Youtube

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS - A SEGUNDA PALAVRA DE JESUS

 
"A Segunda Palavra de Jesus"



Olhemos neste momento para a montanha solitária onde estão cravadas três cruzes. Jesus está no meio. Ao Seu lado estão dois ladrões. Mesmo já sem forças, o Mestre prega o seu último sermão. O Seu púlpito é uma cruz. O Seu auditório são apenas duas pessoas: dois homens que nunca quiseram saber nada do Salvador da humanidade; dois ladrões que rejeitaram muitas vezes o apelo divino e como consequência dos seus erros, estão ali, pendurados na cruz, esperando a morte.


O primeiro ladrão olha para Jesus e diz: "Se tu és o filho de Deus salva-te e salva-nos." Ele sente que precisa de Jesus. Suspeita que Jesus pode fazer alguma coisa por ele. O problema deste homem é que não sente necessidade espiritual; ele é consciente apenas da sua necessidade física. No seu pensamento estar naquele lugar e naquela posição era horrível. Daí ter suplicado a Jesus: "Tu tens poder, tira-me daqui, livra-me." Ele não está preocupado em salvar-se. Ele não quer saber nem lhe interessa as questões relacionadas com a vida eterna. Não está consciente dos seus pecados, não se mostra arrependido, e, portanto, não confessa. Somente pretende alívio da difícil situação em que se encontra.


Este primeiro ladrão mostra-nos a realidade de todos os tempos. Milhões e milhões de pessoas seguem a Jesus simplesmente por interesses terrenos. Muitos não entendem quais as verdadeiras motivações para seguir a Jesus.


E talvez a pergunta que se posso colocar neste momento é esta: Qual é a sua motivação para seguir a Jesus? Tem um problema maior do que as suas forças ou maior que o seu domínio?

Pense no raciocínio do primeiro homem na cruz: "Se Tu és o filho de Deus, salva-me. Porque se Tu me salvares, se me tirares da cruz, acreditarei que Tu és filho de Deus.”


Diria que este é o tipo de pessoas sinceras mas que têm motivações erradas. Jesus é muito maior do que os nossos problemas. Jesus não dará a salvação a ninguém por causa da cura física ou da resolução de um problema. Jesus oferecerá a salvação apenas e somente àquele que crê!


O outro ladrão estava igualmente a morrer, pregado na cruz. Gostaria de se ver livre do seu problema, mas a sua oração não é somente para sair da cruz. Ele entende que embora o seu problema imediato era estar pregado a uma cruz, havia, no entanto, um problema mais profundo: Ele percebe que no seu coração havia uma natureza pecaminosa que o empurrara para o pecado. Ele não quis apenas ser liberto da situação angustiante da cruz; mas pretendia ver-se livre da situação miserável do pecado. Por isso, repreende o seu colega e diz-lhe: “Este não fez mal nenhum. Nós, com justiça, padecemos porque nós fizemos mal.”


Aqui está o primeiro passo que precisamos dar se queremos resolver os nossos problemas: reconhecer a nossa situação, reconhecer que o nosso problema não é apenas estar doente, mas viver separado de Deus; reconhecer que o nosso problema não é apenas a falta de emprego. O nosso verdadeiro problema é não ter dado a Jesus o primeiro lugar na nossa vida.


O segundo ladrão percebeu a sua situação e reconheceu o seu pecado. Ele não se escondeu, não se justificou, não explicou nem argumentou, colocando a culpa nos outros. Ele, simplesmente reconheceu que a sua vida estava cheia de erros porque nasceu e viveu em pecado.


O ser humano do nosso tempo não aceita a ideia de que nasceu em pecado e que carrega uma natureza que está mergulhada em pecado. Quando peca, o homem tenta explicar, procura defender-se; argumentar, em vez de reconhecer que vive em pecado.


Estimado leitor, o pecado não precisa de explicação. Se queremos ser curados do pecado, precisamos de reconhecer a nossa condição e a nossa limitação. De nada serve atirar a culpa para cima dos outros. Enquanto tentarmos explicar, o que não tem explicação, estaremos a ser como o primeiro ladrão na cruz.


Mais do que nunca precisamos de parar, reconhecer a nossa situação e clamar pedindo ajuda.


Há outro aspecto interessante deste momento em que Jesus se encontra na cruz com estes dois ladrões. É o momento do segundo ladrão reconhecer Jesus como Rei. Ele disse: "Senhor, Lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino."


Nestas palavras podemos compreender que não basta aceitar Jesus como Salvador. É preciso também aceitá-Lo como Rei, porque se nós O aceitarmos apenas como Salvador, estaremos a aceitar unicamente o Seu perdão. E recebendo apenas o perdão, continuaremos dominados pelo pecado.


Quando Jesus nos perdoa, não perdoa para continuarmos debaixo da derrota. Quando Ele nos perdoa, também nos transforma para vivermos uma vida de vitórias. Ele é soberano na nossa vida, vitorioso na nossa própria experiência.


Hoje, o mundo cristão deseja simplesmente um Salvador; as pessoas parecem não aceitar a Jesus como Rei. O mundo cristão parece querer somente perdão; mas não está disposto a ajustar a sua vida à vontade divina, não pretender ter Jesus como Rei e Senhor da existência humana.


Enquanto esteve nesta Terra Jesus cruzou-se com muita gente que O seguiu porque Ele curava e fazia milagres. Muita gente seguiu Jesus por ser capaz de multiplicar pães e peixes. Mas poucos o reconheceram como Rei e Senhor da Humanidade. Tão poucos, que os mais próximos negaram e abandonaram o Mestre quando este foi entregue para morrer na Cruz.


Por mais que desejemos viver muito tempo nesta Terra, esta vida não é tudo. Será que já entendeu que os 80 ou mais anos que viver nesta terra não serão tudo? Cristo está prestes a voltar e quando Ele voltar virá para estabelecer o Seu Reino! Está você pronto para se encontrar com o Seu Rei? Quais são as motivações que o levam a seguir a Jesus?


Jesus pregou o Seu último sermão lá na cruz e teve dois ouvintes. Um deles procurou Jesus apenas por motivos egoístas e não conseguiu perceber a dimensão da bênção espiritual. Fechou o seu coração e morreu sem esperança. O outro também queria ser liberto da cruz, mas isso não era tudo. Compreendeu a sua condição de miserável e clamou por perdão. Jesus não o tirou da cruz, não o libertou da morte mas o ladrão morreu com esperança. E no Reino dos céus – um dia, poderemos contemplar e conversar com este homem transformado.


Ao longo da história humana sempre houve estes dois tipos de pessoas. Aqueles que dizem "sim" e aqueles que dizem "não". Aqueles que conseguem perceber o verdadeiro Reino de Deus e aqueles que simplesmente pensam resolver os seus problemas no imediato.


De que lado você se encontra? Quais são as suas motivações? Um dia quando Jesus descer com o Seu Reino dos céus eu quero conhecer o homem que Jesus transformou na cruz. E você?
ORAÇÃO
Querido Pai, louvado seja o Teu nome pela salvação. Cria em nós a consciência da nossa verdadeira necessidade e ajuda-nos a correr para os Teus braços em busca da solução real para os nossos problemas. Toca a vida de cada ouvinte para que esteja disposto a aceitar-Te. Em nome de Jesus. Amém

FONTE: Adaptação Mensagem Pr. Alejandro Bullon

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...