Youtube

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A TENTAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM


A TENTAÇÃO E QUEDA DO HOMEM

Genesis 3:1-3
1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

- O texto começa por nós falar de uma serpente. Diz que era um animal sagaz. Talvez um animal hábil, quem sabe uma espécie de animal que imitasse a fala do ser humano como hoje temos por exemplo o papagaio.
- Este animal foi usado pelo diabo como máscara para enganar Eva. Talvez se satanás se apresentasse em pessoa Eva poderia estar precavida e resistir à tentação, provavelmente já teria ouvido falar do conflito que tinha havido no céu.
- Satanás sempre se mascara quando nos vem tentar, nunca se apresenta tal como ele é. Ex: bebida, droga, sensualidade. Em todas estas tentações ele nunca se apresenta como elas sendo-nos prejudiciais mas apresenta-as sempre no seu aspecto atraente.
- Por isso a serpente ter sido amaldiçoada. 
Genesis 3:14
14 Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.

- A serpente tournou-se assim o símbolo do pecado e de satanás, basta lermos apocalipse 
Apocalipse 12:9
9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

- Perante esta abordagem, camuflada, satanás faz torcer as palavras de Deus disse: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?"
- Na verdade o que Deus dissera a Eva foi o seguinte: 
Genesis 2:16-17
16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
- Quer dizer que satanás destorceu as palavras que Deus tinha dito.
- Ainda hoje o inimigo de Deus faz os possíveis para distorcer a verdade de Deus. Para isso basta olharmos à nossa volta e vermos tantas religioes, ou igrejas cristãs, a verdade é que muitas andam no erro, seguem aquilo que Jesus chamou de tradições ou doutrinas de homens.   
Gênesis 3:2-3
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
- Eva vai acrescentar algo que Deus não tinha dito, ela acrescentou às palavras de Deus o não só "não comer" mas também o tocar.
- Provavelmente ela fez uma leitura pessoal das palavras de Deus. Talvez tenha pensado: ( Deus disse para não comer, mas eu nem quero lhe tocar) e foi precisamente neste pormenor que tinha a ver com o não tocar que satanás se agarrou.
- Provavelmente a serpente tocou no fruto e Eva foi ludibriada pelo seu próprio conceito preconcebido do tocar no fruto.
    - Hoje também satanás pega naquilo que Deus não disse, mas que nós aceitamos como sendo a vontade de Deus para nos levar a pecar. Ex: Deus disse para não adorarmos imagens de escultura, mas muitos cristãos chegam a acreditar que Deus não aprova qualquer tipo de imagens, ex: fotografias quadros etc. e agora isso leva-os a criticar todos os que têm essas coisas em casa.
- Ex: Deus insta-nos à oração, então nós achamos que existem posições de oração mais propícias à reverência, como por exemplo ajoelhar, e criticamos quem não se ajoelha. Mas será que Deus só aceita as orações de joelhos? 
Gênesis 3:4
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
- Satanás vai desdizer aquilo que Deus tinha dito. (Deus disse isso mas as coisas não são bem assim) 
- Hoje também o inimigo gosta de mostrar que as coisas que Deus disse não são bem assim. Ex: Deus disse que o sabado era o dia de adoracao, e o Diabo diz que não é bem assim. 
- Fiz votos de casamento, mas o Diabo diz que eles podem se romper facilmente. 
- Etc

Gênesis 3:5
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

- Satanás põe em causa as boas intenções de Deus, o Diabo vai ao ponto de fazer com que o Homem creia que Deus não é assim tão amoroso, que afinal de contas, Deus esconde as coisas boas. Que Deus esconde informação propositadamente para que o homem continue na ignorância. 
- A realidade é que satanás conseguiu ludibriar Eva, e ainda hoje continua a ter o mesmo êxito com o ser humano. 
- Que possamos com a ajuda de Jesus resistir ao diabo, pois se assim o fizermos ele fugirá de nós


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...