Youtube

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

AS TRÊS OBRAS DE JEZABEL NA IGREJA DE HOJE




O ESPÍRITO DE JEZABEL

Apocalipse 2:18-29
Carta à igreja em Tiatira
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. 24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; 25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. 26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

O texto que acabámos de ler, fála-nos da Carta que Jesus pediu ao apóstolo João para escrever e enviar ao responsável/pastor da igreja de Tiatira, uma das sete igrejas da Ásia, mais concretamente onde hoje é a cidade de Istambul na Turquia. 

Esta manhã não tenho como objectivo falar de todos os detalhes que caracterizam está igreja, mas focar-me sobretudo na repreensão que Jesus Cristo faz a esta igreja.

Quando Jesus escreveu a esta igreja, Jesus tinha três objectivos, 
1- Mostrar a realidade que aquela igreja estava a viver na sua época.
2- Um período da história Cristã onde a igreja se assemelha à igreja literal do primeiro século
3- Finalmente Jesus quis que individualmente cada Cristão pudesse analisar se a sua conduta espiritual se assemelha à igreja descrita. 

Vejamos então qual foi a repreensão de Jesus à igreja de Tiatira e o que isto tem a ver connosco hoje! 
Apocalipse 2:20-23
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

Antes de Jesus dar a repreensão a esta igreja, Ele começa primeiramente por a elogiar :
Apocalipse 2:19
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Jesus elogia esta igreja pelas suas OBRAS, pelo seu AMOR pela FÉ, pelo SERVIÇO ao próximo, e pela PERSEVERANÇA. 
Mostrando mesmo que as suas obras vão de bom, para muito bom e de muito bom para óptimo.

Provavelmente a igreja de Tiatira seria das sete igrejas, aquela que mais fazia, talvez a mais dinâmica, uma igreja amorosa que trabalhava em prol dos outros. 

No entanto um mal começou a minar e dividir a igreja.
Tinha aparecido alguém, uma mulher naquela igreja que se intitulava profetiza, a qual Jesus a vai chamar de Jezabel, provavelmente o nome dela não seria esse, no entanto Jesus fez questão de a comparar a Jezabel, uma princesa pagã filha de um sacerdote Fenício que se casou com o rei Acabe, e que era adoradora do deus Baal, e que levou o povo de Israel à prostituição espiritual, afastando-o do verdadeiro culto a Deus Jeová.

Pelos vistos esta mulher tinha entrado na igreja de Tiatira e agora ministrava aos membros, ela denominava-se profetiza, e por isso começou a ter o seu espaço, ensinando e doutrinando a igreja.

A igreja de Tiatira estava a sofrer com a doutrina desta mulher, isto porque ela ensinava a igreja, à conformidade com o mundo.

Na cidade de Tiatira havia o culto ao Deus Apolo, identificado como o sol e a luz da verdade, que era o deus principal da cidade, no entanto, devido ao grande comércio e federações de comerciantes, cada uma delas tinha o deus associado, e por causa disso eram feitos muitos banquetes e festas a essas divindades. 

Perante esta realidade social, esta mulher ensinava a doutrina que os crentes não deviam ter qualquer preconceito, em frequentar estas festas, que cada um devia perceber que era necessário modernizar-se, não ter preconceitos, não ficar para traz quando o comboio da modernidade passasse. 

Queridos irmãos, aquilo que esta mulher pregava em Tiatira no primeiro século, é algo que está a acontecer hoje na igreja. 

A CONFORMIDADE COM O MUNDO.

O MUNDO DIZ: 
-Segue o teu coração
-O mais importante é ser feliz.
-Pensa em ti, 
-Não vale a pena sacrificares-te, 
-Segue o teu caminho.
-Cada um tem a sua verdade,  

 A igreja de hoje está apática, e permissiva. Deixou de ser uma igreja autoritária contra o mal, para ser uma igreja subordinada ao mal. 

A igreja nos nossos dias, falta-lhe autoridade para prevalecer contra as portas do inferno. 

O que é que Jezabel tem feito contra a igreja de Deus hoje? e o que é que hoje a igreja pode fazer contra esta Jezabel? 

GOSTAVA DE VER CONVOSCO TRÊS OBRAS DO ESPÍRITO DE JEZABEL NA IGREJA DE HOJE.

1- DESTRUIÇÃO DO ESPÍRITO DE PROFECIA NA IGREJA.

1 Reis 18:4
4 porque, quando Jezabel exterminava os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.)

A primeira obra de Jezabel na igreja é destruir o espírito de profecia, acabar com a verdade, retirar do nosso coração esse envolvimento com a verdade.

O espírito de profecia é um dom extraordinário na igreja. 

Por vezes pensamos que ter o dom de profecia é chegar para uma pessoa e dizer-lhe tu estás a sofrer mas o Senhor vai te abençoar. A igreja que tem o dom de profecia, é a igreja que tem compromisso com a verdade, e por vezes a verdade mostra que estamos a sofrer, porque estamos em pecado contra Deus, e que precisamos mudar a nossa atitude, a nossa postura, a nossa vida.

Normalmente o profeta nunca era bem vindo, pois ele estava comprometido com a verdade, e hoje, nós gostamos mais de ouvir uma mentira, que possa aliviar a nossa consciência, do que ouvir uma verdade que corta o nosso coração. 

Vejam o que diz Jeremias:
Jeremias 28:8-9
8 Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos. 

Reparem que a mensagem do profeta estava quase sempre associada a um juízo da parte de Deus, 
E caso o profeta, trouxesse uma mensagem de paz, vejam o que era necessário acontecer.

