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segunda-feira, 12 de maio de 2014

A PRIORIDADE DA PALAVRA DE DEUS



 
 
 
Como pesquisar, entender e ensinar a verdade bíblica
ecentemente, Stanley Malless e Jeffrey McQuain tiveram urna idéia interessante. Eles pesquisaram as versões bíblicas de Wycliffe (1382), Tyndale (1526), Coverdale (1535), Genebra (1560) e King James (1611) para descobrir vocábulos que apareceram pela primeira vez nessas traduções e foram incorporados à língua inglesa. Entre as mais de 100 palavras, ex­pressões e frases cunhadas pelos tra­dutores bíblicos, figuram surpresas como “puberdade”, “apetite” e “excelente”. Por outro lado, os autores observam, em seu livro Coined by God (Norton, 2003), que expressões corno “Terra Prometida”, “Bom Sama­ritano” e “filho pródigo” não fazem parte do texto bíblico.
Essa pesquisa revelou detalhes curiosos ligados à história lingüística das versões bíblicas. Porém, se fizer­mos urna pesquisa profunda do con­teúdo da Bíblia, vamos descobrir coisas muito mais surpreendentes liga­das à essência, ao propósito e ao destino de nossa vida.
As dicas a seguir visam ajudar você a pesquisar a Bíblia para aplicá-la à sua vida e transmitir a mensagem a seus amigos, em grupos de estudo. Confira:
1.  Torne a Bíblia direcional. Busque o foco da passagem. Você pode consi­derar os aspéctos secundários, mas deve se concentrar nos pontos principais do estudo. Descubra qual é a linha de raciocínio do autor.
2.  Torne a Bíblia real. Aborde o tó­pico a partir de uma perspectiva elíptica, isto é, focalize (1) o conteúdo revelado da Palavra e (2) a necessida­de existencial sua e dos seus amigos. Isso é sugerido pelo apóstolo Paulo em Romanos 10:17, ao dizer que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
3.  Torne a Bíblia prática. Aplique a verdade bíblica ao dia-a-dia. Não fique apenas na teoria. A verdade só se revela, em um nível mais profundo, a quem a busca e deseja vivê-la. Esta é a lição de Jesus ao justificar o uso de parábolas no ensino (Mat. 13:10-16).
4.  Torne a Bíblia pessoal. É preciso sentir que a Bí­blia foi escrita para nós. Ao lazer uma exegese acadê­mica, você deve considerar o contexto, a gramática e a história da interpretação da passagem. Contudo, ao fazer um estudo devocio­nal, você pode aplicar dire­tamente as promessas bí­blicas à sua vida ou à reali­dade do seu auditório.
5.  Torne a Bíblia atual. Pesquise exemplos da vida contemporânea para ilustrar as grandes verdades bíblicas. Relacione o conteúdo bíblico com os acontecimentos do mundo. Para isso, você tem dois ca­minhos: começar com a Bíblia e chegar a atualidade ou começar com a atualidade e chegar à Bíblia.
6.  Torne a Bíblia dialogal. Você não deve falar sozinho, nem pressupor que seus amigos irão automaticamen­te prestar atenção ao que você está di­zendo. Envolva o grupo no estudo. Permita que as pessoas expressem o significado e a relevância do tópico estudado para a vida delas. Ouça suas idéias e comentários.
7.  Torne a Bíblia visual. Use figuras, mapas, objetos e muitas ilustrações, desde que sejam aplicáveis. Você já notou como o Sermão do Monte (Mat. 5-7) é altamente visual e con­creto em suas lições espirituais?
8. Torne a Bíblia relevante. É neces­sário entender que o conteúdo bíblico tem o poder de transformar pes­soas e fazer diferença na vida. Numa sociedade pragmática e secularizada, nunca é demais deixar claro por que a mensagem bíblica é importante.
9.  Torne a Bíblia crístocêntrica. O conhecimento da Bíblia não é um fim em si mesmo. Devemos conhecer a Palavra para encontrar Jesus, conhe­cer a Deus e ter a vida eterna. Ao estudar a Escritura, você não é apenas um buscador ou transmissor de conhecimento comum, mas um facilita­dor do trabalho do Espírito Santo em chamar a atenção para Cristo.
10. Torne a Bíblia eficaz. Ninguém deve se contentar com o ABC ou o conhecimento factual da Bíblia. Por isso, busque uma experiência viva com Deus e incentive seus amigos a fazer o mesmo. A espiritualidade não surge por acaso, nem vem por meio de mágica, truques ou atalhos. mas se desenvolve corno resultado do rela­cionamento com Deus.
 
Sinais dos Tempos       Setembro-Outubro/2003
 

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