Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O QUE A BÍBLIA ENSINA : À CERCA DO DIZIMO



O segredo do dízimo
A maior parte dos tesouros Deus nos autorizou a usar em beneficio próprio

  Em pesquisa realizada com grandes empresas instaladas em países do chamado Terceiro Mundo mostrou que as receitas das mesmas eram divididas na seguinte proporção média:
15% para gastos com empregados, e 85% para produção,  patrimônio e investimentos dos patrões.
Usando a linguagem feudal da época em que foi escrita, a Bíblia freqüentemente chama a bíblia freqüentemente chama a Deus  de “Senhor”. Como Senhor, Ele é o dono de toda a Terra, do mar e das fontes das águas. O salmista Davi diz: Ao Senhor pertence a Ter­ra e tudo que nela  se contem, o mundo e os que nele habitam”(Sal24:1).
Deus é proprietário da Terra e de todas as suas riquezas não por compra ou por direito ad­quirido, mas por criação. Ele criou tudo, inclusive os seres humanos.
Sendo o dono da Terra, Deus a entregou aos cuidados do homem. Após narrar a criação em Gênesis 2:15, Moisés disse:
“Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guar­dar.”
Conclui-se desse relato que, ao ser humano, o Criador, en­carregou como mordomo de Seus bens, depositando con­fiança nele.
O que é ser mordomo usan­do a linguagem bíblica?
Em Atos 8:27, é dito que “um etíope” era mordomo da rainha de Candace e tinha todos os tesouros dela sob suas mãos. o mordomo é alguém a quem se confia o cuidado sobre determinados bens.
Como mordomos de Deus, Adão e Eva receberam a in­cumbência de cuidar da terra e dádiva de explorá-la, ou cultivá-la.
À semelhança dos patrões terrenos, Deus divide os pro­dutos da Terra em duas partes A primeira pertence Ele e a segunda é o ganho do mordomo. No entanto, as porcen­tagens são bastante diversas.
Segundo dito em Levítico 27:30, de tudo o que conquis­ta pelo trabalho, seja nos negócios, no plantio da terra ou na reprodução dos animais, Deus manda que o homem en­tregue a Ele a décima parte, e use para beneficio próprio as outras nove. Conforme designada pelo próprio Deus, essa parte menor tem duas características: é “santa’ e “perten­ce a Ele”. Deve ser ofertada onde o mordomo reconhece ser a Casa do Senhor (Deut. 14:22 e 23 e Núm. 18:21).
Embora a parte de Deus seja tão pequena (10%), em re­lação à nossa parte (90%), Deus espera que Seus filhos se­jam criteriosos em observá-la. Nos tempos do profeta Ma­laquias, os israelitas estavam sendo negligentes em sua fidelidade a Deus, e por isso estavam passando necessidades.
Então o Senhor indagou: “Roubará o homem  a Deus? To­davia, vós me roubais e dizeis : “Em que Te Roubamos ?” Nos dízimos e nas ofertas.Com maldições sois amaldiçoados  sois amaldiçoados, porque  a Mim me roubais” (Mal. 3:8 e 9).
    Deus foi bem claro quando orientou que os judeus levassem os dízimos à Sua casa, e essa ordem foi feita com uma promessa de prosperidade: “trazei todos Os dízimos à casa do Tesouro, pa­ra que haja mantimento na minha casa, e provai-me, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas dos céu,  e não derramar sobre vós bênçãos sem medida!” (Mal. 3:10).
     Na verdade a Bíblia está cheia de promessas para quem cuida bem de tudo quanto Deus lhe confiou. “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da Terra. Se ouvires a voz do Senhor, Teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos. Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo” (Deut.28:1-3).
      Na Bíblia encontramos a história de Jacó. Ele era mentiroso e enganou seu pai, a fim de receber uma benção que pertencia a seu irmão Esaú. Resultado:  ele teve  de fugir  de casa, só com a roupa do corpo. No caminho para a casa de seu tio, onde pretendia se refugiar , ele seguia sozinho e não tinha o que comer. Então falou com Deus: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir, e em em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus... e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dizimo” (Gen. 28:20-22). Labão, o seu tio, o recebeu e lhe deu trabalho. Moisés resume a vida de Jacó, assim: “E o homem se tornou mais e mais rico, teve muitos rebanhos, e servas e servos, e camelos, e jumentos”(Gen.30:43). Até mesmo o seu tio, que era muito avarento, disse: “Se agora tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti”(Gen. 30:27).
      Deus é um Senhor generoso. Deu a nós a maior parte. Mas além disso, Ele ainda faz multiplicar os bens daquele que é fiel a Ele.

                          O segredo do dízimo

1.Quem é o dono de tudo que há no mundo?
“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sal. 24.1). “Conheço todas as aves dos montes, e são Meus todos os animais que pululam no campo” (Sal. 50:11). “Minha é a prata. Meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8).

2. O que Deus a pede a nós?
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-Me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós bençãos sem medida” (Mal. 3:10). “Tributai ao Senhor a glória devida ao Seu nome; trazei oferendas e entrai nos Seus átrios” (Sal. 96:8).

3. Para que o dízimo é usado?
“Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho” (1a. Cor. 9:13 e 14). “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação” (Núm. 18:21).

4.  Exemplos da prática do dízimo no Antigo  Testamento:
Abrão - Genesis 14:18-20 -“‘Deu-lhe o dízimo de tudo.”
Jacó — Gênesis. 28:20 e 22 -“De tudo quanto me deres, certamente Te darei o dízimo.”

5. Qual a ordem de Jesus quanto ao dízimo?
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mat. 23:23).

6.  Quem dá ao homem condições de adquirir riquezas?
“Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é Ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a Sua aliança, que sob Juramento prometeu a teus pais, como hoje se vê” (Deut. 8:18).

7.  Que parte devemos separar para o dízimo?
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão  fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Prov. 3:9 e 10). “Primícias” é o primeiro ou o melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...