9 O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR.

Quando ouvirmos alguma palavra de conforto, vinda de um profeta, ela só pode ser aceite se na realidade se cumprir. 

O profeta está comprometido com o Deus verdadeiro e com a sua mensagem de verdade, é guerra é guerra, é peste é peste, é mal é mal, é pecado é pecado. 

Mas hoje o espírito de JEZABEL está na igreja para acabar com o espírito de profecia, e para afastar os membros da verdade.

Vejam o que diz Paulo:
2 Timóteo 4:2-4
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Paulo está a falar que virá um tempo que ouvir a verdade, causará coceira nos ouvidos, muitos vão dizer, AQUILO É FANATISMO, não gosto daquele pregador, pois EXAGERA, é RADICAL de mais, é EXTREMISTA, simplesmente porque está a falar de verdades que fazem comichão nas orelhas.

Preferem escolher outros que lhes CONTÉM FÁBULAS, histórias inventadas fantasiosas. 

Quando os membros ouvem fábulas e os pastores contam fábulas, então toda a igreja foi envolvida pelo espírito de JEZABEL, agora, será fácil nos conformarmos com o mundo.

Somos adventistas, além da Bíblia, que contém o espírito de profecia, nós temos também os livros de EGW, que consideramos uma profetiza para o nosso tempo, 
O QUE É QUE TEMOS FEITO COM A MENSAGEM QUE ELA NOS DEIXOU? 
Quando ela fala: da CAFEINA,  DA ALIMENTAÇÃO, DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS, DA MODÉSTIA, DO CASAMENTO.ETC

Hoje olhamos para trás e dizemos, ela está ultrapassada, temos que nos adaptar aos novos tempos. Aquilo que ela diz foi para o seu tempo.

Querido irmão a Bíblia diz: 
Provérbios 29:18
18 Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.

Querido irmão guardas o espírito de profecia dentro de ti? vives aquilo que conheces como verdade? 

Ou Jezabel já destruí esse espírito de profecia? 

------------------------

Gostava de ver convosco a 2ª obra do espírito de JEZABEL na igreja de hoje.

2- DESANIMAR O CRENTE E LEVÁ-LO A DEIXAR O CAMINHO.

1 Reis 19:1-4
1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

Pouco antes destas palavras o Senhor Deus de Israel tinha se manifestado poderosamente, consumindo o altar que Elias tinha erguido no monte Carmelo, Elias tinha desafiado 850 profetas, adoradores da falsa religião de JEZABEL, e ali ficou demonstrado não só o poder de Deus, como a coragem deste profeta de Deus, que era a voz da verdade no meio da idolatria e de um povo que se tinha deixado influenciar  com as normas e padrões do mundo. 

Depois de Elias matar todos os profetas falsos de JEZABEL, recebe uma ameaça de morte desta mulher, e perante isto foge para salvar a sua vida. 

Corre para o deserto, e senta-se debaixo de uma árvore e pediu para si a morte.

Elias tinha desaparecido de cena, não havia mais profeta para enfrentar a mentira, é bem provável que JEZABEL se tenha sentido vencedora, não mais teria alguém que impedisse os seus intuitos. 

Que grande derrota a de Elias, não só tinha desistido do seu chamado, como queria morrer.

Como é que este homem de Deus, com grande experiência espiritual, com grande comunhão com Deus, com grandes vitorias ao lado de Deus queria agora desistir? 

Queridos irmãos gostava que soubessem que: DEVEMOS TER CUIDADO COM O PODER DE PERSUASÃO DE SATANÁS.

O apóstolo Paulo adverte-nos para: 2 Coríntios 2:11
11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os propósitos.

Queridos irmãos, não podemos ignorar que satanás usa o DESANIMO, a FRUSTRAÇÃO, para DESISTIRMOS DO CAMINHO, ele quer que retrocedamos, fujamos, e descansemos debaixo de um Zimbro. FORA DO CAMINHO.

Este espírito de JEZABEL quando invade o interior do crente, ele chega ao ponto de desistir de tudo ao ponto de querer a morte espiritual na sua vida.

Este espírito de JEZABEL mostra ao crente que ele já FOI LONGE DEMAIS NO SEU PECADO, QUE JÁ Não existe retorno. 

Também diz que os OUTROS NÃO VALEM O NOSSO SACRIFÍCIO, não HÁ RECONHECIMENTO.

Que DEUS ABANDONIU-ME NESTE SOFRIMENTO. 

Este espírito de JEZABEL faz com que os cristãos se entreguem de tal maneira ao CANSAÇO, ao DESÂNIMO, às TRIBULAÇÕES às ANGÚSTIAS, que os cristãos se tornam, MENDIGOS À BEIRA DO CAMINHO.

Deus nunca disse que o nosso caminho seria fácil, aliás ao contrário Ele fala de um caminho estreito, que poucos conseguem andar nele, infelizmente o espírito de JEZABEL insta os cristãos a procurarem sombras de zimbro e beiras de caminho. 

Queridos irmãos, onde estás na jornada que te leva ao céu?  Paras-te? estagnas-te? desistis-te? ONDE ESTÁS?

A única maneira de chegarmos ao céu é estar no caminho, é avançar neste  no caminho. 

Querido irmão, o mais doloroso a ver aquele cristão que já foi um guerreiro ao lado de Deus, que venceu crises conjugais, crises financeiras, que passou montanhas, vales da sombra da morte, mas que derrapante se vê influenciado pelo espírito de JEZABEL, a ponto de desistir de tudo, deixar o céu para trás.

Jezabel convence-nos que o nosso desanimo é maior que o nosso Deus, que a nossa tristeza é maior do que Deus, que o nosso problema é maior do que Deus. COMO VENCER ISTO QUERIDO IRMÃO?

