Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE: GUARDAR OS MANDAMENTOS



Preciso guardar
os mandamentos para ser salvo?

A lei de Deus não existe para salvar, mas para proteger


Um dia Joãozinho, um garoto de seis anos, chegou em casa gritando entusiasmado:
Mamãe, posso ir nadar lá no lago?
-Mas filho, o lago é muito profundo. Não, filhinho, eu não deixo - responde a mãe, carinhosa mas firmemente.
     O que você acha que Joãozinho ficou pensando naquele momento? Afinal, a mãe tinha ou não tinha razão?
     Algo semelhante ocorre,  muitas vezes, conosco. Em nossa relação com Deus queremos saber os porquês. Por que tive de nascer?  Por que viver?  Por quê ?  E por quê ?  Uma das perguntas mais comuns é : “Se Deus nos criou livres, por que nos ordena guardar Seus mandamentos?”
      A Bíblia deixa claro que nos tornamos justos quando mantemos uma vida de comunhão e amizade com Jesus – que é a Justiça – e não quando guardamos os mandamentos. É impossível  ganhar a salvação pela obeservância da lei.
       Se a justificação é gratuita mediante os méritos de Cristo (ver Rom. 3:20, 24 Efés. 2:8), por que falar em lei?
O apóstolo Paulo esclarece a questão quando diz que “a lei nos serviu de aio [condutor], para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados” (Gál. 3:24). Embora a lei não nos possa salvar, ela pode nos conduzir ao Salvador.

            A Lei diagnostica , mas não cura a doença do pecado

A lei da liberdade – A lei de Deus é o código de conduta do cristão. O apóstolo Tiago a compara a um espelho,  quando diz:  “Porque aquele que ouve a mensagem e não a prática é como um homem que olha no espelho e vê como ele é. Dá uma olhada, depois vai embora e logo se esquece da sua aparência. Mas quem examina a lei perfeita que dá liberda­de às pessoas e continua firme nela não é somente ouvinte, mas praticante do que essa lei manda. E Deus abençoará tu­do o que essa pessoa fizer” (Tia. 1:23-25, BLH). Tente lim­par seu rosto com um espelho. Você o sujará mais. A lei diagnostica, mas não cura a doença do pecado.
Agora imagine um casal de noivos se pre­parando para o casa­mento. Adquirem um terreno. Edificam uma bela casa. Mobiliam-na e, quando tudo está pronto, a noi­va pergunta: “Querido, podemos marcar a data de nosso casamento agora?” Ao que o noivo responde: “Não, queri­da. Eu a amo, mas não quero casar.” Será que ele a ama realmente? O amor não deve se expressar através de atitu­des? Cristo disse: “Se vocês Me amam, obedeçam aos Meus mandamentos” (João 14:15, BLH). Aí está a resposta: obe­diência por amor.
A obediência mostra de Quem somos filhos, e prova que nossa fé não é morta (Tia. 2:17). Por outro lado, a fé, somente, não é desculpa para não se guardar a lei de Deus (ver Rom. 3:3 1). Quem ama, obedece. Quem não obedece, não ama tanto quanto diz amar, e a Bíblia o chama de men­tiroso (ver 1a. João 2:4). Na matemática bíblica, com rela­ção aos dez mandamentos, dez menos um não é nove, mas zero (confira em Tia. 2:10).
Dever universal Realmente a guarda dos mandamentos é um assunto sério. A Bíblia declara que devemos respei­tar e amar a Deus, guardando Seus mandamentos, “por­que isto é o dever de todo homem” (Ecl. 12:13). Se é o dever de todo homem, ninguém está excluído. E se é dever, guardar a lei é, na verdade, o mínimo que deve­mos fazer por amor a Deus.
Para Joãozinho o garoto do início deste artigo tomar banho no lago com os colegas era a melhor coisa que poderia fazer. Mas sua mãe, mais experiente, negou-lhe o pedido. Para protegê-lo. Por amor.
Lembre-se de que a consciência jamais será um guia seguro para a nossa conduta. A consciência é uma voz interior que diz: “Faça o que é certo.” Mas ela não defi­ne o que é correto. Quem define o que é certo ou erra­do não é a consciência. É Deus, através de Sua revelação escrita, a Bíblia Sagrada.
O que Joãozinho não sabia é que “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Prov. 14:12). Se Deus estabeleceu uma lei, o fez para a nossa própria proteção. Andando nela estare­mo s seguros e felizes. Fora dela, devemos arcar com as conseqüências.
Experimente ler, decorar e cumprir, pela graça de Cristo, os dez mandamentos escritos no livro de Exodo, capítulo 20, versos 3 a 17, pois “a lei do Deus Eterno é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conse­lhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples” (Sal. 19:7, BLH).
É preciso obedecer para se salvar?
1.      Por quanto tempo duram os mandamentos de Deus?
“As obras de Suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os Seus preceitos. Estáveis são eles para todo o sempre, instituidos em fidelidade e retidão”(Salmo 111:7 e 8).

2.      Como a Bíblia se refere à Lei de Deus?
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Salmo 19:7).

3.      Estamos “debaixo da lei” como meio de salvação?
“Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Rom. 6:14).

4.      A graça de Deus nos isenta de obedecer à Lei?
“E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!» (Rom. 6:15)  “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.  Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneIra nenhuma! Antes, confirmamos a lei” (Rom. 3:28 e 31).

5.      O que é pecado?
“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”(13 João 3:4).

6.      O que o pecado faz entre nós e Deus?
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida,  para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça” (lsa. 59:1 e 2).



Sinais dos Tempos – Setembro Outubro/2000

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...