Youtube

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE: O VERDADEIRO DIA DE REPOUSO?



Qual é o verdadeiro dia de repouso?
Estabelecido no Éden, o sábado, como dia sagrado, é um memorial da criação e da redenção.

por Zinaldo A. Santos

A narrativa bíblica da criação do mundo tem seu clímax com as seguintes palavras: “Assim, pois, foram acabados os céus e a Terra, e todo o seu exercito. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele des­cansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gênesis 2: 1-3).
Tempos depois, ao resumir os princípios de conduta moral e espi­ritual para os Seus filhos, nos Dez Mandamentos, o Senhor determinava:
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar Seis dias trabalharás e fa­rás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho,nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fêz o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Se­nhor abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxodo 20:8-11).
Em Deuteronômio 5:15, é apontada uma razão específica, pela qual o sábado deveria ser observado: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e bra­ço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, ordenou que guardasses o dia de sábado.”


MEMORIAL DA CRIAÇÃO


As três passagens bíblicas mencionadas acima, nos remetem a uma reflexão sobre o significado do sábado, para o ser humano, desde a sua instituição. Primeiramente, a im­portância desse dia reside em sua origem di­vina e seus elevados propósitos para a vida humana. Deus fêz o sábado. É seu autor. E o estabeleceu como um memorial da criação; uma perpétua lembrança de que a origem de todas as coisas, nossa própria origem co­mo seres humanos, reside nEle. O mais eloqüente defensor dessa verdade é o próprio Cristo, quando afirma apontando à criação: “O sábado foi estabelecido por causa do ho­mem... de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sába­do” (Marcos 2:27 e 28). Obviamente, o sábado é o dia do Senhor.
É notório o interesse de Jesus Cristo em ressaltar que o sábado foi estabelecido em beneficio espiritual do homem. Deus o instituiu para que o ser humano, feito à Sua imagem e semelhança, o vivenciasse em comunhão com o Criador, celebrando a perfeita criação. Associado à obra criadora de Deus, o sábado envolve a aceitação da Sua absoluta soberania por parte do homem. E uma arma contra o ateísmo e a des­crença. Não se trata apenas de um dia de lazer, mas uma prova de que O amamos e O aceitamos como nosso Senhor.
ORDENANÇA DIVINA
O mandamento do sábado, o quarto da Lei de Deus, exprime primeiramente o padrão de conduta que torna o homem seme­lhante a Deus, isto é, trabalhar seis dias. O Senhor jamais Se can­sa, mas o homem necessita de repouso; refrigério físico e mental. Em Sua bondade e sabedoria infinitas, Deus estabeleceu esse período semanal como um oásis para as fadigas cotidianas. Uma pau­sa para comunhão com o Criador, o que significa renovação de forças para os embates que se seguem ao próprio sábado.
Os especialistas em qualidade de vida profissional reconhe­cem a importância do descanso para o trabalhador. Dai a necessi­dade de férias anuais e pausa semanal. A produtividade cresce, di­minuem as situações de estresse e enfermidades. Desde o Éden, a sabedoria divina adiantava-se a essa desco­berta, estabelecendo o descanso sabático.
Vale lembrar que a ordenança para a observância do sábado não foi limitada aos membros na nação judaica, mas a to­do homem (Eclesiastes 12:13). E, segundo Tiago 2:10, a sua desconsideração torna o homem responsável pela transgressão de todos os outros mandamentos divinos.

MEMORIAL DA REDENÇÃO

A observância do sábado, por parte de Israel, tinha o propósito de lembrar a liberta­ção da opressão egípcia, como figura da li­bertação espiritual que recebemos em Cris­to. Dessa forma, o sábado é um símbolo da graça de Deus. Quando nossos primeiros pais foram criados, descansaram no sábado não porque tivessem feito alguma coisa, mas como resultado de que Deus havia finalizado a Sua obra. Não podiam apresentar qualquer coisa que tivessem feito. Tudo o que podiam fazer era ver o que Deus realizara por eles. Conseqüentemente, aproximaram-se do sábado de mãos vazias de qualquer mé­rito humano.
A verdadeira observância do sábado envolve abstinência das nossas próprias obras e dos nossos próprios interesses, total en­trega e dedicação a Cristo como nosso Criador e Redentor. Assim ela se torna um antídoto contra o legalismo e o materialismo. A correta observância do sábado evitará que caiamos no extremo de querer alcançar a salvação por esse ato; bem como nos livrará do outro extremo, o de pensar que a salvação não envolve confor­midade com os princípios divinos expressos na Lei do Senhor.
O sábado é a própria pulsação do evangelho.Jesus tinha todo di­reito de afirmar “O Filho do homem é Senhor também do sábado”. Não é mera coincidência o fato de Ele haver passado o sábado na sepultura.

No Novo TESTAMENTO

Ao contrário do que pensam muitos cristãos, a guarda do sá­bado está presente no testemunho de Jesus Cristo e Seus segui­dores, nos dias do Novo Testamento. Ele mesmo a exemplificou: “Indo para Nazaré, onde fora criado entrou num sábado na sina­goga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler” (Lucas 4:16).Após Sua morte, os discípulos e as mulheres que O segui­ram tiveram o cuidado de observar o sábado:”Tendo [Jose de Ari­matéia] procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus, e tiran­do-O do madeiro, envolveu-O num lençol de linho, e O deposi­tou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado. Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, vi­ram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se reti­raram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansa­ram, segundo o mandamento” (Lucas 23:52-56).
Paulo guardava o sábado: Atos 16:11-13; 17:1 e 2; 18:14.
De acordo com o profeta Ezequiel, o sábado é o sinal que identifica o povo de Deus:  “Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vos, para que saibais que Eu SOU O Senhor, vosso Deus” (Ezequiel 20:20). E, na Terra renovada, será de acordo com o profeta Isaías, o dia especial de adoração a Deus pe­los remidos:  Porque, como os novos Céus e a nova Terra, que hei de fazer, estarão diante de Mim, diz o Senhor, assim há de estar a      vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma festa da lua nova à outra e de um sábado a outro, vira toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor” (Isaias 66:22 e 23).

                          Perguntas sobre o dia de Repouso

1.     Como surgiu o sábado?
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que como Criador fizera (Gênesis 2:1-3).

2.      O que diz o quarto mandamento da lei de Deus ?
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas  para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”
(Êxodo 20:8-11).

3.      Como Deus chamou ao sétimo dia ?
“Se desviares o pé  de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao Sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a sua própria vontade, nem falando palavras vãs” (Isaias 58:13).

4.    Guardar os mandamentos de Deus é o dever somente de algumas pessoas?
“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos porque esse é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12: 13).

5.       De que o Sábado é um sinal ?
“Santificai os Meus sábados ; pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Ezequiel 20:20).

6.      Qual era o costume de Jesus ?
“indo para Nazaré, onde fora criado, entrou , num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler” (Lucas 4:16).

7.      Que dia observava Maria, a mãe de Jesus?
“Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo ,viram o túmulo, e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.” (Lucas 23:54-56)

















Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...