Youtube

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DOUTRINA ULTRAPASSADA OU ULTRAPASSAR A DOUTRINA




A escolha deste título foi baseada num texto bíblico, e tenho como objectivo abordar um tema complexo que tem levado muitos membros a descomprometerem-se com a igreja adventista e ao mesmo tempo, a naufragarem em águas turvas e perigosas para a sua salvação.
Ler o texto bíblico.
Utilizando uma expressão do espírito de profecia, muitas vezes vamos à frente do anjo que nos está a guiar, pensamos que somos auto-suficientes e acabamos por ultrapassar a simplicidade da doutrina de CRISTO, para seguirmos fábulas humanas inspiradas por Satanás, para nos levar à perdição.
Ilustração: George Shaw era um escritor e dramaturgo Irlandês que viveu no século 19.  Este Senhor um dia recebeu uma carta anónima que continha somente uma palavra, essa palavra era “IMBECIL”, ao partilhar com os amigos o sucedido disse: tenho recebido muitas cartas escritas mas sem assinatura, pois bem, pela primeira vez recebo uma carta com assinatura mas sem estar escrita.
À semelhança deste homem também tenho o desprazer de receber correio anónimo, normalmente de irmãos ou ex irmãos que não querendo se identificar escrevem barbaridades contra a IASD. Ultimamente temos recebido alguns destes documentos anónimos de irmãos que continuam a pertencer à nossa igreja mas que anonimamente lutam contra ela tentando mostrar que esta está em apostasia defendendo doutrinas erradas.
Depois de já terem enviado para os anciãos o mesmo documento, este grupo anónimo volta a fazê-lo, mas agora aos directores da Escola Sabatina. Infelizmente nenhum destes documentos foi enviado ao pastor da igreja, e nenhum destes documentos vem assinado. (Algo que à partida não merece qualquer crédido).
Numa leitura pelo documento houve pelo menos 3 pontos que gostaria de desenvolver nesta meditação. O primeiro é o pôr em causa a idoneidade da igreja Adventista, acusando-a de doutrinas falsas e de ensinar conscientemente essas doutrinas aos membros leigos.
O segundo ponto é pôr em causa a Divindade de Jesus Cristo, do ponto de vista deste grupo Jesus é um Deus criado, e não co-eterno com o Pai.
Finalmente o terceiro ponto é por em causa a divindade do Espirito Santo sendo Ele o Espirito do Pai ou de Jesus  e não um ser distinto e  divino.
Em suma o que o documento defende é um voltar às origens quando os pioneiros da igreja se opunham à ideia da trindade e da divindade de Jesus.
Gostaria então de poder analisar o primeiro ponto “Por em causa a igreja Adventista”
Ler citação tirada do documento.

Diz a citação que a igreja não é babilónia mas está em apostasia, no sentido em que foi desvirtuando a fé e a crenças dos primeiros pioneiros e que hoje defende doutrinas contrárias aquelas que existiam na sua origem.
Na realidade o documento traz uma serie de citações dos pioneiros que mostram o seu desacordo relativamente à trindade. A ideia é reforçar a crenças dos fundadores da igreja e sugerir um retorno às origens.
O problema é que se voltarmos às origens vamos enfrentar alguns problemas
Como sabemos os Pioneiros pertenceram ao movimento Adventista que se originou por Guilherme Miller, este movimento não tinha como objectivo ser sectário, pelo contrário era aberto a todas as pessoas e de todas as religiões, por isso aqueles que vieram a ser pioneiros da igreja adventistas vieram de contextos religiosos completamente diferentes, cada um tendo as suas próprias ideias e crenças espirituais.
Um dos pontos que os pioneiros defendiam logo no inicio, era por exemplo o domingo, isto era algo que já era defendido nas suas congregações de origem, por isso se pensarmos que teremos de voltar às origens temos também de assumir esta crença.
Gostaria de perguntar quem deseja voltar a adoração a Deus ao Domingo? Aquilo que podemos dizer é que os pioneiros reviram esta verdade bíblica e depois mais tarde aceitaram o sábado.
 Ainda em relação ao sábado os pioneiros ainda não tinham uma concepção certa quanto às horas sagradas, uns defendiam que o sábado começava ao pôr-do-sol, outros ao amanhecer do dia, ou às seis da manhã, outros ainda à meia noite. Mas depois do estudo do assunto pelo irmão John Andrews em 1855, foi aceite os argumentos bíblicos da hora do pôr-do-sol. Logo a seguir Ellen White tem uma visão que confirma o assunto.

