemos que umpouco por todo o mundo santuários se têm construído com a finalidade de cultuaro que os católicos admitem ser a mãe de Deus.



É importante percebermos oque é que a bíblia nos diz sobre a mãe de Jesus e como a teologia católica e atradição por ela assumida transformaram esta humilde mulher no principal objectode adoração, mesmo colocando-a à frente do personagem Jesus.



Talvez pareça duro estaspalavras, ainda por cima se for um crente católico a lê-las, mas a sinceridadepela verdade bíblica devia estar a cima das tradições humanas, e dos laçosafectivos que possamos ter com tal crença.



A verdade é que podemos estarsinceramente errados, e cabe a cada um de nós procurar a verdade e a vontade deDeus



Gostaria hoje de poderpartilhar convosco um estudo que fiz já faz alguns anos, e que nos ajuda aperceber que contornos históricos fez de Maria, aquilo que ela é hoje.



A igreja Católica baseou osseus dogmas Mariais a partir de três livros apócrifos   



O que é um Dogma:- Osdogmas nasceram da meditação e reflexão de crentes inteligentes os quaisestabeleceram pontos de doutrina fundamentais e incontestáveis, poder-se-ámesmo dizer imutáveis. 

          

O que é um livroapócrifo:- do Grego Kruptein “esconder” do qual a sua autenticidade éduvidosa ou negada.



Existe 3 livros apócrifos osquais a igreja Católica baseia o seu estudo sobre Maria.



1º Livro- Proto Evangelho deTiago

2º Livro- Pseudo Evangelho deMateus

3º Livro- Pseudo Evangelho deJoão



É importante dizer que estelivros são importantes a nível histórico e literário, mas não os podemoscolocar ao mesmo nível dos livros inspirados que compõem o Canon bíblico.



Felizmente os primeiroscristãos fizeram uma triagem e determinaram aqueles livros que deveriamconstituir a base da inspiração e que tinham sido escritos por aqueles quelidaram de perto ou foram contemporâneos de Jesus. No caso dos apócrifos muitosdeles foram tentativas falhadas de certos homens poderem se fazer passar pelosverdadeiros autores bíblicos, e com isto serem os seus escritos aceitescanonicamente.



Bem cedo na história cristãse acham relatos que nos ajudam a perceber que a personagem Maria, começou aser alvo de reflexões teológicas.

Os primeiros autores cristãoscomo por exemplo o filosofo Justino e o bispo Inácio de Antioquía fazem mençãode Maria mãe de Jesus como aquela que trouxe no seu ventre o Filho de Deus.


No 3º séculoIreneu de Lyon desenvolveu o papel de Maria, na sua obra de título “AsHeresias” ele desenvolve a ideia de Paulo quanto ao Novo Adão, e dá a Maria afigura da nova Éva, ou seja onde Éva desobedeceu, Maria foi obediente     



Celebração a Maria




Asimagens de Maria começaram por ser colocadas em lugares de culto, ao princípioos fieis cantavam hinos de louvor a fim de celebrar a beleza a pureza daquelaque fora escolhida por Deus para se encarnar.

       Depois os cânticos foram dirigidos especialmente para Mariapassando a adoração a Deus e a Jesus para segundo plano. Isto porqueacreditavam que Ela detinha o poder para os proteger e ajudar.

       Uma Oração a Maria foi encontrada no século 20 escrita numpapiro Egípcio o qual mencionava esta noção de Maria como mãe de Deus.

       Foi também atribuído a Maria funções divinas tais como atenderos pedidos dos fieis assim como o direito de salvar o ser humano.

      

Desenvolvimento da doutrina do Teotokos




Está palavra teotokos querdizer “Mãe de Deus”

Em primeiro lugar as pessoascomeçaram a reflectir sobre a pessoa de Jesus. “Quem foi Jesus?” Foi então quesurgiu duas questões fundamentais:-

1ª- Um homem escolhido porDeus para ser seu filho?

2ª Ou um ser celeste enviadopor Deus afim de ser um humano?



Peranteestas questões surgiu então uma outra questão:

3ª de quem Maria é mãe?



Foientão no concilio de Éfeso em 431 que a ideia de Maria mãe de Deus toma o seulugar.

       Perante esta tomada de posição poderemos dizer que a imaginaçãohumana fez desta jovem de Nazaré uma santidade divina.



Imagem doutrinal


  

Otitulo de mãe de Deus dado a Maria foi alvo de muitas criticas e discussõesteológicas, uma das questões que punha mais dificuldades de ser resolvida era ahumanidade de Maria, ou seja se Ela era um ser humano como qualquer um de nós, comocompreender a noção de Mãe de Deus?

