Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE: QUAL SER O DIA DO SENHOR? 2º ESTUDO



“É tempo de ver Jesus”
Qual é o dia do Senhor?

Desde a Criação Deus reservou um dia específico para  descanso e refrigério


Estou estressado... A grande maioria das pes­soas já usou esta frase pelo menos uma vez nos últimos anos. As alternativas de lazer e o apelo do consumo criam uma situação de permanente euforia, que não dá tréguas a ninguém.
O neurofisiologista Fernando Pimentel de Souza, da Uni­versidade Federal de Minas Gerais, afirma que toda essa situa­ção acaba reduzindo o tempo de repouso, deixando o organis­mo exposto a um ritmo de permanente excitação. Isso leva a mente à fadiga e a um estresse crônico.  É uma ironia, mas nessa situação, parar, descansar ou refletir se tornam ativida­des muito cansativas! É que o cérebro se acostumou a um rit­mo de excitação, e a parada parece incomodar todo o sistema.
Poucas pessoas, porém, sabem o que está ocorrendo em seu organismo, quando chegam a esse estado. Pimentel des­creve o organismo do estressado assim: “O corpo faz de tudo para restabelecer o equilíbrio perdido. As vísceras quase em bloco procuram recuperar o estado de constância interna, O coração pulsa mais forte e em maior frequência para suprir a demanda de oxigênio e energia consumidos predatoriamen­te. O sangue esvai-se da pele e desloca-se para os músculos esqueléticos, ficando em prontidão para a ação brusca. A vi­são não consegue mais focalizar o detalhe, e junto com o cé­rebro vasculha todo o horizonte em busca de um ataque inesperado ou de uma armadilha. Instala-se o pânico.”

Deus não queria que o ser humano vivesse dessa forma! Por isso, desde a Criação Ele separou a noite para o repouso, e reservou um dia inteiro para que o organismo pudesse ser restaurado pelo descanso, e a mente iluminada pela comu­nhão com o Criador. Quando esteve na Terra, Jesus confir­mou isso, afirmando que “o sábado foi feito por causa do ho­mem” (Mar. 2:27), isto é, por causa das nossas necessidades.

Um dia diferente Na Criação, Deus distinguiu o sábado dos demais dias, fazendo três coisas: “E, havendo Deus termina­do no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sé­timo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gên. 2:2 e 3). O descanso do Criador teve o objetivo de deixar o exemplo. Ao abençoar, Deus conferiu às horas do descanso sabático a capacidade de nos restaurar, e de renovar nossas forças. Ao santificar, separou esse dia para uso especial. Assim como todas as coi­sas santas, segundo a mentalidade bíblica, o sábado deve ser usado para propósito espiritual, para a adoração do Criador.
Como Moisés teve o cuidado de falar do sábado sendo en­sinado ao primeiro casal, Adão e Eva, fica claro que esse dia foi dado à raça humana, e não ao povo de Israel somente.
Mais tarde, Deus mostrou coisas especiais a Moisés, den­tre elas uma cópia do santuário celestial. E mandou que fos­se feito um santuário na Terra. Moisés copiou tudo correta­mente. Mas houve algo do santuário que Deus não deixou Moisés reproduzir, Ele mesmo fez isso: a escritura da lei (Deut. 10:1-4). Nesta lei, escrita pelo dedo de Deus, encon­tramos o sábado como um mandamento universal: “Lem­bra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalha­rás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho... porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxo. 20:8-11).
Para que ninguém pensasse que viera destruir a lei, Jesus afirmou que nada deverá ser omitido da lei, e ainda pronun­ciou uma maldição sobre quem não a cumpre e ensina erra­do aos outros (Mat. 5:17-19).
O apóstolo Tiago afirma que, em Deus, “não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tia. 1:17). Nisso ele repe­te a mensagem de Isaías: “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente” (40:8).

NovoTestamento —Bem, alguém pode dizer, o Antigo Tes­tamento fala muito do sábado, mas e o Novo?
Jesus precisou reparar muitos erros introduzidos na práti­ca religiosa. Os judeus tinham elaborado mais de 1.500 pe­quenas leis, só para a guarda do sábado. Memorizar essas leis já era motivo de enfado. Além disso eles colocaram o mandamento acima das necessidades primárias, a ponto de negarem socorro a quem estivesse à beira da morte, se isso ocorresse num sábado. Ao sado das correções que fez, Jesus deixou Seu próprio exemplo. Diz o evangelho: “indo para Nazaré, onde fora criado, entrou ,num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler (Luc. 4:16).
Após a crucifixão, as mulheres que foram ao sepulcro, que eram muitos íntimas de Jesus e tinham ouvido bem os Seus ensinos, também “no sábado, descansaram segundo o mandamento” (Luc.23:56)
Os apóstolos guardaram o sábado. Paulo tinha o costume de ir às sinagogas orar e ensinar a Bíblia, tanto aos Judeus quanto aos gentios, no dia de sábado (ver Atos 13:14,42 e 44 e 17:2). Estando na cidade de Filipos, na Macedônia, onde provavelmente não havia sinagoga, Paulo e Timóteo, “no dia de sábado”, saíram da cidade, e procuraram”um lugar para oração”, e falaram a algumas mulheres que se juntaram a eles para cultuar a Deus (Atos 16:13).
Os mandamentos são uma forma de Deus provar o nosso amor e de nos proteger do mal. Jesus disse que aqueles que O amam guardamos Seus mandamentos (João 14:15 e 15:10).
O mandamento do sábado ainda tem promessas adicionais. Isaias registra as palavras de Deus, dizendo: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, não pretendendo fazer a tua própria  vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor” (Isaias 58:13-14).
Deus separou um dia para o nosso próprio bem, e ordenou que esse dia, o sábado, seja dedicado a Ele, como Criador e mantenedor da vida.


Qual o verdadeiro dia de repouso?

1. Quem criou o sábado?
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E havendo Deus terminado no dia Sétimo a Sua obra que fizera, descansou nesse dia, de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”(Gen. 2:1-3).

2.O que diz o 4o. Mandamento da lei de Deus ?
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao Sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxo. 20:8-11).

3. Qual é o dever de todos nós?
De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ecles. 12:13).

4. Qual é o exemplo deixado por Jesus?
“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler”(Luc. 4:16).

5. Que dia guardavam os cristãos no tempo dos apóstolos?
“E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos” Atos 18:4)
“Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras” (Atos 17:2).
Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquía da Pisídia, Indo num sábado à sinagoga, assentaran-se. Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras. No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus”. (Atos 13:14, 42 e 44).
“No sábado, saímos da cidade para junto do rio, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido” (Atos 16:13).

6.Que dia será . na Nova Terra?
“Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de Mim, diz o Senhor assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que de uma Festa da Lua Nova à outra, e de um sábado a outro virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor” (Is. 66:22 e 23)

8. Quem ordenou guardar o Domingo?
“Guardarás domingos e festas” (terceiro mandamento, no Catecismo Católico).

9. O que a Bíblia orienta quando há um conflito entre a lei dos homens e a lei de Deus?
“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...