Diz o texto a seguir que Deus vem ter com Elias: 
1 Reis 19:5-8
5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

O Senhor convidava Elias a não ficar na sobra do zimbro, alimenta-o a pão e água, e o faz por uma segunda vez, e recuperando Elias a força seguiu o caminho até horebe. 

Elias foi até à montanha, a montanha onde Deus tinha dado os dez mandamentos, onde Deus tinha feito aliança 
Com o seu povo. 

Elias foi e obedeceu, o segredo para o desânimo, é a obediência, se queremos vencer o espírito de JEZABEL temos de voltar ao dia em que estabelecemos a nossa aliança com Deus e voltar ao caminho da obediência.

A obediência é contra a nossa vontade, a obediência é contra o nosso querer, a obediência é contra os nossos desejos.

Querido irmão, não é a fé, ou as obras que fizemos, não são as experiências passadas que vão vencer este espírito de JEZABEL, mas somente a OBEDIÊNCIA.

----------------------------

Gostava agora de vos falar da terceira obra do espírito de JEZABEL na igreja de hoje

3- FAZER COM QUE OS CRISTÃOS COLOQUEM A SUA VONTADE ACIMA DA VONTADE DE DEUS.

1 Reis 21:1-3
1 Sucedeu, depois disto, o seguinte: Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe, rei de Samaria, tinha em Jezreel. 2 Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais.

O Rei Acabe era rei e pensava que isso lhe dava o direito de fazer e querer o que fosse. Por isso desejou a vinha de Nabote, o que não podia desejar.

Ofereceu outra em troca, ofereceu dinheiro, mas o mandamento de Deus dizia que terras não podiam ser vendidas, nem passar para outras famílias. Era uma herança do Senhor para aquela família desde o tempo da conquista de canaã.

Queridos irmãos, infelizmente muitas vezes como crentes pensamos que podemos muita coisa.

Podemos dizer mal do outro irmão, achar que somos mais do que o outro irmão, que sabemos mais do que o outro.

Por vezes até pensamos que porque somos cristãos já temos o céu garantido, sobretudo quando nos comparamos com os descrentes.

Chegamos ao ponto, de sermos cristãos de pensarmos que até temos o direito de pecar, e que não haverá consequências. 

Só que o rei acabe não podia, mesmo sendo rei, ter a vinha de Nabote.

É aqui que entra o espírito de JEZABEL, depois do marido chegar a casa triste, desanimado, ela vai dizer-lhe: 
1 Reis 21:7
7 Então, Jezabel, sua mulher, lhe disse: Governas tu, com efeito, sobre Israel? Levanta-te, come, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita.

O espírito de JEZABEL sempre nos dirá que a nossa vontade será satisfeita, que tudo me é lícito, mesmo o que não convém. 

Não foi Deus que te abençoou? Então usa o dinheiro como quiseres. 

A tua mulher ou o teu marido já não demonstra amor por ti, vai e arranja outro. 

O pastor da igreja não fez o que querias, vai e difama-o com mentiras e calúnias, usa a tua língua. 

Já não tens o cargo que querias, então deixa a igreja. 

Nesta história JEZABEL montou um plano, e acabou com a vida de Nabote, e com os filhos de Nabote, 

Querido irmão cuidado com os desejos do nosso coração, cuidado com a satisfação da nossa vontade. 

O espírito de JEZABEL diz-nós que vai satisfazer o nosso querer. 

Jesus na oração do pai nosso vai dizer : fáça-se a tua vontade, no getsemani Jesus disse não como eu quero, mas como tu queres.

Mas o espírito de JEZABEL diz, que o mais importante é seguir o meu desejo.

Voltemos ao texto de apocalipse:
Apocalipse 2:20
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos

Esta mulher estava dentro desta igreja influenciando os crentes a se normalizarem com o mundo, 

O estranho nisto tudo não era esta mulher estar a dizer e ensinar estas coisas na igreja. O estranho era a igreja deixar-se influenciar por este espírito, tão contrário ao espírito de Deus.

A pergunta não é como deixaram ela falar tudo isso, a pergunta é, como é que os crentes foram atrás dessa conversa.

Como é possível que um crente deixe de ter amor ao espírito de profecia, e que ponha de lado a palavra de Deus, e deixe de seguir as verdades que lá estão.
como é possível que alguém o desanime a desistir de algo que já foi gánho e está ao nosso alcance? 

Como é possível que alguém tenha introduzido na nossa mente que a minha vontade é mais importante que a vontade de Deus?

Querido amigo, não deixes que o espírito de JEZABEL transforme a tua vida ao ponto de á mentira chamar verdade, e à verdade mentira.

Deus te abençoe, feliz dia. 




CAVANDO POÇOS GÊNESIS 26:



CAVANDO POÇOS.

Gênesis 26:1-3
Isaque na terra dos filisteus
1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

Começamos a ver que Deus vai agora renovar a aliança que tinha feito a Abraão com o seu filho ISAQUE, 

Mas ao contrário de seu pai que teve de descer só Egipto por causa da fome que ali haveria, Deus vai dizer a ISAQUE para não descer, mas que devia se estabelecer naquele lugar, pois era aquela terra que Deus lhe daria como herança.

Quando meditava, perguntava-me porque razão Deus fez Abraão descer ao Egipto e ao seu filho não? Sabemos que por causa da fome Abraão desceu, e quando veio trazia uma serva egípcia, que acabou por ter um filho de Abraão e deste relacionamento surgiu um outro povo que rivaliza até hoje com os judeus. 

Se ele não tivesse ido lá, esse povo não existiria hoje, e assim, Deus tinha evitado muito sofrimento. 