Ao falar deste tema  Tiago White escreveu: “a Visão em 1868 confirmou o assunto com o irmão Bates e outros e harmonia geral prevaleceu entre nós, neste ponto, desde então”  Tiago White R&H, 25/2/1868. Pág. 168.
Aqui também podemos ver uma evolução na compreensão sobre o assunto, e por conseguinte uma atitude de aceitação a essa nova verdade.
Outra característica dos pioneiros era a aceitação comum de se ingerir carne proibidas.
Num artigo escrito por Tiago White em Novembro de 1850 The Present Truth , em duas paginas ele desenvolve o texto de Actos 10 no qual afirma que ingerir carne de porco na era  Cristã era absolutamente apropriado.  
O próprio casal White como muitos outros adventistas no inicio de 1850 ainda usavam carne de porco em sua dieta. A própria irmã White avisava a sua irmã para cozinhar carne de porco para o seu marido se ele desejasse.
Em Tiago White, in H.E. Carver, Mrs. E.G.White Claim to Divine Inspiration Examined, 1877, pág. 20
Um outro assunto que era defendido pelos pioneiros e que houve mudança teve a ver com a crença da porta fechada, quando Guilherme Miler o fundador do movimento adventista, cria que depois de 22 de outubro de 1844, a porta da graça se fecharia e depois disso não haveria mais salvação para os homens.
Mais tarde Ellen White escreve: “ Como meus irmãos e irmãs, depois de haver passado o tempo em 1844, eu cri que pecadores não mais se converteriam. Mas eu jamais tive uma visão a esse respeito” Ellen White, Mensagens escolhidas Vol 1 Pag, 74.este é mais um exmplo de como a compreensão de um assunto demorou a ser entendido e estabelecido.
Podíamos dar mais exemplo sobretudo a evolução teológica que foi discutida na reunião da assembleia Geral de 1888, onde assuntos como a Divindade de Cristo, A justificação pela fé, dividiam a igreja mas que a discussão dos temas e ajudou a esclarecer pontos controversos.
Num artigo escrito por George Knight, o célebre historiador adventista afirma o seguinte: ler citacao do dispositivo
Ler citação. Na realidade aquilo que no inicio foi as bases adventistas sofreram ao longo dos anos várias mudanças isso deve-se ao facto da reflexão espiritual e uma revelação progressiva que se foi desenvolvendo na dinâmica da igreja. A citação diz que muitos pioneiros não se uniriam à igreja, mas muitos não são todos.
Havia algo no pensamento teológico dos pioneiros que os ajudava a progredir na verdade, aquilo que ficou conhecido como a verdade presente. Esta expressão foi utilizada por José Bates quando ele próprio entendeu a verdade do sábado, na verdade o principio da verdade presente é aquele que defende que em cada época existe uma verdade aplicável ao tempo presente.
Ellen White diz o seguinte sobre este assunto:
Deve haver um desenvolvimento da compreensão, pois a verdade é passível de constante compreensão… Nossa exploração da verdade é incompleta. Temos alcançado apenas uns poucos raios de Luz Ellen White Manuscrpts Releasses Vol  5. Pág. 201
Um exemplo actual de um problema que a igreja enfrenta e que terá de saber lidar com ele e que de certa forma divide a igreja mundial, tem a ver com a ordenação das mulheres, os conservadores que representam uma maioria, compostos sobretudo pelos países africanos asiáticos em que o papel da mulher é ainda limitado opõem-se à ordenação da mulher, enquanto que existe um outro grupo que tem tendência a crescer que aceita a ordenação das mulheres ao ministério. Talvez daqui a uns anos haja uma decisão pela ordenação, e muitos que se opõem saíram dizendo que a igreja apostatou. Queridos amigos a verdade é que Deus vai revelando à sua igreja aquilo que é a verdade presente, esta é dinâmica e dá respostas concretas a problemas vividos.
O Contributo dos pioneiros foi muito importante, mas aceitar cegamente tudo o que defendiam deve merecer da nossa parte bom senso e reflexão. Muitos deles eram semi-arianos e outros anti-trinitarianos,
O segundo ponto que é defendido pelo grupo que enviou o documento anónimo tem a ver com a Divindade de Cristo, por um lado Jesus é um ser Criado, mas por outro ele é aceite como Deus nosso Salvador pois foi lhe dado esse poder pelo Pai. O único e verdadeiro Deus.
Ora se realmente Jesus é o ser criado ou Gerado, e mesmo assim ele é Deus, então assumimos que existem pelo menos dois Deuses, isto quer dizer que adoramos estes dois Deuses e isso leva-nos a sermos considerados Politeístas, algo que não difere muito dos cultos pagãos das eras passadas.
Outra questão é se ele foi criado/Gerado, como pode ser considerado nosso salvador ? Ellen White escreve: Na obra da criação, Cristo estava com Deus. Era um com Deus, igual a Ele… Só Ele, o Criador do homem podia ser seu Salvador. Nenhum anjo celeste podia revelar o Pai ao Pecador, reconquistando-o à aliança com Deus. Cristo, porém, podia manifestar o amor do Pai; pois Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo. Cristo podia ser o “árbitro” entre um Deus Santo e a humanidade perdida. Para Conhecê-lo.  Cap 12, revelando o carácter de Deus 12 de Janeiro