Tevede ser criado uma Mariologia, ou seja uma imagem de Maria que a tornasse maisdo que uma simples humana, ou seja a imagem que sustenta a ideia da virgindadede Maria antes durante e depois do nascimento de Jesus.

       Foientão a partir do concílio de Latrão em 649 que esta visão de Maria foi impostacomo verdade doutrinal.

       Em 1555 o Papa Paulo IV declara que Maria foi semprevirgem.  



Dogma da imaculada concepção de Maria




Santíssima Maria




       A imagem de virgem era necessária para aproximar Maria a Deuse para uma moral absoluta.

       Nos primeiros tempos Maria era vista como uma mulher e mãe admirável,mas sujeita ao pecado, mas quanto mais o culto a Maria aumentava, mais os fieiscomeçaram a partilhar a ideia que ela jamais poderia ter cometido algumpecado,  por sua vez os livros apócrifostransmitiam essa ideia.

       Para justificar a santidade de Maria os mariologos propagarama ideia que Deus interveio a fim de purificar Maria logo desde a suaexistência.

       É por isso que se começou a defender que em Maria não se achounenhum pecado nem falha no seu comportamento.



Maria a preservada   




       Mais ou menos na mesma altura a teologia cristã desenvolve umareflexão sobre o pecado original, Santo Agostinho diz que este pecado originalé transmitido a todo o ser humano de geração em geração.

       Segundo esta reflexão Maria seria também considerada pecadora,mas como esta reflexão causou problemas aos defensores de Maria, entãoresolveu-se explicar que Maria teria sido santificada desde o seio da sua mãe.

       Alguns teólogos importantes da igreja na altura nãoconcordaram com esta ideia, de que Maria não teria nascido com o pecadooriginal, o próprio Santo Agostinho assim como Tomás de Aquino.

       No século 15 um franciscano compôs uma missa sobre a imaculadaconcepção de Maria, e apresentou ao Papa Sixto IV para que ele a aceitasse.

       Mas foi só no ano de 1617 que o Papa Paulo V proibio que houvessealguém que se opusessem á afirmação da imaculada concepção de Maria.

       No século 18 foi estabelecida uma festa da imaculada concepçãode Maria.

       E no século 19 mais precisamente no dia 8 de dezembro de 1854o Papa Pio IX pronunciou esta ideia como verdade dogmática. (ou seja umaverdade imutável)



Adormecimento de Maria




       Ninguém sabe nada sobre a morte de Maria, nem o lugar nem omomento. Para a maior parte dos crentes e dos defensores de Maria, ela terápassado directamente desta terra para o céu sem passar pela corrupção da tumba.

       Os apócrifos situam a sua morte em Jerusalém.

No XII e no XIII séculos veioa ser corrente, honrar a morte e a ascensão de Maria.           

       O Papa Pio XII proclamou como dogma (verdade incontestável), aascensão de Maria no dia 1 de novembro de 1950, este dogma foi proclamado nãotanto pela perfeição de Maria mas pela sua proximidade com Jesus.



A mulher de Apocalipse 12




“ Viu-se um grande sinal no céu,uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés, e uma coroa de dozeestrelas sobre a sua cabeça” Apc 12:1  



Esta mulher que é descritapelo apostolo João em apocalipse 12, é vista pela igreja católica como sendoMaria, embora saibamos que esta mulher representa a igreja e que a lua aos seuspés representa o estar apoiada nos princípios do antigo testamento, que asestrelas na cabeça representam o fundamento na doutrina de Jesus que foiconfiada aos 12 apóstolos, e vestida de sol, porque é Cristo que a cobre.



A Verdade é que os símbolosdas 12 estrelas têm inspirado homens e mulheres, e podemos os ver sobretudo naBandeira europeia, bandeira esta que se faz representar por exemplo nas notasde euro, ou nas matriculas dos carros.



Isto mostra a força da crençaem Maria como mãe de Deus.



Mas depois de termos visto oque a história nos apresenta, e como esta doutrina se desenvolve mais na baseda crença humana do que propriamente na verdade escriturÍstica, será importanteolharmos alguns episódios em que Maria aparece nas escrituras.



Posição Bíblicasobre Maria



É importante perceber o que abíblia fala verdadeiramente sobre Maria mãe de Jesus.



O evangelho segundo são Marcosnão fala da infância de Jesus, e quando ele fala de Maria é sempre em desacordocom Jesus.  