O problema não foi Abraão ter descido ao Egipto, mas ter duvidado da promessa que Deus lhe fizera, e prevaricado no mandamento do adultério.

O mesmo poderíamos dizer sobre a criação de satanas, se Deus não o tivesse criado, não estaríamos a viver o pecado que estamos a viver. No entanto Lúcifer fez uma escolha, tornou-se numa criatura desobediente e isso 
Trouxe-lhe consequências assim como os que estavam a sua volta.

A caminhada de Abraão foi diferente da do seu filho, assim como a nossa caminhada é diferente uns dos outros, existem escolhas, decisões, no entanto aquilo que Deus deseja é fidelidade e obediência, 

Por vezes olhamos à nossa volta e vemos pessoas que do nosso ponto de vista, estão melhores do que nós, não tem nem metade dos nossos problemas, têm uma família, têm saúde, têm dinheiro, e perguntamos porquê que a minha vida é mais difícil que a deles?

Prezado irmão ou irmã, não vale a pena tentarmos compreender, pois ninguém terá uma caminhada igual à do outro, mas seja qual for o nosso caminho, façamos aquilo que o Senhor deseja, fidelidade e obediência. 

Gênesis 26:6
6 Isaque, pois, ficou em Gerar.
ISAQUE obedeceu, não desceu e ficou a viver na terra dos filisteus 

Gênesis 26:12-14
12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; 14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.
A benção de Deus estava com ISAQUE, mesmo semeando em tempo de seca, colhia 100 vezes mais do que plantava. 

É bom quando estamos a fazer as coisas tendo a Deus connosco, quando lhe somos fiéis, e obedientes, tudo se torna em bênçãos. 

Por outro lado esse relacionamento com Deus sofrerá sempre oposição, e sabemos bem que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, ou seja contra o Homem, mas contra as pudesses do ar nos lugares invisíveis. Satanás arranjará sempre forma de dificultar a nossa caminhada, e isso iria acontecer com ISAQUE 

No versículos 14 diz:
de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

Já alguma vez alguém teve inveja de algum de voz, os meu queridos irmãos já alguma vez foram alvo de invejas de alguem? Provavelmente vamos dizer que sim, até provavelmente muitas vezes. 

E ao contrário? Já tiveram inveja de alguem? A resposta que está na vossa mente será com certeza NUNCA, OU PENSO QUE NÃO.

No entanto é bem provável que uma vez ou outra já tenhamos vivido a inveja na nossa vida.

Assim como Satanás invejou o lugar de Deus, e Eva invejou o fruto proibido, nós também já temos caído neste pecado. 

Vejam o que a inveja levou aqueles homens filisteus a fazer?

Gênesis 26:15-16
15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. 16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.
A inveja levou a que os poços que Abraão cavara fossem tapados novamente, e levou o rei Abimeleque lhe pedisse para se ir embora pois ISAQUE já era muito maior que ele. 

Gênesis 26:17-20
17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. 18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. 19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. 20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

Diz que ISAQUE saiu e foi viver no vale de Gerar, explicar um pouco o que poderia significar viver num vale.

Explicar a importância de um poço.

Mas os homens da terra vieram reclamar o poço como sendo seu.

Aquele poço era uma hetança de Abraão. Pertencia por direito.

ISAQUE chamou ao poço ESEQUE- CONTENDA

Aquele poço ficou conhecido como o poço da contenda, 

A inveja levou à contenda, mas provocada por aqueles homens e nunca por ISAQUE, este não era pessoa de contendas, e logo que a contenda começou vejam o que ele fez.

Gênesis 26:21
21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.
Não vale a pena beber as àguas da contenda, saberão sempre mal, farão de nós pessoas amargas.

Esta semana procuraram contendas? Gostam de luta?, feriram alguém com palavras e atos? 

Pois bem temos aqui o homem que tinha herdado um poço que fora atulhado, que o cavou novamente e que agora iria deixá-lo, pois não gostava de contendas. 

Diz o texto que abriu outro poço e chamou Sitna, que quer dizer: ODIO ou INIMIZADE, vem da raiz Satanás.

ISAQUE não cedeu à tentação e também não quis beber as águas da inimizade.

Prezados irmãos será que temos cavado poços de contendas e inimizades, vivemos hipocrisias de vir à igreja mas estar em contendas e inimizades com os irmãos. 

Durante a semana viveram na luta, acumulando sentimentos de ódio e inveja, e vem ao culto como nada fosse? 

ISAQUE tinha todo o direito de contender e de odiar aquelas pessoas que tinham vindo para ficar com o que era dele, mas ele preferiu não beber dessa água. 

Seria uma água que lhe faria muito mal, então mais uma vez, vejam o que ele fez.

Gênesis 26:22
22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

Agora REOBOTE, Significava LUGAR AMPLO
ISAQUE procurou um lugar tranquilo, onde ele e a sua família pudessem ficar, é crescer. 

Finalmente, Abimeleque resolve fazer um juramento com Isaque, e depois de haverem acordado os termos deste juramento ISAQUE abriu outro poço que lhe chamou sena 
Gênesis 26:23-25
23 Dali subiu para Berseba. 24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. 25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.
Gênesis 26:33
33 Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.

Querido irmão e irmã, hoje é também um dia de fazermos um juramento perante o Senhor, que vamos fugir do poço da contenda e não vamos beber das águas da inimizade. 

Gostaria de partilhar este último texto, 
Jeremias 2:13
13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

A verdadeira água da vida é nos dada pelo próprio Jesus, sendo ele próprio a fonte, infelizmente o povo de Israel afastou-se desta fonte, e procurou os seus próprios poços, mas que nunca foram suficientes para saciar a sua vida, procuraram poços rotos, que não retinham as águas. 

