Youtube

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

JÓ E O ENIGMA DO SOFRIMENTO






Ilustração:





Conta-se a história de um homem riquíssimoque quis dar uma festa e presentear os seus convidados com a exibição de umnovo animal que tinha adquirido e que nadava na sua enorme piscina. Tratava-sede um tubarão branco. Na hora da festa este anfitrião decidiu desafiar os seusconvidados a ganharem metade da sua fortuna, propôs-lhes que se alguém entrassena piscina e nadasse até ao outro lado sem ser apanhado pelo tubarão que poderiacasar com a sua filha ou ficar com metade dos seus bens. Mal acabara de falareis que se houve o barulho de alguém que se atirara para a agua. Depois dealguns segundos bastante stressantes com agua a saltar por todos os lados eafurtunado convidado chegou ao outro lado são e salvo. Perante tamanha façanha,o anfitrião deslocou-se perto daquele homem deu-lhe os parabéns eperguntou-lhe: já sabe o que quer? Aquele homem ainda muito ofegante respondeu:sim, quero saber quem é que me empurrou para a piscina.





Por vezes olhamos para a nossa vidae perguntamos quem é que nos atirou para aqui… sentimos que vivemos neste mundoe que à nossa volta encontram-se tubarões que a qualquer momento nos queremdevorar.





Então surgem as perguntas maisprofundas que nós ser humanos podemos fazer, perguntas existências que põem emcausa a nossa estabilidade mental e espiritual.





Sobretudo nós Cristãos queacreditamos que a nossa existência não é um acaso, quando vivemos dor intensa,somos provados com pensamentos e sentimentos antagónicos.





Esta mensagem tem como objectivo nãodar a resposta ao sofrimento, mas dar pistas de reflexão, para todo aquele quevive neste mundo.





  • Ler o texto (Jó 1: 11)
  • Antes de mais é importante referir que este texto não um tratado sobre as relações Deus Satanás. Ou seja o livro de Jó não tem como objectivo nos dar ensinamentos históricos dos encontros entre Deus e Satanás.
  • Uma coisa é certa é que o drama do sofrimento humano ultrapassa o mundo visível. O livro de Jó mostra-nos que Deus está pessoalmente implicado nas nossas provações.
  • Então Deus fala a Satanás e diz-lhe “ Eis que tudo quanto tem está nas tuas mão, somente contra ele não estendas a tua mão.”Jó 1:12


- Aqui parece que Deus esta a jogar com satanás avida de Jó, mas infelizmente este versículo contêm uma dolorosa e perturbanteconfidencia, aquele plano inicial que Deus tinha para a raça humana tinha sidoalterado, agora um outro ser entra na história e altera os planos iniciais deDeus. 


