Youtube

domingo, 3 de janeiro de 2016

ESTUDOS BÍBLICOS - É NECESSÁRIO O BAPTISMO PARA SER SALVO?



É necessário o batismo
 para ser salvo?
Ao ser batizado no rio Jordão, Jesus nos deu o exemplo.

por Natanael Batista

Numa igreja do interior estava tudo acertado para um debate público sobre a necessidade ou não do batismo. O auditório esta­va lotado. Lá estava o orador que deveria argumentar contra o ba­tismo bíblico. Mas, por motivo desconhecido, o defensor do batis­mo não compareceu. Puseram, então, os olhos em um ancião da igreja e disseram-lhe que defendesse o batismo, O velhinho argu­mentou que não tinha facilidade de falar em público e sentia-se incapaz para isso naquele momento. Finalmente, conseguiram convencê-lo e o empurraram à frente, informando-o de que deve­ria ser o primeiro a falar.
Sem nenhuma pressa ele pegou a Bíblia, abriu-a com respeito e calmamente leu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batiza­do em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pccados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).
Após a leitura em voz pausada e alta, o ancião se assentou.
O    opositor ao batismo se levantou. Por quase uma hora usou toda sua habilidade em oratória para convencer as pessoas de que o batismo não é importante na vida de uma pessoa que aceita a Jesus e se prepara para o Céu. Finalmente, o tempo terminou e ele voltou ao seu lugar.
O    homem de cabelos brancos, que não tinha dotes homiléti­cos, se pôs em pé novamente. Pegou a Bíblia e com toque suave abriu-a no mesmo texto lido anteriormente. Olhando para a pas­sagem, cuidadosamente disse:
- Bem, irmãos, ele ainda está aqui!
“Ainda está aqui”, na Escritura Sagrada, o que Jesus e os apóstolos ensinaram sobre o batismo. Está ali, de forma explí­cita, para trazer alegria a quem pela fé aceita o convite para fazer parte da família de Deus. Está ali, explicando como o pecador é introduzido no “corpo” de Jesus, Sua igreja. Está ali, como um  sinal exterior ou identificação de alguém que acei­tou a Jesus como Salvador pessoal.
Há idéias confusas a respeito do batis­mo, por falta da compreensão do seu signi­ficado. Portanto, em primeiro lugar, é preci­so ter em mente que não é o batismo que muda o coração das pessoas. Ele é apenas um símbolo da transformação que deve acontecer no interior da alma. Qualquer um pode ser imerso em um rio ou tanque batismal e sair de dentro dele sem fé, sem arrependimento ou novo coração.
O batismo não cria automaticamente uma pessoa nova, com pensamentos e sen­timentos regenerados. Milagres só ocorrem por meio da ação do Espírito Santo que transforma o coração, dentro de um pro­cesso chamado conversão.
Jesus falou da importância de nascer­mos da água, mas não esqueceu da opera­ção do Espírito Santo que acompanha a ex­periência da conversão e do batismo (João 3:5-8).
Também é preciso entender que o ba­tismo não elimina os problemas de ordem física. O batismo não altera de uma hora para outra o quadro social de uma pessoa, por mais positivos que sejam seus sentimentos. Pessoas há que ficam desapontadas por não se sentirem libertas das suas lutas diárias ou dos efeitos de de­cisões e atos cometidos no passado. O batismo não é um talismã ou pó mágico.
Outro ponto importante a ponderar é que o batismo não afas­ta as tentações. Uma pessoa ao ser batizada não fica imune de continuar pecando. Faz parte da natureza humana a tendência de desobedecer à lei de Deus.
A diferença é que, durante o batismo, a pessoa convertida as­sume um compromisso público com Cristo — e Ele não a desa­pontará. Sua promessa é: “De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5). Quando alguém está em Cristo, nenhuma tentação vem sem que haja um meio de escape (ver 1 Coríntios 10:13).
Jesus deu ênfase em Seu ensino sobre a importância do batis­mo. Afirmou: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). Sua igreja — sob a liderança apostólica — creu, ensinou e praticou o batismo como um rito que se seguia imediatamente à aceitação de Jesus como Salvador. O batismo assim tornou-se o meio de confirmação da fé dos novos crentes (ver Atos 8:12; 16:30-34).
O apóstolo Pedro fez uso da experiência de Noé durante o Dilúvio para tornar claro o relacionamento entre batismo e sal­vação. Nos dias que precederam a grande catástrofe, o pecado cresceu e avolumou-se. Deus por meio de Noé apelou ao mundo para que se arrependesse, levando em conta a destruição iminente. Só Noé e sua família — ao todo Oito pessoas — acre­ditaram na mensagem, entraram na arca e “foram salvos, através da água” (ver 1 Pedro 3:20 e 21).
Em seu raciocínio, Pedro diz que somos salvos por meio do batismo da mesma maneira que Noé e sua família foram salvos da água. E claro que foi Deus e não as águas do dilú­vio, quem salvou Noé. Por analogia, sabe-se que é o sangue de Cristo, e não a água do batismo que remove os pecados da vi­da do pecador. Portanto, o batismo, semelhante à obediência de Noé ao entrar na arca, é a resposta “de uma boa consciên­cia para com Deus”.
A forma de alguém ser batizado é comparada pelo apóstolo Paulo com a experiência de Jesus ao salvar a humanidade “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cris­to Jesus fomos batizados na Sua morte?” (Romanos 6:3).
Paulo compara a morte e a ressurreição de Jesus com o batismo. Do mesmo modo como Jesus morreu e ressuscitou, assim tem sido a experiência dos que foram batizados por imersão. “Fomos, pois, sepultados, com Ele na morte pelo ba­tismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mor­tos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novi­dade de vida” (verso 4).


                             Perguntas sobre o Batismo

1.    O batismo é uma recomendação feita por Jesus?
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho, e do Espírito Santo”(Mateus 28:19).
2.    Qual foi a mensagem de Jesus a Nicodemos?
“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não ascer de novo, não pode ter o reino de Deus..., quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:3 e 5).
3.    De que forma Jesus foi  batizado?
“Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no fio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre Ele.  Então, foi ouvida uma voz dos Céus : Tu és  Meu Filho amado. Em Ti Me comprazo.” (Marcos 1:9 – 11).
4.    Que recomendação deu Pedro aos que se converteram ?
“Arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado” (Atos 2:38).
A palavra grega usada neste texto é “baptizo”, que significa imergir, mergulhar, cobrir com um líquido. Não quer dizer aspergir ou  derramar água sobre alguém, mas mergulhar completamente na água.
5.     Quando o etíope foi batizado por Filipe, com foi o batismo?
“Então, mandou  parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo” (Atos 8:38 e 39).
6.    O que acontece conosco quando somos assim batizados?
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes” (Gálatas 3:27).
7.    Quando uma pessoa se reveste de Cristo, o que ela passa a ser?
“E, assim, se alguém esta em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram ; eis que se fizeram novas” (II Coríntios 5:17).
8.    Que mais acrescentou Jesus sobre o assunto do batismo?

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado  será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15 e 16) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...