Assim estamos nós quando Jesus deixa de ser a fonte da nossa vida, procuramos no prazer fugaz a nossa felicidade, procuramos tudo o que é humano, para saciar o insaciável, e finalmente acabamos por perceber que Deus é a única fonte inesgotável. 
Deus te abençoe. 



CARTA DE AMOR DE DEUS PARA NÓS SEUS FILHOS


ESTA CARTA É DIRIGIDA A TODOS OS FILHOS DE DEUS, LEIAM E APROVEITEM
FELIZ DIA ()está pronta a ser impressa





quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

VALORIZANDO A CRIANÇA



VALORIZANDO A CRIANÇA

Pr. Elinaldo Renovato de Lima

A criança não é um adulto em miniatura, como dizem algumas pessoas. Ela é um ser humano em desenvolvimento, com personalidade prórpia em formação, possuindo idéias, interesses, aspirações, próprios de sua idade.

Se alguém não sabe dar valor a uma criança, reflete insensibilidade quanto ao significado da vida infantil, e pode projetar seus próprios traumas, adquiridos nos primeiros dias de vida.
Dessa forma, os pais devem procurar estudar e observar a vida de seus pequenos filhos, para, não só ensiná-los no "caminho em que devem andar" , como diz a Bíblia, mas, também, aprender com eles lições que só na escola do amprendizado da vida é possível assimilar.


REPENSANDO A CRIANÇA

Dorothy Law Nolte, com profunda inspiração sobre o valor da criança, escreveu:

"A criança que é sempre criticada,
Aprende a condenar.

A criança que é sempre hostilizada,
Aprende a agredir.

A criança que é sempre ridicularizada,
Aprende a ser tímida.

A criança que é sempre envergonhada,
Aprende a sentir culpa.

A criança que é tratada com tolerância,
Aprende a ser paciente.

A criança que é encorajada,
Aprende a ser confiante.

A criança que é elogiada,
Aprende a apreciar.

A criança que recebe um tratamento imparcial,
Aprende a ser justa.

A criança que vive com segurança,
Aprende a ter fé.

A criança que é aprovada,
Aprende a gostar de si mesma.

A criança que vive em meio à aceitação e amizade,
Aprende a descobrir o amor no mundo."


A poesia acima contém verdades muito importantes a serem observadas pelos pais.

Os pais crentes em Jesus precisam ser exemplo no trato com os filhos. A Bíblia nos mostra um texto muito interessante, no livro de Jeremias, em que vemos a expressão de Deus, em relação a seu filho Efraim, um tipo de Israel:

"Não é Efraim para mim um filho precioso?
Criança das minhas delícias?
Porque depois que falo contra ele,
ainda me lembro dele solicitamente;
Por isso se comovem por ele as minhas entranhas:
Deveras me compadecerei dele, diz o Senhor" (Jr 31.20).


Nesse versículo Bíblico, podemos destacar alguns indicadores do cmportamento desejável dos pais para com os filhos, no sentido de valorizá-los, amando-os, e cuidando deles para que tenham personalidade firme e se sintam felizes. Vejamos:

1) VALORIZAÇÃO DO FILHO: "não é para mim um filho precioso?".

O fator valorização tem muito efeito na formação espiritual, emocional, moral, social e física dos filhos. Uma criança que é valorizada por seus pais tem normalmente uma auto-estima elevada. Não se sente frágil, mas vê-se a si mesma como alguém que é apreciado, reconheciedo, mesmo que não entenda nada de conceitos psicológicos.

Quando Deus diz "filho precioso" fala de valor espritual acima de tudo. Os pais devem entender que os filhos não são apenas resultado de de uma união biológica, muitas vezes fora de tempo desejável. Na verdade, cmo diz a Bíblia, eles são "herança e galardão do Senhor" (Sl 127.3).

Podemos dizer que os filhos são talentos vivos, entregues por Deus aos pais para que sejam trabalhados na sua formação espiritual e em todos os demais aspectos da vida. Assim como Deus vai cobrar de seus servos o que fizeram com os talentos materiais ou espirituais, da mesma forma, Ele vai cobrar dos pais o que fizeram com os filhos, pelos filhos e para os filhos, no sentido de que eles produzam frutos para Deus.

Nessa valorização, é necessário que os pais apreciem o que os filhos fazem, elogiem-nos no momento certo; conversem com eles, dialogando, trocando idéias; sendo-lhes afetivos e carinhosos (Ver estudo sobre Como Viver Bem Com Seus Filhos no índice desta página).

2) SATISFAÇÃO PELOS FILHOS: "criança de minhas delícias".

Nesse aspecto, vemos a alegria de Deus por Efraim, seu filho pequeno. Da mesma forma, os pais devem demonstrar alegria pelos seus filhos. Louvar a Deus por cada um dos filhos; demonstrar alegria perante eles e perante as outras pessoas é fundamental para a valorização dos pequenos servos de Deus.

Certa mãe, chorando a morte de uma filha, disse para outro filho: "Eu preferia que , no lugar dela, fosse você que tivessse morrido". Aquela criança foi tomada de um sentimento tal de tristeza, que, durante toda a sua vida, foi atormentada por um sentimento de rejeição. Aquelas palavras foram piores do que um espancamento físico. Sua mente foi golpeada por palavras duras e infelizes.

Esse tipo de comportamento é devastador para a formação dos filhos. Em lugar disso, os pais devem dizer aos filhos quanto os apreciam e são felizes por terem-nos em sua vida. Um sorriso , um gesto de amor valem mais do que brinquedos e presentes caros.