  • Então vemos Jó que começa por perder os seus bens materiais, depois perde um dos bens mais preciosos que Deus nos dá “os filhos” e na sua angustia ele heroicamente afirma “ Nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá, o Senhor o deu e Senhor o tomou, bendito seja o seu nome.”Jó 1:21
  • Pode-se mesmo dizer que esta foi uma das frases mais admiráveis e cheias de fé prenunciadas por Jó, muitos pregadores utilizam-na nos serviços fúnebres, mas esta frase esconde um erro enorme, o qual Jó e muitos de nós hoje temos tendência a pensar.
  • Na realidade não foi Deus que tomou, mas satanás, Jó ignora o debate de Deus com satanás, ele atribui a Deus a morte dos seus filhos, ora a morte não vem de Deus mas do inimigo de Deus pois é ele que tem o império da morte He 2:14.
  • Satanás não se dá por vencido e uma vez mais diante de Deus pede que o sofrimento de Jó ainda seja aumentado ele diz “estende porem a tua mão e toca-lhe nos ossos e na carne e verás se ele não blasfema de ti na tua face” Jó 2:5
  • Ler os textos seguintes (Jó 2:8)
  • Ler o texto que é a esposa de Jó que fala (Jó 2:9)
  • Surge agora uma outra etapa um outro combate que Jó tem de travar, vêm ter com ele três amigos.
  • Admiro muito estes amigos de Jó, souberam da doença do amigo e vieram ter com ele, podemos considerar mais do que uma visita de tarde num hospital, eles deixaram todos os seus negócios, projectos e família para estarem com um amigo que sofre.
  • Diz que durante 7 dias não abriram a boca, á primeira vista não foi uma atitude sem nexo, pois face a alguém que sofre muitas vezes o silencio é benéfico, mas Jó ressentiu esse silencio de outra forma completamente contrária, sentiu como o tivessem a acusar. (ler Jó 3:1-3)
  • Podemos ver aqui um contraste em relação ás suas declarações anteriores. Ele ressentiu mais o silencio dos seus amigos que propriamente a provação em si mesma. Vemos que satanás não enviou somente o sofrimento mas os amigos também.
  • Se a atitude destes amigos era de consular Jó, acabamos por ver que em vez de consoladores se tornaram acusadores.
  • Gostaria de ver mais de perto os discursos dos amigos de Jó reparem o que diz Elifaz : ler (Jó 22:21-28) que discurso edificante. Embora se possa a primeira vista achar este discurso eloquente e cheio de religiosidade, Elifaz age como um fariseu onde coloca  a lei como factor para obter a benevolência de Deus ou mesmo a salvação de Jó. Antes de mais o que nos leva á salvação é a graça de Deus, antes mesmo do povo Judeu ter recebido a lei, ele já tinha sido liberto da escravatura. Errado pensar que nos salvamos pela lei
  • Deus mesmo rectifica o erro de Elifaz (Jó 42:7)
  • Depois deste discurso Jó solta um grito de certeza (Jó 27:5-6) Jó estava confiante da sua inocência.
  • Gostaria de ler agora o discurso de Eliu (Jó 33:16:19) o que eliu esta a querer dizer é que Deus nos faz passar provações para corrigir o caminho dos homens, ele vai mesmo ao encontro do que Paulo disse em (Romanos 5:3-4). Mas gostaria de fazer agora uma pergunta: foi Deus que quis o sofrimento? Ou ele recupera a situação para e usa-a de uma forma benéfica para o ser humano?
  • Se realmente a finalidade do sofrimento é melhorar o homem, então Deus inventou o sofrimento para levar o homem a perfeição
  • Se o sofrimento vem de Deus para purificar o homem então os mais visados seriam os maus, não um homem como Jó que era íntegro aos olhos de Deus.
  • Isto queria dizer que o mal seria a condição do bem. (sofrer era benéfico)
  • Três ideias surgem com muita subtileza das bocas destes amigos


-         Deus éjusto, ele distribui bênçãos e maldições, normalmente estas últimas, são semprepunições merecidas, é a doutrina da retribuição.


-         Uma sóexplicação para os teus problemas, tu cometeste vários crimes que negas tercometido.


-         Arrepende-teque Deus te perdoará.


