Youtube

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS - A PRIMEIRA PALAVRA DE JESUS

 
"A Primeira Palavra de Jesus"



A primeira das sete últimas palavras que Jesus proferiu na cruz do Calvário, foi: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Imaginem comigo a cena: Três cruzes que se projetam no horizonte. No meio está Jesus; do lado direito uma ladrão e do lado esquerdo outro ladrão. Jesus morreu tal qual como viveu. Veio a este mundo para resgatar pecadores. Viveu entre eles para poder alcançá-los, perdoá-los e transformá-los. E quando chegou a hora de morrer, morreu crucificado entre eles.


Quando uma pessoa está para morrer, todos querem ouvir o que ele tem para dizer. Jesus pronunciou sete palavras. A primeira, a quarta e a última palavras são orações que Ele dirige ao Pai. Ele ora, mantendo a comunhão com Aquele de quem veio toda a Sua força para poder viver uma vida vitoriosa nesta terra. Começou Seu ministério em oração. E terminou o Seu ministério também em oração.


Por mais que pensemos, ninguém pode sobreviver vitoriosamente nesta vida se não aprender a viver como Jesus viveu. Dependendo constantemente do Pai, colocando a vida aos pés do Pai, recebendo a força do Pai.


As vitórias de Jesus não aconteceram porque Ele era Deus. Pelo contrário, Jesus aprendeu a viver uma vida dependente do Pai. Aí estava o segredo da Sua vitória. E este é também o segredo para ultrapassarmos as dificuldades que surgem a todo o instante? Por que não aprendermos a depender do Pai como Jesus fazia?


Preso á cruz, o Mestre tinha uma coroa de espinhos que lentamente se iam espetando no Seu rosto, mas isso não O impedia de demonstrar o amor do Pai. As Suas mãos estavam presas à cruz; não podiam mais curar pessoas, mas, mesmo ali, podia orar. Os Seus pés não podiam mais andar em direcção do pecador, mas isso não O impedia de orar. Os Seus discípulos tinham-nO abandonado e agora já não podia ensinar-lhes mais. Mas isso não impedia Jesus de orar.

Estimado ouvinte, quando surgem dificuldades na nossa vida, o primeiro pensamento que nos assalta é o fato de que talvez Deus nos tenha abandonado. Talvez Deus tenha se esquecido de nós. Jesus no meio do sofrimento, da dor, da agonia, da morte, perseguido, insultado e a sangrar, não permitiu que nada O impedisse de saber que o Seu Pai O amava e que, ainda assim, olhava para Ele.


Sem amigos, abandonado pelos Seus discípulos, odiado pela multidão, castigado pelos soldados, acusado falsamente, crucificado injustamente, ferido, em agonia, Jesus disse: Pai, eu não Te vejo; está tudo escuro, mas sei que estás presente. Sei que estás aí. Somos capazes de fazer de acreditar como Jesus acreditou?


O mais extraordinário nas últimas palavras de Jesus é que na hora da Sua agonia, Jesus clama ao Pai, mas não o faz pedindo ajuda. Se algum de nós estivesse condenado à morte por alguma enfermidade, com certeza que nos colocaríamos de joelhos para orar e pedir a Deus a devolução da saúde, não acha?


Mas ali estava Jesus cravado numa cruz. A Sua primeira palavra podia ter sido: "Pai, tira-me daqui, liberta-me, acalma minha dor". Ou como Pedro quando estava a afundar-se: "Senhor, salva-me". Mas na hora da agonia Jesus não orou por Ele, orou pelos outros. E não foi pelos Seus amigos ou pelos Seus familiares ou pelos bons cidadãos. Sabe por quem orou Jesus? Pelos Seus inimigos, por aqueles que O esbofetearam, por aqueles que O pregaram, por aqueles que cuspiram no Seu rosto, por aquele que colocou na Sua fronte a coroa de espinhos. Jesus orou pelos Seus inimigos e pediu que o Pai lhes perdoasse.


Na cruz do Calvário, Jesus viveu o que pregou. No sermão do monte, Ele disse: "Perdoai os vossos inimigos". E na cruz Ele viveu esta mensagem.


Pergunto: Seriamos nós capazes de orar assim? Talvez pensemos que esta atitude é completamente absurda e sem sentido, porém, quando perdoamos os nossos inimigos, eles poderão não ganhar nada, mas nós expulsamos o veneno do mal. O veneno da mágoa não perturba em nada os nossos inimigos, mas perturba e muito a nossa vida. O nosso coração torna-se – muitas vezes, um depósito de lixo, porque a mágoa, o ódio, o rancor e o ressentimento, são lixo. E quando conseguimos olhar para os outros sem sentir mágoa, nem rancor, eis que tudo se faz novo em nós. O maior beneficiado pelo perdão é a pessoa que oferece o perdão, não a que o recebe.


Se você sentir que na cruz do Calvário Jesus orou por si; se desejar reconhecer Jesus como o seu Salvador; se quiser entregar-lhe a vida e aceitar a Palavra de Deus e o plano que Deus tem para a sua vida; então é hora de lhe pedir perdão por toda uma vida longe do Céu, e Ele ouvirá o seu pedido.

FONTE: Adaptação Mensagem Pr. Alejandro Bullon

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...