Youtube

domingo, 16 de agosto de 2015

LIÇÕES DA HISTÓRIA DE JONAS


Jonas e o amor de Deus pela humanidade.

Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Mt 12:39-40

- Jesus mencionou alguns episódios do Antigo Testamento, dando assim credibilidade às narrativas mais difíceis de entender. 

- Deus chama Jonas quando ele estava em Jerusalém, desceu Jonas. Jope, para apanhar um barco que o levasse a TARSIS ao sul de Espanha.
Depois de Jonas ter sido lançado ao mar, o grande peixe deixou-o algures na costa do Mediterrâneo da Jordânia, e partiu dai para Ninive. Tinha ainda mais uma caminhada de 800 Km.

- A missão era distante e só por isso fazia desistir qualquer um. 

- Se Jonas andasse 30km por dia, levaria ainda 26 dias de viagem. 

- O profeta fugia de Deus, mas deu-se conta que essa fuga é impossível.

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.” Salmos 139:7-12.

- Jonas fugia de Deus, não porque não acreditasse em Deus, mas porque não quis aceitar o chamado que Deus lhe fez.
-------------
Jonas 1:4-6
4 Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. 5 Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. 6 Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.

- Para apaziguar os deuses, os marinheiros esvaziaram o barco. Sabiam que podia haver alguma coisa ali que tinha trazido a ira dos deuses, e a nada se apegaram. 

- Queridos irmãos, a realidade é que por vezes temos receio de deixar as coisas que gostamos mas que sabemos que nos afastam de Deus. Estes marinheiros pagãos, temeram pela vida e abdicaram daquilo que lhes podia ser muito útil.

- Já pensaste querido amigo, naquilo que te prende ainda a este mundo? Naquilo que ainda não abdicaste em prol de Jesus? Aquilo que te falta mandar para fora do barco? É bem provável que esteja na hora de o fazeres. 

- Enquanto uns estavam desesperados tentando procurar um meio para se salvar, Jonas o homem de Deus, estava adormecido, alheio às necessidades daqueles que estavam à sua volta. 

- Quantas vezes também nos acontece coisas semelhantes, o que estamos a fazer por aqueles que perecem nas ondas agitadas da vida. Será que acreditamos em Deus mas estamos adormecidos quanto ao seu chamado?

“Não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Efésios 4:17-20.
---------------
Jonas 1:15-16
15 E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. 16 Temeram, pois, estes homens em extremo ao SENHOR; e ofereceram sacrifícios ao SENHOR e fizeram votos.

- Jonas é engolido por um grande peixe, e lá dentro ele eleva os olhos para cima.

- Jonas teve uma experiência de quase morte dentro do peixe, ele diz que Deus “fez subir da sepultura a minha vida, quando dentro de mim desfalecia a minha alma, então me lembrei do Senhor e subiu a Ti a minha oração no Teu santo templo, ao Senhor pertence a salvação! Falou pois o Senhor ao peixe e este vomitou Jonas” (Jn 2:6,7,8,9,10).

- Interessante é ver que o peixe não teve dificuldade alguma para obedecer a Deus, ao contrário de Jonas.

- Dentro do Peixe Jonas não reconhece o seu chamado, nem demonstra simpatia pelos Ninivitas mais do que tinha antes, simplesmente o que aconteceu foi o facto de ele perceber a grandeza do seu Deus.
------
Lucas 11:29-32
29 Como afluíssem as multidões, passou Jesus a dizer: Esta é geração perversa! Pede sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. 30 Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, o Filho do Homem o será para esta geração. 31 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com os homens desta geração e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão. 32 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas.

- Jesus faz um contraste muito grande entre a atitude dos Judeus com a atitude dos Ninivitas. Pois estava ali alguém maior do que Jonas e poucos lhe deram importância. 

- Jesus coloca em pé de igualdade a história de Jonas com a visita da rainha de Sabá a Salomão. Dando credibilidade as narrativas no Antigo Testamento como também mostrando que Deus ama todos os povos e deseja os salvar


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...