COMO USAR O MICROFONE?
Seria difícil imaginar os dias de hoje sem a presença do microfone.
Sua utilidade é incontestável. Ele permite que a comunicação do orador seja
mais natural e espontânea, possibilitando falar a grandes platéias da mesma
forma como se conversa com uma ou duas pessoas. Mesmo possuindo todas essas
qualidades, o microfone, muitas vezes, é visto como um terrível inimigo,
chegando a provocar pânico em determinados oradores, principalmente naqueles
menos habituados com a tribuna. Isso ocorre por não se observar certos
procedimentos elementares, mas de capital importância a uma boa apresentação.
Vejamos, de forma resumida, o que deve ser feito para o bom uso do microfone:
Microfone de lapela
Este tipo de microfone praticamente não apresenta grandes problemas
quanto à sua utilização; ele é preso na roupa por uma presilha tipo
"jacaré", de fácil manuseio. É muito útil quando se pretende
liberdade de movimentos na tribuna. Para usá-lo bem, basta atentar aos itens
que passaremos a comentar.
a. Ao colocá-lo na lapela, na gravata ou
na blusa, procure deixá-lo na altura da parte superior do peito, pois ele
possui boa sensibilidade e a essa distância poderá captar a voz com perfeição.
b. Enquanto estiver falando, não mexa no
fio. É comum observar oradores segurando, enrolando, ou torcendo o fio do
microfone. Já presenciamos casos que se mostraram cômicos; em um deles, sem
perceber, o orador começou a enrolar o fio do microfone e, quando chegou ao
final da apresentação, assustou-se ao verificar que esta com mais de dois
metros de fio nas mãos.
c. Outra precaução importante a ser
tomada ao usar o microfone de lapela é a de não bater as mãos ou tocar no peito
com força, próximo ao microfone, enquanto estiver falando, porque esses ruídos
também são ampliados, prejudicando a concentração e o entendimento dos
ouvintes.
d. É perigoso fazer comentários alheios
ao assunto tratado de qualquer microfone, porque sempre poderão ser ouvidos. No
caso do microfone de lapela o problema passa a ser muito mais grave por causa
da sua alta sensibilidade. Ele permite captar ruídos a uma considerável
distância. Isto sem conta que, preso na roupa, sempre o acompanhará.
e. Talvez não seja necessário fazer este
tipo de comentário, mas como já presenciamos inúmeros ocorridos desagradáveis,
vale a pena alertar o orador para que não se esqueça de retirar o microfone
quando terminar de falar e for sair da tribuna.
Microfone de pedestal
Este tipo de microfone exige maiores cuidados para sua melhor
utilização. É um microfone mais comum e encontrável na maioria dos auditórios.
Veja agora o que deverá fazer para evitar problemas e melhorar as condições de
sua apresentação.
a. Inicialmente verifique como funciona
o mecanismo da haste onde o microfone se sustenta e se existe regulagem na parte
superior onde ele é fixado. Treine esses movimentos, abaixando e levantando
várias vezes a haste, observando atentamente todas as suas peculiaridades.
Evidentemente essa tarefa deverá ser realizada bem antes do momento de se
apresentar, de preferência sem a presença de nenhum ouvinte. Se isto não for
possível, verifique a atuação dos outros oradores mais habituados com o local e
como se comportam com o microfone que irá usar.
b. Já familiarizado com o mecanismo de
regulagem da altura, teste a sensibilidade do microfone para saber a que
distância deverá falar. Normalmente a distância indicada é de dez a quinze
centímetros, mas cada microfone possui características distintas e é prudente
conhecê-las antecipadamente. Se durante o teste estiver acompanhado de um amigo
ou conhecido, peça que ele fique no fundo da sala e diga qual a melhor
distância e qual a altura ideal da sua voz.
c. Ao acertar a altura do microfone,
procure não deixar na frente do rosto, permitindo que o auditório veja o seu
semblante. Deixe-o a um ou dois centímetros abaixo do queixo.
d. Ao falar, não segure na haste e fale
sempre olhando sobre o microfone; dessa forma o jato da voz será sempre
captado: assim, quando falar com as pessoas localizadas nas extremidades da
sala, ou sentadas à mesa que dirige a reunião, normalmente posicionada no
sentido lateral, gire o corpo de tal maneira que possa sempre continuar falando
com os olhos sobre o microfone.
e. Fale, não grite, isso mesmo, aja como
se estivesse conversando com um pequeno grupo de amigos. Isso não quer dizer
que deverá falar baixinho, sem energia; ao contrário, transmita sua mensagem
animadamente, com vibração, mas sem gritar.
f. Se for preciso segurar o microfone
com a mão para se movimentar na tribuna, o cuidado com o jato de voz deverá ser
o mesmo; nesse caso não movimente a mão que segura o microfone e deixe-o sempre
à mesma distância.
Microfone de mesa
O microfone de mesa requer os mesmo cuidados já mencionados, com a
diferença de normalmente ser apoiado sobre uma haste flexível. Ao acertar a
altura não vacile, faça-o com firmeza e só comece a falar quando tiver
posicionado da maneira desejada.
Se lhe oferecerem um microfone no momento de falar, antes de aceitar
ou recusar, analise algumas condições do ambiente. Se os outros falaram sem
microfone e se a sala não for muito ampla e permitir que a voz chegue até os
últimos ouvinte, sem dificuldade, poderá recusá-lo. Se alguns oradores se
apresentaram valendo-se do microfone, ou se sentir que o tamanho da sala e a
acústica impedirão sua voz de chegar bem até os últimos elementos da platéia,
aceite-o.
Se o microfone apresentar problemas e você perceber que eles
persistirão, desligue-o e fale sem microfone. Não peça opinião a ninguém sobre
essa atitude. A apresentação é sua e você é o responsável pelo seu bom
desempenho. O microfone deve ajudar a exposição. Se, ao contrário, atrapalhar,
é preferível ficar sem ele.
Compilação
Pr. Irineu E. Kock
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