Youtube

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

NEM MAIS NEM MENOS PROVÉRBIOS 30:7-9


NEM MAIS NEM MENOS 

Provérbios 30:7-9
7 Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: 8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; 9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

AGUR - é desconhecido.

VIVER NA VONTADE DE DEUS
"antes que eu morra"

- Por outras palavras Agur estava a dizer que enquanto ele vivesse ele queria ter uma vida de acordo com a vontade de Deus: 

- O que fazemos, enquanto vivendo neste corpo, pode honrar ou desonrar a pessoa do nosso Deus; pode exaltá-lo ou envergonhá-lo

II. AGUR PEDE UM CARÁTER PURO (8a)

afasta de mim a falsidade e a mentira;
- Ele pede a Deus que faça dele um homem integro. A falsidade que aqui se refere é aquela premeditada, 
- Suas palavras sejam sinceras, que seus relacionamentos sejam sinceros, que seus negócios sejam sinceros, que suas atitudes sejam sinceras 
- A mentira é a outra cara da moeda, se uma é a falsidade a outra é a mentira.
RESUMINDO
Agur pede um carácter íntegro enquanto viver.

III. AGUR PEDE PELAS CIRCUNSTANCIAS (8b-9)

Não me dês nem a pobreza nem a riqueza 
- As circunstancias nas quais vivemos são um perigo para o nosso caráter. Principalmente no que diz respeito à nossa situação financeira. Este homem desejava ter uma vida simples sem dinheiro e luxo desnecessários.
- há uns dias ouvi uma frase que me fez rir e que esconde uma grande verdade. Ela dizuavobseguinte: "Há muitas pessoas que querem ser as mais ricas do cemitério"
RIQUEZA - para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR?
A Bíblia fala muitas vezes do perigo das riquezas. 
Dependência -  história do fazendeiro rico. 
Lucas 12:16-20
16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Torna-se um ídolo- Marcos 10:17-25 O jovem rico
17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.  23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
- Jesus no seu ministério falou mais de dinheiro/riquezas do que qualquer outro assunto, isto porque ele sabia que o amor ao dinheiro poria em causa a salvação de muitas pessoas. 
POBREZA- 
Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.
- Quando a pobreza é extrema, o desespero é extremo. Podemos fazer coisas que jamais faríamos se tivéssemos o essencial. 
Ilustração do cerco a Samaria vendia-se fezes de pombos por 5 peças de prata. (A fome era tanta que até os desertos dos animais eram comidos.) também as mães chegaram ao ponto de comer os seus próprios filhos. 
2 Reis 6:25
25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.
2 Reis 6:26-30
26 Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor! 27 Ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? 28 Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu. 29 Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu. 30 Tendo o rei ouvido as palavras da mulher, rasgou as suas vestes, quando passava pelo muro; o povo olhou e viu que trazia pano de saco por dentro, sobre a pele.
Necessário - dá-me o pão que me for necessário;
Queridos amigos, ansiamos nós mais do que temos? estamos tristes porquê? Olhem à vossa volta, existem imensas coisas para agradecer a Deus.

SER RICO E POBRE ESPIRITUAL

A pobreza espiritual se dá naqueles que se tornam tardios em ouvir a Deus. Desprezam o ensino, a exortação e as provações que Deus envia para nosso enriquecimento: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" (Heb. 5.12-14).


 - Que tipo de riqueza espiritual nós temos? 
1 Coríntios 8:1
​1 ... O saber ensoberbece, mas o amor edifica.

O PÃO NECESSÁRIO.dá-me o pão que me for necessário;

Quem é este pão?

João 6:33-35
33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...