Youtube

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TEMPO NÃO É DINHEIRO




Houve um tempo que a ociosidadeera muito grande, pode-se mesmo dizer que foi uma arma utilizada por satanáspara separar o homem de Deus.



Tanto mulheres como homensdeixavam a sua mente desocupada para ser alvos e marionetes nas mãos do diabo.



Mas ao longo do tempo e maisprecisamente nos nossos dias vemos que o Diabo mudou a sua estratégia, já não éa ociosidade a sua arma mas sim o contrário, ou seja trabalho em excesso.



Nunca na história da humanidadese viu o homem mais ocupado do que nos nossos dias, é de casa para o trabalhodo trabalho para casa, o objectivo é sempre o mesmo obter dinheiro para obteros bens necessários, é uma casa nova, um bom carro, umas boas férias, uma boaeducação para os seus filhos e tantas outras coisas que vão satisfazendo ocoração egoísta do homem.



Nunca em nenhuma época dahistória humana se viu tanta tecnologia e ao mesmo tempo tanta falta de tempo.Por ex: hoje nas nossas cozinhas temos máquinas para tudo, para lavar roupa eloiça, para aquecer e fazer comida, se formos a ver na cozinha temos tudo o queé mais avançado para poupar tempo, hoje temos um carro que nos leva a todo olugar, um avião que nos coloca no outro lado do mundo em algumas horas, mas oque acontece é que o homem parece que vive sem tempo.



A vida corre a uma velocidadeimpressionante, e o homem tem a sensação que ainda pode ir mais rápido.



Só para termos uma ideia do queacontece hoje na nossa sociedade é só observar um típico casal Português, ele eela trabalham, de manhã levam os filhos para a cresce ou ATL depois ao fim datarde vão busca-los, de seguida comem uma refeição juntos, para depoiscolocarem as crianças na cama para começar um novo dia, ao fim de semana dormemao sábado porque estão cansados, e no domingo ficam muitas vezes em casasentados no sofá a ver televisão. Gozam finalmente um mês durante o ano. A vidaresume-se a isto.



Acredito que a qualidade de vidabaixou neste últimos anos em prol de valores materiais. Por causa do ritmoalucinante a vida do ser humano resume-se a uma escravatura, o homem é escravodo trabalho, escravo do materialismo, escravo de satanás.



Existe pouco tempo ao descansoquer físico quer mental quer mesmo espiritual, o tempo que descansamos é muitasvezes considerado tempo desperdiçado, por isso satanás coloca no nosso caminhosempre alguma coisa para fazer, para nos desviar daquilo que realmente éimportante.


A bíblia também nos fala dodescanso, e diz-nos como é que Deus se preocupou com esse tempo de repouso o queiria beneficiar o homem em todas as áreas da sua vida.



Só para termos uma ideia, emIsrael havia alguns dias de descanso, lembram-se de alguns? Sábado, a páscoa,pentecostes, o dia da expiação, festa dos tabernáculos. Poderíamos mesmo dizerque nas grandes festas havia feriados.



Mas o mais surpreendente é quehavia ainda mais dias de descanso, basta olhar o que Deus diz em Levítico.



Ler Levítico 25:1-9



 1 Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai,dizendo:

 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes:Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então, a terra guardará umsábado ao SENHOR.

 3 Seis anos semearás a tua terra, e seis anospodarás a tua vinha, e colherás a sua novidade.

 4 Porém, ao sétimo ano, haverá sábado dedescanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo, nempodarás a tua vinha.

 5 O que nascer de si mesmo da tua sega nãosegarás e as uvas da tua vide não tratada não vindimarás; ano de descanso serápara a terra.

 6 Mas a novidade do sábado da terra vos serápor alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e aoestrangeiro que peregrina contigo;

 7 e ao teu gado, e aos teus animais que estãona tua terra, toda a sua novidade será por mantimento.