Será que podia ser uma divindade menor que emanou de uma divindade maior? Será que Jesus podia ser uma divindade menor?
10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
 11 Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.
Isaías 43:10-11
e depois de mim nenhum haverá.
 11 Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.
Isaías 43:10-11
Uma pergunta para pensarmos: Jesus é salvador?
11 Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.
Isaías 43:10-11
Mas se Jesus é outro Salvador então isto complica
O Antigo Testamento fala algumas vezes no anjo do Senhor ,
Diz que o Anjo deo Senhor veio a Abrão para ele sacrificar o seu filho no monte moriá, quando Abrão está prestes a sacrificar diz o texto: Mas do céu lhe

bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!
 12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto
Genesis 22:11-12

não me negaste o filho, o teu único filho.
Genesis 22:11-12
Quem é este anjo? Era Deus em forma de Anjo
porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
Colossenses 2:9
Queridos amigos aqui o texto está a dizer que em Cristo habita toda e não só uma parte ou um pouco da divindade.
Eu e o Pai somos um.
                                                                                                                                                         
Muitas vezes à quem diga que a doutrina da trindade é complicada, como é que 3 são 1 Deus, aqui diz-nos que o Pai e o Filho são Um
Gostava que me pudessem explicar uma coisa esta manhã.
Isaías Viu Deus?
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Isaías 6:1
Moisés viu Deus?
22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado.
 23 Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
Êxodo 33:22-23
Ezequiel Viu Deus?
26 Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem.
Ezequiel 1:26
Daniel Viu Deus?
Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.
Daniel 7:9
E os Anjos eles vêem Deus?
erafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Isaías 6:2-3
Vamos ver então este texto
18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
João 1:18
Os profetas viram Jesus.
Ilustração do Peixe, imaginem que vocês gostariam de mostrar aos vossos peixes que gostam deles, vocês mudam a agua, dão-lhe comida, etc, mas sempre que se aproximam ele foge, isso acontece porque nós somos grandes, somos como um deus para o peixe, qual é a melhor maneira de o peixe perceber que eu o amo, é tornar-me peixe, ser como ele, assim aconteceu com Jesus a 2ª pessoas da divindade assumiu a natureza humana para podermos compreender melhor este Deus. o único problema é que Deus correu o risco de o homem não o ouvir.
Ellen White diz o seguinte a propósito de Cristo: “Em Cristo existe vida, original, não emprestada, não derivada.” (Desejado de Todas as Nações, pg.  530)
Mesmo que os pioneiros tenham rejeitado Jesus como um dos seres da trindade Ellen White confirmava as suas convicções.
Terceiro e último ponto tem a ver com a Divindade do Espirito Santo, para este irmão que escreve o documento anónimo o Espirito Santo é Jesus ou mesmo o Pai, não o ser distinto deles.
Dos três seres da Divindade o Espirito Santo talvez seja aquele que teremos mais dificuldade em explicar. Contudo não somos deixados completamente à deriva sobre este assunto
Ellen White afirma o seguinte: "Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o "Espírito de verdade, que procede do Pai". João 15:26.

Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade "não falará de Si mesmo". João 16:13.

A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura
e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro."  Atos dos Apóstolos pg. 52.

Contudo ela tinha bem definido o que o Espirito santo era: Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da divindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder.
Ellen White O Desejado de todas as nações Pág. 671
“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos.” Evangelismo Pág. 616
Gostava de partilhar um trecho de uma carta enviada aos Pastor Leadro Quadros por alguém que tinha sido contra a trindade mas que veio a aceitar a trindade
Ele diz o seguinte:
Boa tarde, Leandro Quadros. Meu nome é Moisés Lucas e sou de Santa Catarina. Vou lhe contar um pouquinho da minha história de vida como Adventista do 7° Dia. Nasci num lar adventista. Meus pais conheceram a verdade quando tinham +/- 3 anos de casados, através do irmão de meu pai. Sempre fui ativo na IASD desde pequeno devido à influência dos meus pais, que sempre foram líderes na igreja onde morávamos.

Tenho dois irmãos, ambos casados, e namoro uma linda moça. No ano 2000 morávamos em Blumenau e meu pai era obreiro da IASD. Foi ali que comecei o contato pela 1° vez com a doutrina antitrinitariana. Confesso que no inicio me assustei um pouco, mas, com o passar dos meses, fui me adaptando à nova crença de meu pai. Por ele ter uma influência enorme na minha vida (pois o amo e respeito muito), aceitei a tese de que o Espírito Santo era apenas o poder ativo de Cristo [

os dissidentes não chegaram a um consenso: alguns pensam ainda hoje que o Espírito Santo é “o próprio Cristo”; outros, que é o “poder de Deus Pai e de Cristo” enquanto que os demais chegam ao cúmulo de dizer que o Espírito é “o anjo Gabriel! É uma verdadeira “babilônia” de heresias!]
http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.pt/
Aqueles que se afastam do principio bíblico da trindade acabam por naufragar por aguas perigosas.
Espírito Santo fala (At 8:29), ensina (Jo 14:26), dá testemunho (Jo 15:26), intercede em favor de outros (Rm 8:26-27), distribui dons a outros (1Co 12:11), e proíbe ou permite certas coisas (At 16:6-7). De acordo com Efésios 4:30, o Espírito Santo pode ser também entristecido pelas pessoas
Isto são características de um ser e não de uma força.
A bíblia diz claramente que o espírito Santo é Deus:
3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
 4 Conservando-o, porventura, não seria teu? …Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Actos 5:3-5
Outro texto é o de Mateus 28:19 “...batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Existem dezenas de textos que falam desdte Deus triuno, passariamos pelo menos uma semana a falar de aspectos deste Deus.
Conclusão
O apostolo Pedro falando dos escritos de Paulo diz que muitos tinham usado e distorcido o sentido desses textos por sua própria iniciativa.
que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
II Pedro 3:16
17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;
 18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
II Pedro 3:17
No final antes de Cristo voltar a Divindade vai ser posta em causa, o próprio Satanás virá e apresentar-se-á como o falso Cristo tentando enganar a muitos.
Por isso é importantes estarmos firmes na palavra de Deus.
Por vezes pensamos que só depois das boas novas serem pregadas ao mundo é que Jesus virá, e isso é verdade, mas ficamos com a sensação que todos os que vão ouvir vão se converter, mas a verdade é que o caminho é estreito e apertado o caminho que leva à salvação e que são poucos aqueles que farão parte do povo de Deus. a bíblia fala sempre num remanescente, 
Quanto a estes indivíduos que vos vêm apresentar outra doutrina a minha resposta é sejam simples como as pombas e prudentes como as serpentes.
Mas se fosse o apostolo João ele vos dizia:
8 Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.
 9 Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.
 11 Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.
II João 1:8-11

Deixo-vos com a bênção do apostolo Paulo 3 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
II Coríntios 13:13







FIM  



 DEIXE UM COMENTÁRIO 







PARA TERES ESTE SERMÃO EM POWERPOINT BASTA DEIXARES UM COMENTÁRIO COM O TEU MAIL


1 comentário:

  1. A trindade é um dogma católico todos sabem disso, até mesmo a igreja adventista, com certeza os pioneiros não eram trinitarianos por entender que se aceitassem este dogma, como poderiam proclamar as 3 mensagens angélicas.

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...