Youtube

domingo, 16 de agosto de 2015

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA


Lucas 22:13-20
13 E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa. 
14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. 16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. 
19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.

Jesus instituiu a Santa Ceia tendo como pano de fundo o contexto histórico da celebração da Páscoa

- Quando se deu a primeira Páscoa?

- O povo estava cativo no Egipto, e Deus os ia livrar daquela escravidão.

ALGUNS PONTOS INTERESSANTES.

- O nome PASCOA.
Êxodo 12:13
13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.

- Deus iria trazer a última praga sobre o Egipto e tinha pedido ao seu povo que sacrificasse um cordeiro e que do sangue pudessem pintar os ombreais das portas.
Quando o anjo viesse passaria por cima.

- A terra do Egipto. 
Significa este mundo, a saída do povo desta terra significa o afastamento do povo de Deus hoje da corrupção do mundo.
Jesus disse:  “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17.15)

O REI O EGIPTO É SATANÁS.
Assim como o faraó não quis deixar o povo sair do Egipto também Satanás não está contente que deixemos as coisas deste mundo. Em Efésios 2.2 lemos assim: 
“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” Em Colossenses 1.13.14 lemos também: 
“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”

O FERMENTO SÍMBOLO DO PECADO.

Deus tinha dado ordem que em relação ao fermento. 
Êxodo 12:19-20
19 Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra. 20 Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações, comereis pães asmos.

Paulo diz-nos o seguinte: 
Em 1 Coríntios 5.7,8 lemos: “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”  

A PÁSCOA É A LIBERTAÇÃO DO PECADO.

João 13:6-11
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.

PRONTOS PARA PARTIR.
Deus tinha dito ao povo.
Êxodo 12:11
11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.

- nós também devemos estar prontos.
Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.” (Marcos 13.35

Gálatas 5.1 lemos: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...