Quando o pai ou a mãe diz a um filho: "filho, eu amo você; estou alegre com você", isso provoca em sua mente um efeito psicológico positivo, que o faz sentir feliz. Seu cérebro produz uma substância que causa bem-estar emocional e físico. Ao contrário, quando o filho ouvepalavras duras, sente-se dominado por emoções negativas, que o levam à frustração e à depressão.

Aliás, uma das causas que mais levam os adolescentes às drogas, à prostituição e ao descaminho é a falta de afeto, de amor e apreciação por parte dos pais. Vale a pena demonstrar alegria pela vida dos filhos, que são dados por Deus.É preciso ter muito cuidado com a parte emocional e afetiva dos filhos, desde crianças. Já é conhecido um adesivo, colocado nos carros , em que está escrito: "Ame seu filho antes que um traficante o adote".

3) DISCIPLINA: "porque depois que falo contra ele..."

Há pais que pensam fazer o melhor para os filhos, deixando-os inteiramente á vontade, para fazerem o que bem querem. É um ledo engano. A disciplina faz parte indispensával da formação do caráter e da personalidade.

A Bíblia, em sua suprema sabedoria, manda disciplinar o filho, inclusive utilizando, se necessário, a "vara da correção". Diz a Palavra de Deus: "A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe"..."castiga a teu filho, e te fará descansar; e dará delícias à tua alma". (Pv 29.15,17).

Os psicólogos modernistas têm dito que os pais não devem imprimir qualquer tipo de castigo , visando a disciplina dos filhos. Dizem que basta dialogar. Tal entendimento é irrealista, e contraria os princípios da Palavra de Deus para a criação dos filhos. Se a Bíblia diz que os pais devem disciplinar os filhos, incluindo castigo físico, é porque esse deve ser o comportamento melhor para forjar o caráter e livrá-los do pecado e do inferno.

Evidentemente, o castigo físico, no sentido estreito da expressão, só deve ser aplicado a crianças pequenas, até no máximo 8 anos, visto que , muitas vezes , não entendem a linguagem racional. Precisam de um "estímulo" físico para entender. Jamais os pais devem bater num adolescente. Para esses, a disciplina corretiva aplicada pode ser a suspensão de alguma regalia, da mesada, do direito de assistir televisão, de sair com os colegas, etc.

Desse modo, no texto em análise, vemos que o mesmo Deus que considera Efraim "filho precioso", que se delicia com sua vida, também diz que fala "contra ele" ou seja, não concorda com os atos errôenos do filho.

É por demais importante que os pais procurem orientar os filhos, ensinando-os , primeiramente, pois disciplinar, acima de tudo, é ensinar o caminho, é discipular; depois, é necessário dar o exemplo.

4) LEMBRANÇA: "ainda me lembro dele solicitamente."

Isso fala da atenção que Deus tinha para com Efraim. Assim, os pais devem procurar ter atenção a seus filhos, lembrando-se deles, em suas necessidades, em seus anseios, em seus problemas.

A vida moderna tem levado muitos pais a se esquecerem de seus filhos, em função da agitação do dia a dia, do trabalho, do emprego, das tarefas domésticas, e , infelizmente, até por causa das atividadees na igreja local.

Conhecemos casos de mães e pais que se envolvem tanto nos trabalhos, que se esquecem de seus filhos. Esse é um grande problema decorrente do estilo de vida que domina as pessoas nesse tempo.

Conheci o caso de uma jovem, filha de um médico, que enveredou pelo caminho das drogas. Levada a um centro de recuperação, ela se queixava da vida de seus pais, que não tinham tem po para sequer conversar alguns momentos sobre o que ela estava passando em sua vida.

No texto, vemos Deus dizer que se lembra de Efraim "solicitamente", ou seja com cuidado, com interesse, com zelo, com amor. É isso que os pais devem fazer para com seus filhos, principalmente por aqueles que estão em formação , como crianças e adolescentes. Naturalmente, os jovens, com mais dezoito anos, também precisam desse cuidado, dessa lembrança.

5) SENTIMENTOS ENTRANHÁVEIS: "por isso se comovem por ele as minhas entranhas...".

Certamente, o Senhor queria dizer que, com todo o cuidado que tinha por Efraim, sentia , no íntimo do seu ser, emoções profundas em favor de seu filho. O cuidado era tanto, que o Senhor se comovia por seu filho.

Esse comover-se faz com que os pais sintam-se emocionalmente bem ligados aos seus filhos, não deixando de lhes dar atenção e apreço.

6) COMPAIXÃO: "Deveras me compadecerei dele..."

Compaixão é sentimento pelo qual alguém sente paixão pelo outro e com o outro. Normalmente, quem se compadece de outro, é porque se identifica com seus problamas, com seus sofrimentos.

Os filhos, no mundo em que vivemos, passam por situações que merecem atenção e cuidado. Há sofrimentos entre os jovens, adolescentes e crianças, que precisam de pais compassivos. Muitos pensam que os filhos não sofrem nada, por serem crianças, adolescentes ou jovens, que estão na escola, cercado de amigos, ou que nada lhes falta. Pode até não faltarem bens materiais. Mas os pais precisam saber o que se passa na vida deles.

Uma jovem suicidou-se, e deixou um bilhete para os pais, pedindo-lhes perdão, mas dizendo que infelizmente não suportava mais viver no mundo, tão cheio de problemas e decepções. No entanto, os pais disseram que não sabiam que sua filha estava passando por algo que merecesse maior atenção. No Japão, tem sido alto o índice de suicídios entre crianças. Os psicólogos estão estudando o problema, e já concluem que a causa é a vida dos pais, que, preocupados com a competição entre as pessoas, não dão atenção aos filhos.

