Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O QUE A BÍBLIA ENSINA À CERCA DO SER SANTO 1º ESTUDO



Podemos ser santos nessa vida?
Alejandro Bullón


Manter contato permanente com Deus e falar de seu amor é o caminho da santidade em um mundo de pecado

Conheci Ricardo em Vitória , ES, enquanto dirigia uma campanha evangelistica. Ele me procurou no hotel certa noite depois da pregação. “Pastor”- disse ele- “acho que Deus é de certa maneira injusto, pedindo de nós, santidade. Ele sabe que nascemos com uma natureza pecaminosa e que isso nos leva a pecar constantemente. Já fiz tanta coisa errada na vida! Não há como ser santo”
Você já percebeu que sempre que se fala de santidade, imediatamente pensamos em viver sem nunca praticar atos pecaminosos? Muitos acreditam que um homem santo é aquele que foi totalmente separado do pecado para caminhar com Deus. Na Bíblia achamos histórias como a de Enoque, Noé, Abraão e Davi. Todos eles aprenderam a andar com Deus, e depender constantemente do poder divino , e o resultado foi que eles passaram para a História como homens justos, íntegros e santos. No caso de Enoque, a Bíblia não registra um pecado sequer. Mas Abraão, Noé e Davi caíram e caíram feio. Naturalmente, na hora em que pecaram não estavam andando com Jesus, porque é impossível manter comunhão com Cristo e ao mesmo tempo praticar atos pecaminosos. Mas apesar de terem caído, eles acreditaram no poder restaurador de Deus, levantaram-se e continuaram a caminhada com Ele.
Em que consiste “caminhar com Deus”? O Que significa morrer manter “comunhão”, ou andar de “mãos dadas” com Ele? Isso é básico para ser feliz na vida cristã. “O caminhar com Deus”  não é algo romântico ou teórico. Veja o que disse o próprio Senhor  Jesus Cristo: “Santifica-os na Verdade, a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17). O Salmista Davi acrescenta: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos” (Sal.119:105). A Bíblia está cheia de conselhos divinos que nos ajudarão a andar sem tropeços na caminhada com Cristo.
Se você deseja crescer na vida cristã, precisa todos os  diad separar tempo para o estudo da Bíblia. Este estudo consiste em leitura e meditação. É por meio da Bíblia que o Senhor Jesus falará ao seu coração e guiará os seus passos. Mas, uma amizade para ser significativa tem que seguir em duas direções, como as duas mãos  de uma mesma estrada. Deus fala com você através da leitura da Bíblia. E você? Como é que se comunica com o Pai? Por meio da oração! Orar não é simplesmente repetir frases decoradas. È abrir  o coração a Jesus, como um amigo. Conte para Ele os seus sonhos, seus planos, suas vitórias e derrotas. Diga-lhe o que sente. Partilhe com Ele as suas lutas e tentações e peça forças diariamente para andar em seus caminhos.
Não devemos orar somente para pedir favores e bênçãos. Você não fala com seu amigo só para pedir favores. Conversa com Ele pelo simples favor de conversar. A oração é isso. Na realidade, o cristão precisa apreender a viver em atitude de oração. O apostolo Paulo aconselha: “Orai sem cessar”  (1a. Tess. 5:17)

A força do testemunho -  Mas existe um terceiro elemento de comunhão, na caminhada com Cristo: a testificação, ou seja, ir i procurar alguém para falar a essa pessoa do companheirismo que você tem com Jesus. Cada vez que você conta para os outros o que Jesus fez em sua vida, as verdades se afirmaram mais em seu coração e você dente vontade de continuar buscando ao Senhor. Toda comunhão com apenas dois lados, Jesus de um lado  e o ser humano do outro, está condenada ao fracasso. Você  deve incluir o terceiro elemento, que é a testificação, para continuar crescendo dia a dia na sua experiência com Cristo.
Conheci pessoas arruinadas pelo pecado. Um dia , porem, deixaram-se alcançar pelo Espírito de Deus. Envergonharam-se de sua pecaminosidade e arrependeram-se. Confessaram seus pecados a Deus e suplicaram-Lhe o perdão e a transformação. A resposta divina não demorou.Deus ouviu suas orações e seu clamor. Tocou essas vidas e elas foram feitas “novas criaturas”. Disse Paulo: “Estou crucificado com Cristo,  logo já não sou eu quem vive , mas Cristo vive em mim” (Gal. 2:19 e 20).
Esses pecadores deixaram Jesus viver neles, e hoje podem ser apresentados como príncipes e prncesas do reino de Deus. Não nasceram em Cristo, somente. Aprenderam também a caminhar com Jesus. Seu testemunho agora é o testemunho de pecadores convertidos em santos, que aguardam o retorno de Jesus Cristo. Essa experiência também pode seu sua hoje!


               É possível ser santo nessa vida?

1.     O que é necessário para ter comunhão com Jesus?
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória , tanto agora como no reino eterno” (2a. Pedro 3:18).
2.     O que pode nos santificar?
“Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (João 17:17)
3.     O que a Bíblia é para nós?
“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105)
4.     Como a Bíblia, a oração também é importante para nossa comunhão com Deus. Qual a promessa de Deus para os que pedem em oração?
“Pedi, e dar-se-vos-há; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-há. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-há” (Mateus 7:7 e 8)
5.     Com que freqüência devemos orar?
“Orai sem cessar” (1a. Tessalonicenses 5:17)
6.     O que acontece quando nossa esperança está em Deus?
“Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e te formou, ó Israel: Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu. Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti” (Isaias 43:1e 2).
7.     Como podemos ter vida eterna?
“E a vida eterna é esta; que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (João 17:3).





Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...