Youtube

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A SERPENTE DO DESERTO


A SERPENTE DE BRONZE

Números 21:4-9
4 Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. 5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. 6 Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. 7 Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. 8 Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.

- Neste texto encontramos mais uma vez o povo a reclamar, estavam insatisfeitos com a situação em que se encontravam e o tom de reclamação aumentava de dia para dia.

- Além da habitual queixa de estarem no deserto preferindo estar no Egipto onde tinham água e comida, o povo desta vez menosprezou uma das bênçãos que Deus lhes deu no deserto que foi o Maná.

- O Maná era um milagre divino que acontecia todas as manhãs no qual todo o povo se alimentava.

- Mesmo assim disseram: "E a nossa alma tem fastio deste pão vil."

- Foi depois desta contestação que o povo foi picado por serpentes venenosas e muitos acabaram por morrer. 

- O texto subentende que foi Deus que enviou as serpentes 
"Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras", no entanto podemos olhar para este episódio com outros olhos, e porque não pensar que essas serpentes já ali viviam, que o deserto é na realidade um habitat natural destes animais, e porque não pensar também que se estas serpentes ainda não tinham mordido o povo era porque Deus as impedia de o fazerem.

- Na realidade enquanto o povo se mantivesse obediente e do lado de Deus, eles eram abençoados e Deus os protegia, mas caso se colocassem contra Deus desobedecendo à sua palavra e vivendo em pecado, naturalmente deixariam de estar sobre a proteção de Deus estando assim subjugados aos caprichos de Satanás. 

- A palavra de Deus é bem clara:  "O salário do pecado é a morte" Romanos 6:23

- Querido amigo se hoje estás a viver uma vida de desobediência e rebeldia à palavra de Deus, então cuidado com aquilo que satanás conseguirá fazer contigo, pois estás a pisar terreno perigoso!

- Depois do povo reconhecer a sua rebeldia contra Moisés e contra Deus, vieram pedir que Deus os voltasse a abençoar, e foi nesta ocasião que Moisés mandou fazer uma serpente de bronze.

- É bom notar que esta ideia de construir uma serpente não partiu de Moisés nem do povo, mas foi o próprio Deus que a solicitou: "Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a olhar viverá"

- Alguns vêm nesta ordem de Deus a permissão para se poder inclinar perante imagens de escultura e as reverenciar, mas se assim fosse Deus estaria em contradição com aquilo que Ele próprio tinha promulgado dois anos antes no monte Sinai quando deu os Dez Mandamentos. 

- Como entende então esta ordem de produzir esta escultura de arte como solução ao problema da picada das serpentes?

- A serpente foi um animal amaldiçoado por Deus, o livro de apocalipse a associa directamente a satanás (Ap 12:9). Poderíamos mesmo dizer que é um símbolo do pecado.

- A realidade é que quando Deus pede a feitura desta serpente, não tinha como intenção a adoração da mesma, mas uma ilustração viva daquilo que o pecado fez à raça humana. 

- Mais tarde os Israelitas usaram a serpente como forma de adoração, já a tinham associado a uma deusa e o rei Ezequias a mandou destruir para que o povo deixasse de profanar o verdadeiro Deus, nós encontramos esse texto em :
2 Reis 18:4
4 Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã. 

- Se repararmos, Deus não pede ao povo para adorar a serpente de bronze: "e será que todo mordido que a olhar viverá" Deus simplesmente deu a ordem de olhar para ela, não de lhe prestar culto.

- Outro aspecto interessante é que a ordem foi colocá-la numa Haste, ou seja de forma horizontal, provavelmente está Haste estaria ligada a um poste, representado assim a forma de uma cruz.

- Mas como podia a serpente erguida, ser uma representação daquilo que ia acontecer na cruz? Na realidade é o próprio Cristo que faz essa analogia: 
João 3:14-15
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

- O povo que tinha sido mordido tinha de olhar a serpente, mas crer na palavra de Deus. Pois Deus tinha dito que se olhassem ficariam curados.

- Sabemos que é do próprio veneno da serpente que se faz o antídoto, e se a serpente simboliza o pecado, o próprio Jesus se fez pecado por nós: 2 Coríntios 5:21
21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus

- E foi porque Cristo levou os nossos pecados, que pelas suas pisaduras fomos curados.

- Infelizmente ainda sofremos as consequências do veneno do pecado, no entanto o próprio Cristo nos libertou dessas consequências eternas, ele trouxe solução ao problema do pecado, Paulo também diz: Romanos 6:23
23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

- A cruz foi um instrumento de dor mas Jesus a transformou num instrumento de cura, a Cruz era um instrumento de maldição, Jesus a transformou num instrumento de benção. 

- Que cada um de nós olhe para a Cruz e tenha a salvação


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...