CONCLUINDO

A valorização da criança é muito importante. Se os pais querem ver filhos sadios, espiritual, moral, social e fisicamente, precisam dar o valor que lhes é devido, desde crianças, conforme o texto bíblico nos sugere.

UMA MÃE BEM-SUCEDIDA



UMA MÃE BEM-SUCEDIDA


Intr.: 1. Certa vez Napoleão disse o seguinte: "Deixai que a França tenha boas mães e ela terá bons filhos".
2. Hoje, mais do que nunca, necessitamos de mães possuidoras de um caráter cristão, mães que educarão seus filhos no caminho do Senhor...
3. Uma mãe bem sucedida é a chave do sucesso do lar e da nação...
4. Nenhuma outra força na vida da criança é tão poderosa em influência como a mãe.
5. Através dos séculos, a mãe tem sido um fator estabilizador na formação da história...
6. "O destino de uma nação", disse Napoleão, "está sempre nas mãos da mãe".
7. Muitos homens famosos foram influenciados por suas mães...
8. A mãe de George Washington era uma mulher religiosa e patriota...
9. Por outro lado, a mãe de Byron era orgulhosa, contenciosa e violenta...
10. A mãe de Nero era gananciosa, sensual, assassina...
11. Sem dúvida alguma, a mãe pode influenciar seu filho tanto para o bem como para o mal.
12. Se houve um tempo em que necessitássemos tanto de mães cristãs, este tempo se chama hoje!...
I. Em I Sam. 1, vemos o belo retrato de uma mulher que honrou a Deus...
A. Ana de Efraim viveu num tempo em que a nação de Israel estava num estado deplorável...
1. A condição espiritual daqueles dias se assemelha muito com a sociedade corrupta de hoje...
a. Os líderes da nação haviam falhado...
b. Gideão e Sansão não eram nada mais do que memórias...
c. O patriotismo havia desaparecido e os ideais eram baixos...
d. Os heróis estavam todos mortos e os profetas não haviam nascido.
e. Sim, a nação estava numa condição deplorável...
f. Um reavivamento espiritual era desesperadamente necessário...
B. A Bíblia nos diz que Ana tinha vindo de uma pequena cidade chamada Ramataim de Zofim...
1. Tudo que sabemos desta cidade é apenas o seu nome...
a. No entanto, nesta obscura e pequena vila, Deus tinha uma mãe, que desejava serví-Lo, portanto Ele teria um profeta...
2. As condições eram quase as mesmas no ano de 1483.
a. Quem sonharia, que na pequena cidade de Eisleben, deveria nascer a esperança da Reforma na cabana de um mineiro...
b. Quem sonharia que Deus estava à espera de um menino robusto chamado Martinho Lutero para dirigir o mundo de volta à Palavra de Deus...
c. Sim, Deus sempre usa as pessoas humildes deste mundo para levar Seu grande propósito avante...
II. A oração de Ana...
A. Ana, a esposa de Elcana, era uma mulher que padecia grande tristeza...
1. A ela tinha sido negado o que era considerado a maior glória para uma hebréia: o privilégio de ser mãe.
a. Durante vários anos Ana orara por um filho...
b. Ela anciava poder levar um bebê consigo na peregrinação anual que fazia a Siló para adorar ao Senhor...
c. Chegada a época da peregrinação, estando ainda sem bebê, seu desapontamento parecia ser maior do que ela podia suportar...
2. As Escrituras nos dizem que ela estava profundamente triste...
a. Ler I Sam. 1:10...
b. Então o fardo que ela não podia repartir com amigo algum terrestre, lançou-o sobre Deus.
c. Ansiosamente rogou que lhe tirasse a igomínia, e lhe concedesse o precioso dom de um filho para o criar e educar para Ele...
d. Ela fez um voto solene de que, se seu pedido fosse satisfeito, dedicaria o filho a Deus desde o seu nascimento...
e. Ao atender o seu pedido, parece que Deus estava dizendo: "Tenho encontrado uma mãe consagrada, portanto terei um servo dedicado"...
3. Ana orou ao Senhor, e o Senhor ouviu sua oração.
a. Ela recebeu a dádiva pela qual havia rogado tão fervorosamente...
b. Olhando para o filho, chamou-o Samuel - "pedido a Deus"...
c. Ela era uma mulher simples...
d. Ela não era educada...
e. Suas vestes também eram muito modestas...
f. Mas apesar de tudo isso, Deus ouviu sua oração...
III. A resposta de Ana...
A. Ana era uma mãe piedosa...
1. Desde o primeiro desapontar da inteligência do filho ela lhe ensinara a amar e reverenciar a Deus e a considerar-se como sendo do Senhor...
a. Por meio de todas as coisas conhecidas que o cercavam, procurou ela elevar seus pensamentos ao Criador...
2. Depois de separada de seu filho, a solicitude da fiel mãe não cessou...
a. Cada dia ele era objeto de suas orações...
b. Cada ano ela lhe fazia, com suas próprias mãos uma túnica para o serviço.
c. Ao subir com o esposo para adorar em Siló, dava ao menino esta lembrança de seu amor...
d. Cada fibra da pequena veste era tecida com uma oração para que ele fosse puro, nobre e verdadeiro.
e. Não pedia para o filho grandezas mundanas mas rogava fervorosamente que ele pudesse alcançar aquela grandeza a que o Céu dá valor.
f. Ansiava que ele honrasse a Deus e fosse uma bênção para seus semelhantes...
3. Que recompensa teve Ana!... e que estímulo para a fidelidade é o seu exemplo!...
a. Há oportunidade de inestimável valor, interesses infinitamente preciosos, confiados a toda mãe...
