Youtube

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

DEUS ARREPENDEU-SE DE ESCOLHER O REI SAÚL?

Adicionar legenda
O povo de Israel tinha vindo ao profeta Samuel pedindo um rei que reinasse sobre eles, como tinham todas as nações. 

Até aquele momento Israel não tinha tido nenhum rei, mas Deus era o seu regente.

No entanto depois do pedido feito pelo povo, é dada a permissão de Deus, houve realmente a escolha de um novo rei"

O seu nome era Saul, da tribo de Benjamim, é filho de um homem abastado. Tudo nos leva a crer que saúde seria da nobreza" 

Não sabemos muito sobre Ele, mas o que sabemos indica-nós que era alto e bonito. 1 Samuel 9:1-2.

A Bíblia quando fala desta escolha de Saul para rei de Israel dá três versões distintas para a sua escolha. 

- Saúl foi escolhido pelo povo.

1 Samuel 8:19
19 Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós.

- Saúl foi escolhido através de sortes.

1 Samuel 10:20-21
20 Tendo Samuel feito chegar todas as tribos, foi indicada por sorte a de Benjamim.
21 Tendo feito chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, foi indicada a família de Matri; e dela foi indicado Saul, filho de Quis. Mas, quando o procuraram, não podia ser encontrado.

- Saúl foi escolhido por Deus.

1 Samuel 9:17
17 Quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo. 
1 Samuel 10:24
24 Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes a quem o SENHOR escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, todo o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei!

Qual destas respostas é na realidade a verdadeira? 

Todas elas estão interligadas, ou seja, o povo vem pedir um rei, e Deus da-lhe um rei depois de serem lançadas sortes. 

Normalmente este tipo de pratica de lançar sortes, está sempre relacionado na Bíblia com a ideia de saber a decisão de Deus. 

Proverbs 16:33
33 A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão

Mais tarde Deus vai dizer a Samuel: 1 Samuel 15:11
11 Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.

Mas Deus arrepende-se? O arrependimento pressupõe um erro. Mas Deus erra? E como confiar num Deus que erra?

 1 Samuel 15:29
29 Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.

Por um lado a Bíblia diz que Deus se arrepende, mas também lemos que ele não é homem para que se arrependa, como entender isto? 

O texto é claro, ou seja Deus escolheu Saúl, mas ele próprio fez-se rejeitar por Deus.

Na realidade quando a Bíblia afirma que Deus se arrepende, não é no sentido que Deus muda de opinião, mas no sentido em que Deus hoje em conformidade com as decisões dos seres humanos.

Jeremiah 18:7-10
7 No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir,
8 se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar,
10 se ele fizer o que é mau perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.

Não é a mentalidade de Deus que muda, mas sim a sua atitude"

Hoje, também Deus nos escolhe- mas isto não quer dizer que uma vez escolhidos seremos escolhidos para sempre. 

Tem de haver em nós sempre uma postura correcta perante Deus

Matthew 22:14
14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

Corrijamos a nossa vida, e façamos parte dos poucos escolhidos




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...