Youtube

domingo, 3 de janeiro de 2016

ESTUDOS BÍBLICOS - É NECESSÁRIO SE BATIZAR PARA SER SALVO?



É necessário se batizar para ser salvo?

A Bíblia afirma que depois de crer o candidato ao reino de Deus deve ser batizado


Roberto dizia que amava Ester. Constantemente ela recebia flores e poemas românticos do rapaz
apaixonado. Ele nunca esquecia os detalhes que a faziam feliz. Parecia çonhecê-la muito bem
Afinal eles já namoravam havia anos.
Foi numa daquelas tardes românticas, enquanto Rober­to comparava a beleza da moça ao maravilhoso pôr-do-sol, à beira do mar, que ela se animou a perguntar. “Se você me ama tanto por que a gente não se casa?” Aquilo foi como uma alfinetada intempestiva. O galante recuou no ato e quase instintivamente reclamou: Por favor, casamento não. Eu te amo, mas não quero mais compromisso.”
O que você acha deste quadro: “Eu te amo mas casa­mento não”?

Compromisso consciente - Já falamos que a vida cristã nada mais é do que a maravilhosa experiência de conviver com Cristo.
Falando a linguagem dos jovens, diríamos que cristianismo não é outra coisa senão “namorar” Cristo. A gente dorme e acorda pensando nEle. Ele torna-se o cen­tro das nossas atividades e da experiência diária. E quan­do duas pessoas, aqui na Terra, vivem assim, a melhor coi­sa a fazer é casarem-se e viverem juntos. O batismo, nesse contexto, nada mais é do que o “casamento” com Cristo. Na hora do batismo declaramos publicamente diante do pastor da igreja e dos amigos ali reunidos, que aceitamos Jesus como nosso Salvador pessoal, e acreditamos na salvação por Sua graça e que por isso desejamos viver de­finitivamente ao Seu lado, por Ele e para Ele.
Mas existe muita gente sincera que pensa não necessitar de batismo. “A salvação vem de Cristo”, dizem “e não do batismo”. E isso é biblicamente certo, embora seja errado do ponto de vista da experiência. É como o casamento. Vo­cê  não ama seu cônjuge porque está casado. Está casado porque ama.. Quem ama de verdade não tem medo de se comprometer, porque o verdadeiro amor significa entrega, dedicação e compromisso. Por isso Jesus diz: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mar. 16:16). E Pedro acrescen­ta: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados”(Atos 2:38).
Não se pode falar, porem, do batismo sem falar de sua autenticidade. Como é o batismo bíblico? Quais são as suas características? Bem em  Mateus 28:19 lemos que o candidato deve se tornar um “discípulo” antes de ser batizado. Marcos 16:16 ensina que a pessoa deve “crer” para , então, receber o batismo. Em Atos 2:38, Pedro é categórico ao dizer que a pessoa deve “arrepender-se” antes de ser batizada. A pergunta é: “Pode uma criança de seis meses, ser feita discípula, crer e arrepender-se?”
Batismo autêntico – Outra característica do batismo bíblico é que deve sr feito por imersão, ou seja, a pessoa deve ser imergida completamente na água. A palavra “batismo”, in­clusive, etimologicamente quer dizer isso. Em Romanos 6:3. Paulo afirma que o batismo é um símbolo de que so­mos sepultados completamente com Cristo, a fim de res­suscitarmos para uma vida nova.
Na Bíblia sempre que se relata histórias de batismo, como a de Jesus e a do eunuco etíope fica  claro havia  muita água, para que a  pessoa pudesse ser mergulhada com­pletamente.
“E agora”,  você deve estar se perguntando. “o que fazer se já fui batizado, mas o meu  batismo não tem as características de um batismo autenticamente bíblico?” Respondo com outra  pergunta: “Qanto vale uma cédula de cem  reais que você tem no bolso se você descobre que ela não tem as mesmas características de uma cédula autêntica?”
Você tem experimentado um encontro pessoal com Cristo? Tem crescido no conhecimento de Sua Palavra? Sente a voz de Jesus batendo à porta do seu coração? Caso afirmativo, então levante-se e seja batizado, em nome de Jesus!

É necessário ser batizado ?

1.     Que ordem Cristo deixou para os discípulos?
“Ide, porquanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco  todos os dias até à consumação do século” (Mat.28:19-20).

2.      Qual a condição, segundo a Bíblia, para ser salvo?
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:3 e 5).

3.      Jesus deu-nos o exemplo quando foi batizado. Como Ele foi batizado?
“Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito Santo descendo como pomba sobre Ele. Então, foi ouvida uma voz dos Céus : Tu és o Meu  Filho amado, em Ti Me comprazo” (Mar.1:9-11).

4.   Que recomendação dá a Bíblia aos que se arrependem completamente dos seus pecados?
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

5.      Que ordem recebeu Paulo, que se tornou apóstolo depois de se arrepender?
  “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome d’Ele” (Atos 22:16).

Alejandro Bullon

Sinais dos Tempos 

Maio – Junho /2000

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...