Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A 1ª TENTAÇÃO DE JSUS O APETITE


1ª TENTAÇÃO DE JESUS "O APETITE"

Mateus 4:1-4
1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Jesus tinha acabado de se fazer baptizar por João Baptista, tinha também recebido uma mensagem do céu quando desceu sobre Ele o Espírito Santo, e ouviu a voz de Deus que disse: "Este é o meu filho amado em quem me satisfaço Mt 3:17"

Agora fora encaminhado ao deserto e ali esteve por cerca de 40 dias. O evangelho de Lucas falando do mesmo assunto diz que Jesus foi tentado praticamente durante todo este tempo que ali esteve: Lucas 4:2
2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.

No entanto foi quando estava no limite da capacidade humana de sobrevivência, quando necessitou de comer que satanás em pessoa se aproximou dele para o tentar.

Normalmente o Diabo aproxima-se de nós, no momento em que as nossas resistências estão no seu limite. 

Jesus já não comia há 40 dias e foi precisamente quando Ele teve fome que o Diabo lança o anzol da primeira tentação. 

Querido amigo quais têm sido os seus pontos fracos, onde é que o inimigo tem ganho vantagem sobre nós? Qual o pecado ou pecados onde ele ganha e fica a rir-se de nós? O que temos feito para resistir a essa tentação? 

Satanás conhecendo a fraqueza de Jesus naquele momento, vai dizer: se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.

Ora Jesus tinha tinha ouvido Ele mesmo à cerca de 40 dias atrás que Ele era o filho de Deus, e agora está ali alguém que punha em causa essa sua filiação com Deus. 

A dúvida era pertinente, como é que o pai podia agora deixar que o filho pudesse estar a passar por tanta necessidade? Jesus estava com fome, e aquele que afirmara dias antes ser seu PAI, não lhe estava a suprir as necessidades. 

Queridos amigos o mesmo tem acontecido com a humanidade ao logos das eras, o Diabo sempre pôs, e sempre vai pôr dúvidas na nossa mente sobre as intenções de Deus para connosco. Satanás sempre tem tentado manchar a imagem de Deus perante o ser humano. É sempre Deus o culpado do que nos acontece.

Assim como ele se apresentou diante de Jesus disfarçado, o mesmo continua a fazer hoje connosco, Por isso será sempre mais fácil culpar Deus do que a ele. 

Transformar pedras em pães, não seria para qualquer um, nunca nenhum homem o tinha feito. Mas Jesus não era qualquer um, Jesus era na realidade "O FILHO DE DEUS" bastava querer e estaria satisfeito. 

O que faríamos se estivéssemos no lugar de Jesus?  Tentaríamos provar a nossa filiação aceitando a proposta que tinha sido feita? 

Talvez Jesus pudesse matar dois coelhos com uma machadada, não só provava ser filho de Deus, como podia depois saciar a sua fome. 

Felizmente Jesus não se deixou levar por orgulhos feridos, se Deus tinha dito que Ele era filho, então Ele só tinha de acreditar na palavra que tinha ouvido. 

E quanto ao realizar o milagre da transformação das pedras em pães também estaria em contra-senso, isto porque deixaria de confiar na providência do pai, para confiar somente na sua capacidade de suprir as suas necessidades. 

Eva tinha caído precisamente na tentação do apetite, o Diabo disse-lhe que ao comer aquele fruto ela seria como Deus. 

Se Jesus realizasse aquele milagre, também não precisava de Deus. 

Hoje o homem é alvo desta mesma tentação, a satisfação própria ou pessoal, passou a ser o alvo preferencial das ciladas do inimigo. Eu tenho de ser feliz, Eu preciso, Eu quero, Eu não quero saber.

Jesus vai responder a satanás da seguinte forma: "NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS"

Só esta frase daria para fazermos um sermão. Jesus com estas palavras estava a dizer que embora tivesse fome, a sua conduta não seria dominada pelo apetite. 

Jesus nunca poria o apetite acima da vontade de Deus. 
Queridos amigos é aqui que muitas vezes falhamos, acabamos por fazer o contrário, pomos os nossos apetites e vontades a cima da palavra de Deus. 

O nosso bem estar e futuro não depende, da minha inteligência, das minhas capacidades, do meu diploma universitário, da minha estabilidade financeira. A minha vida depende de Deus, e na medida que eu esteja em harmonia com a sua vontade. 

"NEM SÓ DE PÃO" o Diabo leva-nos a pensar que sem pão, sem o que é material, sem dinheiro, não podemos viver. 

Jesus diz-nos algo completamente contrário ao que o Diabo nos faz crer, Jesus diz "MAS DA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS"
Jesus deseja que entendamos que é o pai que nos dá o verdadeiro sustento, é o pai que suprirá verdadeiramente as nossas necessidades.

Depender decruado o que sai da boca de Deus é contra a nossa natureza, no entanto é a nossa única segurança"

Ilustracao: Há cerca de um mês atrás tive um acidente de automóvel, não fui o culpado, no entanto o carro que era da minha cunhada ficou dado como perda total. Na sequência a seguradora deu uma recompensa que foi acima do esperado. Percebi que a minha cunhada não estava disposta a rachar os ganhos e fiquei preocupado, pois precisava de um carro para o meu trabalho ministerial. A viatura que tenho é utilizado pela minha esposa e filhos e precisava de comprar outra para mim, mas como ainda estou a pagar a que tenho mais o crédito da casa que tenho com o banco sabia que nenhuma financiadora me emprestaria dinheiro. 
Foi então que vi "QUE NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM," mas da providência divina. Tenho uma outra cunhada que tinha um carro parado, e que me o vendeu por um preço simbólico, ainda por cima o carro está numa gama acima da que pensara comprar. 

Deus é bom, deus sempre está disposto a mostrar a sua providência no momento certo. AMEN


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...