b. A humilde rotina dos deveres domésticos que as mulheres as vezes consideram uma fastidiosa tarefa, deve ser encarada como obra grandiosa e nobre...
c. É privilégio da mãe abençoar o mundo pela sua influência, e fazendo isto trará alegria a seu próprio coração...
d. Ela pode fazer retas veredas para os pés de seus filhos, através de claridade e sombra, em direção às alturas gloriosas do céu...
4. Mas, unicamente quando procura em sua vida seguir os ensinos de Cristo, é que a mãe pode esperar formar o caráter de seus filhos segundo o modelo divino.
a. O mundo está repleto de influências negativas...
b. A moda e os costumes exercem forte poder sobre os jovens...
c. Se a mãe falta em seu dever de instruir, guiar e restringir, os filhos naturalmente aceitarão o mal e se desviarão do bem...
d. Toda mãe deve ir muitas vezes ao seu Salvador com a oração: "Ensina-nos o que faremos pela criança"; como fizera Ana...
e. Se ela atender à instrução que Deus dá em Sua Palavra, ser-lhe-á concedida sabedoria conforme necessitar... (P.P., 611, 612).
B. Possa eu, prezada irmã, encorajá-la a ser uma mãe de oração...
1. Sua vida de oração é o fundamento de um lar cristão...
a. Ana era uma mãe que orava...
b. Ela orava por um filho e Deus a ouviu...
c. Ela prometeu a Deus que se Ele a abençoasse com uma criança ela o criaria e o educaria para serví-Lo...
d. Ela o guiaria no caminho do Senhor...
2. O maior sermão que nossos filhos podem ouvir é a nossa vida...
a. Somos exemplos...
b. Maçãs não são produzidas em qualquer tipo de árvore...
c. Qual é a sua atitude diante de seus filhos?
d. Ela é mesquinha ou generosa?
e. Ela é negativa ou positiva, crítica ou estimuladora, cristã ou incrédula?
3. Ana possuía uma atitude de louvor!
a. Ela ensinou seu filho a amar e honrar a Deus...
4. Uma amiga visitante encontrou uma jovem mãe sentada com seu bebê no colo, tendo a Bíblia aberta em sua mão...
a. Ela perguntou: "Você está lendo a Bíblia para o seu bebê?"
b. "Sim", respondeu a mãe.
c. A visitante replicou: "Certamente você não pensa que ele vai entendê-la, não é?"
d. "Não", disse a mãe, "ele não vai entendê-la agora, mas desejo que a sua primeira recordação seja a de estar vendo e ouvindo a Palavra de Deus."
e. Mães, a escola sabatina treinará a criança; a Igreja proverá educação cristã; mas nada pode tomar o lugar do lar em prover liderança espiritual...
IV. A submissão de Ana...
A. Ana havia feito um voto ao Senhor...
1. Logo que o pequeno teve idade suficiente para separar-se de sua mãe, ela cumpriu seu voto...
a. Amava seu filho com toda a devoção de um coração de mãe...
b. Era seu único filho, uma dádiva especial do Céu, mas recebera-o como um tesouro consagrado a Deus, e não queria privar o Doador daquilo que Lhe pertencia...
c. Ele deveria tornar-se um servo do Senhor...
2. Mais uma vez Ana viajou com o esposo para Siló...
a. Chegando na casa do Senhor, apresentou ao sacerdote, em nome de Deus, sua preciosa dádiva...
b. Que maravilhoso retrato de uma mãe dedicada a Deus!...
c. Ana deu o menino ao Senhor...
d. Não aos negócios, não à sociedade, nem mesmo à sua pátria...
e. Ela o deu ao Senhor!
Conclusão: 1. Muitos grandes homens e mulheres de Deus estão servindo a Cristo hoje não por causa de seu grande talento ou habilidade, mas porque eles tinham uma mãe que os ofertou ao Senhor...
2. Agostinho, o grande teólogo possuia uma mãe que devotou sua vida para a formação cristã dele e sua conversão a Cristo...
3. Em seus primeiros anos, parecia que seus fervorosos esforços foram todos em vão.
4. Agostinho vivia em pecado e imoralidade; desrespeitou toda e qualquer restrição moral e rebelou-se abertamente contra Deus...
5. Mas um dia padecendo terrível agonia, lembrou-se das orações de sua mãe e arrependeu-se de seus pecados...
6. Ele foi gloriosamente convertido...
7. Certo dia, ele foi levado a dizer: "Se sou teu filho, ó Senhor, foi porque me deste tal mãe..."
8. Sim, é impossível calcular o poder da influência de uma mãe que ora...
9. Ela reconhece a Deus em todos os seus caminhos
10. Leva seus filhos ante o trono da graça e apresenta-os a Jesus, suplicando sobre eles suas bênçãos.
11. A influência dessas orações é para esses filhos como fonte de vida...
12. Essas orações, oferecidas em fé, são o sustento e a força da mãe cristã...
13. O poder das orações de uma mãe não pode ser calculado...
14. Aquela que se ajoelha ao lado do filho ou filha, em suas vicissitudes da infância, nos perigos de sua juventude, não saberá senão no juízo a influência de suas orações sobre a vida de seus filhos...
15. Se ela está pela fé associada ao Filho de Deus a terna mão da mãe pode afastar o filho do poder da tentação, pode conter a filha de cair em pecado...
16. Quando a paixão está lutando para dominar, o poder do amor, a influência restringidora, fervente, determinada da mãe, pode fazer baixar a balança para o lado do direito.

Pr. Mauro Bueno

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...