  • Era o pensamento da altura, quem semeia recolhe, é o princípio da causa efeito.
  • (Jó 31:35) tinha manifestado o desejo que Deus interviesse e chegou a hora de Deus falar.
  • Podemos ficar decepcionados pois Deus não faz nenhuma alusão ao causador do sofrimento de Jó, aquilo que Jó não sabia tinha de ficar encoberto até ele passar pela prova. ele tinha de vencer pela fé e não pela vista.
  • Do capitulo 38 até ao 41 Deus começa por descrever as maravilhas insondáveis da criação para lhe dizer:- que sabes tu Jó da realidade? Pretendes tu me julgar? Deus fez-lhe cerca de 80 perguntas onde mostra que a Sua sabedoria e o Seu poder estão para lá da compreensão humana.
  • Jó não diz nada (Jó 40:4)
  • Então Deus retoma novamente a palavra para começar a descrever o Beemote, e o leviatã. Não é estranho Deus ter descrito as maravilhas da criação para agora estar a descrever estes animais tão ferozes? Se não virmos nestes animais as forças do mal, passamos ao lado da revelação capital do livro de Jó. Já no antigo Egipto Beemote e Leviatã eram representados em pinturas como estando ligados ao caos e a força brutal.
  • Olhem algumas características que Deus descreve estes animais ele é feito como Jó (Jó 40:15) depois diz que ele é a obra-prima dos caminhos de Deus (40:19) ninguém o pode caçar (40:24)
  • A mesma coisa se passa com o Leviatã (Jó 41:1) (Jó 41:33)
  • Se Jó tinha ficado calado quando Deus descreveu a natureza ele agora compreende que estes animais invencíveis pela mão humana representam as forças do mal que desequilibraram o universo.
  • Sabem irmãos Jó não defendeu só a sua inocência ele também lançou duvidas quanto a justiça de Deus ele disse : “eu digo que ele consome o recto e o impio”  (J’o 9:22)
  • E é então que Jó tem umas das palavras mais emocionantes da biblia ele diz (Jó 42:3:6)             
  • Um dado curioso na história de Jó é que ele recuperou em dobro tudo quanto havia perdido, ou seja ele agora tinha… (Ler Jó 42:12). Mas curiosamente Deus não lhe dobrou os filhos. (um filho perdido é insubstituível, ele os verá no céu )
  • Acabámos de ver que Jó tinha errado ao pensar que o mal vinha de Deus, agora ele compreendia que existia outro ser e era esse ser que lhe tinha trazido a desgraça a sua casa.
  • Não existe uma resposta única ou completa para o enigma do sofrimento, mas gostaria de vos dizer hoje que em parte a resposta já foi dada por Jesus.
  • Muitos acusam Deus de ter colocado a árvore do conhecimento do bem e do mal à mercê de Adão e Eva, foi ele que ao colocar aquela árvore ali provocou a queda do homem e com a queda o sofrimento. Na realidade podemos dizer que ao colocar ali a árvore Deus colocou-se a si próprio em cheque, isto porque, se o homem caísse, o próprio Deus teria de viver e morrer.
  • Queridos amigos Jesus viveu como homem, mas sem pecado, ele não merecia a morte porque ele não tinha pecado, mas o sofimento é mesmo isso é injusto.
  • Esta foi a maior e a única resposta que Deus podia dar ao sofrimento humano, ou seja ele próprio ter vindo sofrer,
  • Jesus quando aqui andou curou muitas pessoas ele nunca utilizou o sofrimento como seu aliado, mas lutou sempre contra ele, não lhe era indiferente o sofrimento do homem, e mais uma vez como vemos no livro de Jó Deus sofre connosco, Jesus a certa altura diz quem me vê a mim vê o Pai. Se olharmos bem para a vida de Jesus vamos ver que ele veio aliviar o sofrimento humano e não aumenta-lo.
  • Se por algum motivo justo Deus já pudesse ter terminado com o sofrimento ele também tinha poupado Jesus de sofrer, mas este ultimo foi até ao fim, ele morreu, ao ponto de por certas horas a trindade sujeita somente a dois seres.(Já imaginaram que o próprio Deus veio sofrer.)
  • A certa altura um pastor levou o seu filho ao posto de saúde para levar uma injecção, mas sentiu que o filho estava cheio de medo pela dor que ia sofrer. Quando a enfermeira se aproximou com a vacina, o filho perguntou à enfermeira se aquilo ia doer, o que esta respondeu: claro que não é uma piquinha e nem vais sentir. Nisto o menino virou-se para o pai e perguntou a mesma coisa: Pai a pica vai doer? O pai virando-se para o filho disse-lhe: sim filho, vai doer, mas eu estou aqui ao teu lado, e quando estiver a doer muito aperta a minha mão e sentirei aquilo que estás a sofrer.
  • A verdade é que esta história mostra que Deus nunca nos disse que não íamos sofrer, nem que a dor nunca ia bater à nossa porta. O que ele nos mostra é que seja qual for a dor que vivamos ele está ao nosso lado, ele promete confortar-nos e dar-nos força nessas dificuldades, para olharmos para ele que também sofreu, mas que venceu.
  • Acredito que ao ler esta mensagem possa já ter vivido ou mesmo esteja a viver um momento de dor. Por vezes é a dor física, outras a dor emocional, vivemos dores variadas, dores que jamais os outros ao nosso lado compreenderão, mas gostaria que soubesse caro amigo que Deus sabe conhece e vive o seu sofrimento, não desista, o grande dia está a chegar, quando Jesus voltar ele terminará para sempre com a morte, com o sofrimento e a dor.


Jesus prometeu que isto um dia vaiacabar, (ler Apocalipse 21:1-5) estas palavras são verdadeiras e fieis.








FIM



 DEIXE UM COMENTÁRIO 



PARA TERES ESTE SERMÃO EM POWERPOINT BASTA DEIXARES UM COMENTÁRIO COM O TEU MAIL

1 comentário:

  1. Excelente muito bom esse esboço. Deus te abençoe pastor com muita unção do espirito santo . alfrmattos@gmail.com

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...