        Otexto mostra claramente que no sétimo ano o povo iria parar dos seus afazeres,naquele ano iriam recolher somente daquilo que a terra lhes daria, seria umamaneira da terra poder descansar, e ao mesmo tempo o homem teria este ano dedescaso.



Muitas vezes ouvimos a expressãovou fazer um ano sabático, era mais ou menos o que acontecia aqui com o povo, aindapor cima a cada sete anos vivia esse momento.

O que é que Deus queria que opovo fizesse neste ano? Ler Deuteronómio 31:9-12



9 E Moisés escreveuesta Lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca doconcerto do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.

 10 E deu-lhes ordem Moisés, dizendo: Ao fim decada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na Festa dosTabernáculos,

 11 quando todo o Israel vier a comparecerperante o SENHOR, teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta Lei diante detodo o Israel aos seus ouvidos.

 12 Ajunta o povo, homens, e mulheres, emeninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para queouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e tenham cuidado de fazertodas as palavras desta Lei;



Quer dizer que o povo de Israelgozava o sétimo ano como um ano de dedicação ao Senhor, nesse ano o povo iriaestudar e meditar na lei de Deus, seria um ano em que homens, mulheres,crianças e até os estrangeiros podiam se aproximar de Deus sem ter mais nenhumapreocupação.



Quando oiço cristãos dizerem quevão fazer um ano sabático, esquecem-se que este tempo não é tempo de deixar assuas responsabilidades de igreja, mas pelo contrário é um tempo deempreendimento espiritual



O mais surpreendente no relatobíblico é aquilo que vamos ver já a seguir, ou seja. Para além do sábadosemanal, dos dias de festa e do ano sabático, havia ainda em Israel um outromomento para o descanso.



Ler Levítico 25:8-10



8 Também contarás setesemanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanasde anos te serão quarenta e nove anos.

 9 Então, no mês sétimo, aos dez do mês, faráspassar a trombeta do jubileu; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta portoda a vossa terra.

 10 E santificareis o ano quinquagésimo eapregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; Ano de Jubileu vosserá, e tornareis, cada um à sua possessão, e tornareis, cada um à sua família.

 11 O ano quinquagésimo vos será jubileu; nãosemeareis, nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis asuvas das vides não tratadas.

 12 Porque jubileu é, santo será para vós; anovidade do campo comereis.





Ano jubileu, era outro anosabático, vamos então fazer as contas, cada sete anos havia um ano sabático,7 vezes 7 = 49 ouseja o ano 49 era ano sabático e o ano 50 também era. Dois anos de descanso, onde o homem podiadescansar, onde a terra também descansava. Já imaginaram um patrão chegar ao péde vós e dizer-vos para tirar dois anos de férias.



Aqui nesta terra não existepatrões que se preocupam do nosso bem estar a esse ponto, mas um Deus douniverso tinha em sua mente e no seu coração dar este tempo ao seu povo.



Eu imagino os povos vizinhos deIsrael que vinham fazer trocas comerciais e que percebiam que naqueles doisanos seguidos os Judeus viviam em festa e consagração a Deus, sem sepreocuparem em plantar ou vindimar.



Que testemunho poderoso dogrande Deus de Israel. Que oportunidade tinham os estrangeiros de comprovar queaquilo que o povo tinha, dependia somente de um ser misericordioso e soberano,do único Deus verdadeiro.



Dois anos em que Deus permitiaque o povo se aproximasse dele, este povo não ia se preocupar com mais nada anão ser com a vida espiritual. Talvez muitos de nós olharíamos para os nossos negóciose perguntaríamos: o que vai ser do meu negocio? Como é que vou sobreviverestando parado dois anos.



Estes dois anos eram anos dedependência de Deus, era confiar totalmente que ele supriria todo aquilo que opovo precisava. Acredito que deste criança o povo aprendia a depositar a sua fésomente em Deus.



Muitas vezes precisamos deconfiar mais naquilo que Deus nos dá e não tanto naquilo que as nossas mãos conseguemfazer.



