Youtube

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PROFETA SAMUEL A CIMA DA CORRUPÇÃO


1 Samuel 12:1-4
1 Então, disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes e constituí sobre vós um rei.
2 Agora, pois, eis que tendes o rei à vossa frente. Já envelheci e estou cheio de cãs, e meus filhos estão convosco; o meu procedimento esteve diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.
3 Eis-me aqui, testemunhai contra mim perante o SENHOR e perante o seu ungido: de quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? E das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? E vo-lo restituirei.
4 Então, responderam: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma das mãos de ninguém.

Samuel tinha constituído Saúl como rei e numa reunião em que juntou todo o povo, dirigiu-se a eles a fim de comunicar a sua resignação do cargo que ocupava.

Samuel como bem se lembram tinha vindo para o templo, provavelmente com 3 ou 4 anos, desde esse momento que Deus o preparou para um ministério único. 

Samuel foi o último Juiz, foi sacerdote e profeta. A cima dele só Jesus teve mais funções, além das já referidas, Jesus também é considerado REI. 

Samuel tinha servido ao Senhor desde a sua meninice até à sua velhice, tempo suficiente para ter feito alguns erros. 

A posição de sacerdote e juiz, poderiam o ter corrompido, era fácil tirar partido dessa posição para tirar benefícios pessoais. 

Samuel podia ter se aproveitado para inriquecer, à custa dos mais frágeis, podia ter aceite subornos, beneficiando os mais ricos, e com isso ter mais poder.

Já pensaram na posição que ocupam neste momento? Qual têm sido o proveito pessoal tirado dessa posição? 

Será que os outros olham para nós desconfiados? Ou considerando-nos pessoas de pouca confiança? 

Temos aceite suborno de alguém? Temos tendência em tomar posição pelo lado mais forte, ou mais vantajoso em vez de escolhermos a verdade? 

À nossa volta o que mais vemos é corrupção, pessoas que se vendem por meia dúzia de tostões. Pessoas que só pensam em ser dar bem, sem se importar que podem eventualmente estar a prejudicar o outro. 

Samuel dirigiu-se ao povo e perguntou em voz alta para todos ouvirem, se alguém tinha alguma queixa concreta contra Ele, pois estaria disposto  a restituir tudo aquilo a quem tinha defraudado. 

Perguntou se tinha roubado alguém? também a quem tinha defraudado? Se tinha oprimido alguêm? E se alguém tinha sido beneficiado em troca de suborno?

Samuel não só tinha a sua consciência limpa, pela conduta que foi tendo ao longo da vida, como o mesmo se vem a confirmar com o povo. 

Ninguém tinha nada de concreto é grave que pudesse ser apresentado contra este homem de Deus. 

Será que o mesmo pode ser dito de nós próprios?

No livro de Miqueias Deus olha para os homens e o que é que Ele vê? 
“Pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja reto. Todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com uma rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores”.
Miquéias 7:2-3

É triste o quadro da humanidade, se for para ser como estes não adianta cá andar. 

Deus deseja que vivamos uma vida correcta, justa, verdadeira. Não importa a cor da pele, a nacionalidade, o sexo, a condição financeira, etc. 

O mais importante é na realidade sermos justos- correctos e verdadeiros com aqueles com que lidamos. 

“O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas”. Isaías 33:15-16


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...