Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O QUE A BÍBLIA ENSINA À CERCA: DA VOLTA DE JESUS? 1º ESTUDO



Quando Ele voltará ?
Jesus afirmou que voltaria quando o mundo não estivesse esperando

Foram várias as ocasiões e os motivos pelos quais o mundo poderia ter acabado nas últimas décadas.
Nos lembramos da ameaça da guerra nuclear, que fez muita gente acreditar que o planeta seria destruído num confronto entre as grandes potências da épo­ca, Estados Unidos e União Soviética. Depois vieram os ecologistas, no início dos anos 90, anunciando que o mun­do poderia acabar numa generalizada crise no ecossistema. No ano passado, um alarde em torno de uma pretensa pro­fecia de Nostradamus criou a expectativa do fim para o dia 11 de agosto, quando se daria um eclipse incomum.
Hoje, a União Soviética não existe mais, a ameaça da guerra nuclear está cada dia mais remota, e o buraco da ca­mada de ozônio parou de crescer. Enfim, o tal eclipse ocorreu sem nenhuma novi­dade cósmica. E muitos apressados já de­claram que a expectativa do fim é sã uma mania de fanáticos e apocalipsistas.
Isso faz lembrar as palavras do apósto­lo Pedro: “Nos últimos dias, virão escarnecedores com seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: “Onde está a promessa da Sua vinda? Por­que, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2a. Ped. 3:3 e 4).
De fato, o mundo está entrando agora numa fase nova, e as previsões já dão con­ta de que ao longo do século 21 a expec­tativa do fim deve declinar, já que os apo­calipsistas de plantão estão se reduzindo ao silencio e as catástrofes estão sendo minimizadas pela própria mídia.
Mas a volta de Cristo é um evento atestado com a honra e a veracidade de Deus:
“Vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei” (I João 14:2 e 3). No Apoca­lipse, Jesus reafirma a promessa: “Certamente venho sem demora” (22:20).

Contagem regressiva - Entre todos os sinais descritas profeti­camente pôr Jesus, destaca-se a incredulidade. Ele diz: “Ficai também voz apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá” (Mat. 24:44). Lucas regis­tra assim: “Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra” (21:35). Em sua carta, o apóstolo Pedro enfatiza: “Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Se­nhor” (2’Ped. 3:10). Esse elemento de surpresa é constan­te nas profecias.
Mas embora hoje as pessoas estejam propensas a igno­rar a promessa de Cristo, há outros sinais apontados como características dos últimos dias.
Os discípulos queriam saber o dia e a hora, mas Jesus foi claro em dizer que isso nem os anjos sabem, “senão o Pai (Mat. 24:36). ele, contudo, enumerou sinais: “Virão muitos em Meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enga­narão a muitos” (Mat. 24:5). Em países ricos e pobres, desenvolvidos e em desenvolvimento, as seitas se multiplicam, e novos messias surgem a cada dia.
Jesus também fez referencia  á fome e aos terremotos (Mat. 24:6 e 7). Nos últimos tres sáculos o terremoto foi o, desastre natural que mais matou, respondendo por 47% de todas as mortes. Os terremotos matam, em média, 14. mil pessoas cada ano, e a cada dez minutos ocorre um novo terremoto no planeta.O Irã e o Japão são os países mais atingidos, cim mais atingidos, com mais de 220 mil mortos em cada um deles só no  século 20. Recentemente a ONU contou 840 milhões de famintos no mundo. Há 50 anos a pobreza extrema assolava 17,3% dis 2,3 bilhões  de seresw humanos no planeta. Hoje, há 1,3 bilhão de famintos de famintos (Um terço da humanidade).

A Bíblia também fala das características sociais  dos últimos dias. “Sabe porem isto : que nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos , jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes”(2a. Tim. 3:1e2). A insensibilidadepara com a pobreza é vista na alarmante onda de corrupção que marca a política em todo o mundo, mas especialmente nos países pobres, como o Brasil.
Mas Jesus deu um último sinal. Segundo Ele, quando o evangelho do reino for pregado em todo o mundo, entãovirá o fim (Mat. 24:14). A pregação cristã está atingindo todo mundo nestes últimos anos. Só na China, um dos países mais fechados do mundo, 21 mil pessoas se tornam cristãs a cada dia. Em 1610, havia 750 mil, e hoje há cerca de 100 milhões  de cristãos chineses.

O MUNDO VERÁ – Se estamos tão próximos desse evento profético, precisamos saber como ele ocorrerá. Alguns acreditam que Jesus já tenha vindo, outros O esperam em secreto, como se Ele fosse revelar-Se a uns poucos. Mas os próprios anjos, que apareceram aos discípulos, apos a ascensão, disseram o contrário. Segundo eles, da mesma maneira como Cristo subiu, visível e fisicamente. Ele descerá (Atos 1:9 –11). O Apocalipse atesta: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá” (Apoc.1:7). E para isso, não será necessário ligar a TV, ou conectar a Internet. O Mestre afirmou que será visto  “como um relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente”, e Sua vinda será  manifesta “com poder e grande glória”, (Mat. 24:27 e 30).
Jesus ensinou a parábola da figueira: as folhas secas e o surgimento dos brotos  indicam a chegada do verão. Considerando a “figueira” profética e analisando os acontecimentos , percebemos que a vinda de Cristo se aproxima. Embora o mundo não perceba os sinais, certamente todos verão o Rei vindo em glória e majestade.

                                             Quando Jesus voltará ?

1.      Alguns dos sinais da vinda de Jesus apresentados na Bíblia:
No mundo religioso:  “Porque virão muitos em Meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.
Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. Porque surgirão falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos.”( Mat. 24:5,11 e 24).
Entre as nações: “E, certamente, ouvireis  falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assustei, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino”(Mat.24:6).
Na Natureza: “Haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mat.24:7).
Moral: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.” (2a. Tim.3:1 a 4).
Na sociedade: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mat.24:12)

2.      Que advertência fez Jesus ao Se referir aos acontecimentos finais?
“Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei  a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Luc. 21: 28) .
   
3.      Como será a volta de Jesus ?
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos O transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém!” (Apoc. 1:7)
“E lhes disseram: Varões galileus, porque estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como O vistes subir” (Atos 1:11).
“Então, aparecerá no céu o sinal  do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”. ( Mat. 24:30).

4.      Para que Jesus voltará?
“E quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais mos também” (João 14:3).




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...