Muitas vezes defrontamo-nos commuros elevados, em que nos sentimos presos sem saída, mas tendo fé no nosso Senhor,podemos ver milagres a acontecer á nossa frente e vivermos também essaexperiencia de fé.



Se nós fossemos mais dependentesde Deus veríamos que os obstáculos que se nos apresentam não eram mais do queuma forma de nos fortalecemos ainda mais.



O povo de Israel durante estesdois anos depositava a sua confiança em Deus, eles sabiam que Deus lhes iriasuprir a falta de alimento, e que estes dois anos não lhes iriam atrasar osnegócios.



Hoje mesmo no mundo cristão,apercebemo-nos que, aqueles que se dizem filhos de Deus, têm muita dificuldadeem poderem se deixar guiar por ele, pensam que têm um papel a desempenhar paraajudar Deus a resolver os seus problemas.



Estes cristãos deixaram devalorizar o tempo que Deus lhes deu para se consagrarem e confiarem n’Ele, esimplesmente reduzem o seu cristianismo a uma ou duas horas de reuniõesespirituais por semana.



Quando olhamos para a assistênciaàs reuniões espirituais, por vezes em igrejas com mais de 100 membrosinscritos, aparecem cinco ou seis pessoas.   



Hoje o diabo mantêm-nos tãoocupados, que nem temos tempo de parar para pensar. De parar para reflectir. Deparar para crescer e confiar em Deus.



Quando Deus deu o sábado semanalao seu povo, era com o intuito deste parar dos seus afazeres seculares, ededicar essas horas a contemplar as obras de Deus, a reflectir naquilo que Deustem feito na sua vida e sobretudo a aprender a confiar naquilo que Ele estápronto a realizar na nossa vida.



Infelizmente muitas pessoasolham para esse dia como um dia de prejuízo, olham com tristeza para a ordem dedescansar nesse dia, anseiam que as horas passem para continuarem os seusprojectos.



Por outro lado não podendoempreender os seus negócios nesse dia, dedicam-se ao trabalho espiritual, fazemdesse dia uma maratona de actividades para Deus, mas sem Deus.  



Por vezes o trabalho espiritual quedevia ser realizado durante a semana, fica acumulado para o dia de descanso, detal forma que trabalhamos tanto para Deus que nos esquecemos de trabalhar comDeus.



Querido amigo tu podes ser um excelenteancião, ou diácono, uma empreendedora monitora das crianças, ou um entusiasmadodirector do trabalho evagelístico, mas nada disso vale se não existir tempopara nos relacionarmos com Deus.



Um dia poderemos ouvir da boca de Jesus Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós quepraticais a iniqüidade.” Mateus 7:23  



Como é que Jesus lidava com o tempo?Jesus mais do que qualquer quer um de nós tinha o dia preenchido, estavarodeado de pessoas desde cedo até à noite.

Muitas vezes depois de Jesus tertido um dia atarefado, ele passava a noite em oração. Talvez pensemos que issoseria intemperança, mas na realidade Jesus fortalecia-se na comunhão com o Pai,ele sabia que era nessa intimidade que era mais forte. Assim enfrentava o diaseguinte confiante que o Pai lhe colocaria no caminho as soluções para aqueledia.



Certa vez Jesus olhando para os seus discípulos queandavam de um lado para outro, atarefados com tanto trabalho, disse-lhes:31 Eele disse-lhes: Vinde vós, aquià parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam,e vinham, e não tinham tempo para comer. Marcos 6:31



O Segredo da nossa vitóriaespiritual não está naquilo que empreendemos, não está nas nossas capacidadesde fazer, mas sim em pararmos e confiarmos naquilo que Deus vai realizar.



Gostaria de terminar partilhandoum texto que por ele só tem muito poder.



15Porque assim diz o Senhor JEOVÁ, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação;no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes. Isaías30:15



Qual é a resposta que eu vou darao convite de Deus?



Que Deus o abençoe



FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...