E foram para uma casa. E afluiu outra vez amultidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.

E, quando os parentes de Jesus ouviram isto,saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. Marcos 3:20-21



Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendoficado do lado de fora, mandaram chamá-lo.

E a multidão estava assentada ao redor dele, edisseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.

E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãee meus irmãos?

E, olhando em redor para os que estavamassentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.

Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus,esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. Marcos 3:31.35



Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra,e os seus discípulos o acompanharam.

Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga;e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas?Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suasmãos?

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, eirmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui connoscosuas irmãs? E escandalizavam-se nele

Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta semhonra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Marcos 6:1:4



O evangelho segundo são Mateusfala-nos no intuito de José em repudiar Maria



Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim:Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se terconcebido do Espírito Santo.

Então José, seu marido, como era justo, e a nãoqueria infamar, intentou deixá-la secretamente. Mateus 1:18-19



E José, despertando do sono, fez como o anjo doSenhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu àluz um filho, a quem pôs o nome de Jesus. Mateus 1:24-25



É interessante salientar aqui que o texto deixatransparecer claramente que José não teve relações sexuais com Maria até aonascimento de Jesus, mas que depois disso eles tiveram uma vida normal no camposexual como qualquer casal comum.



O evangelho segundo são Lucasfala de Maria como a agraciada pelo facto de ela ter sido escolhida para gerarJesus, mas o catolicismo pega neste texto para dizer que a partir daqui foiconcedido a Maria o dom da graça ou seja ela podia dar essa graça a quem lhepedisse. 



E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado porDeus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

A uma virgem desposada com um homem, cujo nomeera José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria

E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor écontigo; bendita és tu entre as mulheres. Lucas 1:26-28



Um outro texto que Lucasmenciona fala de Maria como a bendita entre as mulheres. Esta frase representao que culturalmente e socialmente era vivido no seio do povo Judeu, ou sejaqualquer mulher ansiava por dar à luz o messias, essa era a escolhida por Deus,por isso a mais privilegiada.



E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e ébendito o fruto do teu ventre! Lucas 1:42



O apóstolo João tambémmenciona Maria.



E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas emCaná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.

 2 Eforam também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas.

 3 E,faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

 4Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minhahora. João 2:1-4



A expressão utilizadapor Jesus nesta frase não tinha caris nem ofensivo nem com falta de respeito àsua mãe, por outras palavras Jesus quis mostrar à sua mãe que não eraimportante antecipar os acontecimentos, relacionados com a sua pessoa.



Num outro texto, oapostolo João demonstra o carinho de Jesus pela sua mãe, quando a entrega aoseu discípulo para que este seja seu filho e esta sua mãe



Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípuloa quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

 27Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo arecebeu em sua casa.



O último texto que gostaria de apresentar é o do apostoloPaulo, quando mencionando Jesus diz que ele é:  

mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviouseu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Galatas 4:4



Conclusão



Não existe nenhum texto bíblico que sugira que Mariafosse ou se tenha tornado aquilo que a igreja Católica construiu. Penso quecomo cristãos devemos respeitar Maria, pois foi uma mulher especial, entretodas elas foi a escolhida por Deus para conceber o seu filho, contudo ela nãodeixou de ser uma mulher com as lutas, tentações, erros e pecados como qualquerser humano.

Existe somente um ser que deve e merece ser adorado eesse é Deus, seja na pessoa do Pai, do Filho ou do Espírito Santo.  



Apocalipse 5:9 diz: 12 que com grande vozdiziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, eriquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças.



A própria bíblia proíbe a adoração a outra qualquerpessoa ou ser que não seja Deus.



Não farás para ti imagem de escultura, nemalguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem naságuas debaixo da terra.

 5 Não teencurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, Êxodo 4:4-5



Jesus Cristo é também o único e legitimo intercessorentre nós seres humanos e Deus, mais nenhum ser tem esta autoridade:



5 Porque há um só Deus e um só mediadorentre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, I Timoteo 2:5



Estes e outros textos mostram claramente o caminho quedevemos seguir, querido amigo que Deus o ajude a compreender estas e outrasverdades, para que um dia recebamos a recompensa da vida eterna. Que Deus oabençoe muito. Amen.



FIM

DEIXA UM COMENTÁRIO, É SEMPRE BOM SABER O TEU FEEDBACK

SE QUISERES TER ESTE SERMÃO EM POWERPOINTM BASTA ENVIARESUM COMENTÁRIO COM O TEU MAIL.





Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...