Relacionamento é a chave para conquistar e manter ovelhas
Gosto de lembrar o que me trouxe à Igreja Adventista:
relacionamento.
Conheci pessoas
que comunicaram uma vida e doutrina que me cativaram. A cidade tinha
simpatia eles e cada dia o Senhor “acrescentava à igreja todos os que estavam
sendo salvos”. Atos 2:47. Depois de séculos de história, a marca cristã na
conquista de pessoas ainda se estabelece pelos relacionamentos saudáveis
desenvolvidos pelo amor, cooperação, simpatia, reconhecimento e gratidão.
Porém, não basta conhecer e cativar:
tomamo-nos responsáveis por aqueles que hoje fazem parte da família de Deus. E, como somos, devemos estar atentos às
nossas diferenças individuais. Os filhos
não são iguais. Cada um tem suas características próprias. Quando o pai trata
os filhos de, acordo com as suas peculiaridades e expectativas, eles começam a
perceber que nessa estrutura familiar ha espaço para todos.
O mesmo
princípio aplica-se às igrejas. Quanto mais nos aproximamos de cada pessoa e a respeitamos em suas
características, considerando suas propostas com muita atenção, mais
conseguiremos toca-la fazendo com que se sinta mais importante e motivada. É
fundamental que a gente consiga tocar a essência dos seres humanos, a alma de
cada pessoa, fazendo-a sentir a honestidade de nossos propósitos. É preciso
cuidar de todos, sem privilégios e sem protecionismo, sabendo que todos tem direito à igualdade.
Quando
procuramos compreender real e profundamente nossos irmãos, abrimos
as portas para soluções criativas e novas alternativas. Nossas diferenças não
formam mais obstáculos para a comunicação e o progresso. Em outras palavras, há
riqueza na diversidade, como diz a irmã White.
As pessoas
precisam sentir-se participantes especiais,saber
que sua presença é notada e apreciada. Precisamos nos
importar um com os outros mostrando
interesse real. Com certeza, pequenos
gestos não nos custam nada,
mas contribuem para melhorar a qualidade de vida de nossa família espiritual.
Em nosso caminho, sempre encontraremos muitas pessoas agradecidas por um toque,
uma oração uma palavra de confiança, estímulos que não se encontram em qualquer
lugar. Valendo-me de um conceito prioritário da Qualidade Total, é muito
importante conquistar, manter e garantir a satisfação do cliente. As
organizações têm investido muito na proximidade com o cliente procurando
conhecê-lo e, mais do que isso,
relacionar-se com ele. Também podemos dizer que é mais produtivo investir na qualidade de vida
integral dos membros de nossa igreja do que apenas
aumentar o número de freqüentadores dela. Isso requer uma melhoria contínua da
saúde do corpo de Cristo, através de relacionamentos profundos. Infelizmente,
dentro de nossa igreja encontramos diversas formas de decadência espiritual e
emocional na vida de alguns membros que carecem de atenção e empatia.
E preciso estimular aquelas atitudes amorosas
que vão fazer a diferença. Fico feliz ao
poder mencionar que alguns queridos pastores me telefonaram certificando-se de
que não estou desgarrada. Recebo muitos
convites para participar em muitas outras congregações e, em decorrência, me
ausento da igreja que freqüento. Há muitas maneiras de expressar interesse e
consideração. Por exemplo, podemos aproveitar a riqueza de nossos periódicos e
enviá-los em momentos-chave àqueles em quem o Espírito Santo está operando de
alguma forma.
A Bíblia
declara que Deus,_segundo a Sua riqueza, supre as nossas necessidades, mas
creio que muitas delas são supridas através de nossa vida para abençoar os irmãos.
Sempre será importante receber uma palavra de carinho e uma demonstração
de interesse. Pequenos gestos no atendimento fazem fazem com que nos tornemos
clientes em uma loja. Igualmente podemos dizer que cortesia presteza e simpatia farão alguém continuar na
igreja e contar a outros como é bom estar ali.
Alguns, porém, mais parecem órfãos do que
filhos quando, na morte de um parente, aniversário, doença, desemprego ou
nascimento, não conseguem contar com nossa empatia. É preciso valorizar nossos irmãos como
pessoas especiais que são. Não defendo massagens no ego, mas gosto de me lembrar que foram relacionamentos saudáveis e
amorosos que me trouxeram para a igreja, irmãos que se tornaram amigos, que me contabilizam como pessoa e não pelo dizimo que
represento. Eles me acolhem em suas
casas compartilham suas mesas e
participam das minhas vitórias. No caso de algumas pessoas, a doutrina bíblica
é suficiente para mantê-las na igreja; a maioria, porém, necessita de estímulo
extra produzido pelos relacionamentos fraternos.
Irmãos são a
razão de ser da nossa igreja. Trata-los com indiferença seria um bom começo para a nossa própria decadência. A
base de nosso êxito consiste em amar os irmãos não só de palavras, mas de fato
e de verdade. Encarar alguns irmãos como problema é o início da
separação.
Muitas
vezes, fazemos sucesso com novos irmãos, mas com o passar do tempo eles se
tornam ‘prata da casa’ e acabam não recebendo a atenção necessária, e o
resultado pode ser trágico.
Um princípio da Qualidade Total
ensina que clientes insatisfeitos procuram melhores fornecedores. Da mesma forma, alguns acabam buscando em
outros locais aquilo que um dia haviam encontrado em nosso meio. E uma das
ferramentas eficazes para garantir a
satisfação do cliente é ouvi-lo conhecer
suas expectativas e necessidades. Isso também é verdade em relação à
igreja. Precisamos ouvir empáticamente. Necessitamos aprimorar nossa
audição, ter força interior para ouvir e coragem para admitir nossos erros e corrigir nossas
falhas. Escutar nossos irmãos antes que outros ouvidos o façam. A base do nosso
êxito consiste em amar os irmãos. As pessoas querem ser ouvidas e
compreendidas. Os irmãos são o tesouro da igreja, devendo ser preservados como
tais.
Creio que estas
palavras do presidente americano George Bush em seu discurso de posse, são uma boa maneira de terminar
este artigo: “Nas coisas cruciais, unidade; nas coisas importantes,
diversidade; e, em todas as coisas, generosidade.”
Sandra Camargo, consultora de Recursos Humanos e Qualidade; membro da Igreja Adventista das Mangueiras, em Tatuí, SP
Sem comentários:
Enviar um comentário