Youtube

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PREPARADOS E VIGILANTES, JESUS ESTÁ A VOLTAR


ESTAI PREPARADOS E VIGILANTES.

Lucas 12:35-40
35 Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. 36 Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. 37 Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. 38 Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. 39 Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa. 40 Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

- A promessa foi feita há mais de 2000 anos, como poderei saber se Jesus virá ainda no meu tempo. 
- A questão não deve ser se Jesus virá no meu tempo, mas se eu estou preparado(a) quando ele vier. 

- A Bíblia fala da breve vinda de Jesus.

Marcos 13:20
20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias.

Filipenses 4:5
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

Hebreus 10:37
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;

Apocalipse 22:7
7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Apocalipse 22:12
12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
Apocalipse 22:20
20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

- Alguns perguntarão? Mas porquê que ele ainda não voltou?

2 Pedro 3:8-9
8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

- Jesus esperou 2000 mil anos por mim, e eu estou agradecido. 
- Mas será que não haverá daqui a 2000 anos outras pessoas para Jesus salvar? 

Exemplo bíblico:
Deus dera ordem a Moises que quando o povo entrasse em Canaã todas as pessoas dessas terras deveriam ser exterminadas. Dt. 7:1-2

- Por vezes temos dificuldade em perceber do porquê desta ordem, no entanto Deus não a dá sem primeiro ter dado todas as oportunidades ás pessoas em causa. Vejamos o que aconteceu antes de Deus ter dado tal ordem.

- Deus fala com Abraão.
Gênesis 15:13
13 então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
Gênesis 15:16
16 Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.

- Enquanto os Israelitas ficaram no Egipto reduzidos à escravidão, os Cananeus estavam a usufruir de um tempo de Graça, mesmo após a saída de Israel do Egipto pela mão de Moises, estes povos da Judeia tiveram mais 40 anos, de oportunidade para se arrependerem, mas o limite de Deus chegara finalmente ao fim.

- A ordem é dada para os israelitas destruírem os povos inimigos, pois já não havia lugar para o arrependimento dentro do coração daquelas pessoas.

- Um outro exemplo é a história dos ninivitas.
Jonas 4:11
11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?

- Deus chamou o profeta Jonas para levar uma mensagem de advertência aos habitantes de Ninive, essa mensagem fez o seu efeito, mas só por alguns anos, a história conta-nos que mais ou menos cem anos depois desta advertência Ninive e o seu povo foram destruídos.

- Isto quer dizer que enquanto houver lugar para o povo se arrepender Deus vai sempre aguardar mais um pouco.

- O mesmo aconteceu com as cidades de Sodoma e Gomorra.

Gênesis 18:25-26
25 Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? 26 Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.

- O texto diz que Abraão foi reduzindo até aos dez justos, mas não havia dez justos.

- A verdade é que os juízos de Deus tem um limite. E olhando para o mundo à nossa volta sentimos que a humanidade está a atingir o limite da misericórdia de Deus.

- Estou preparado para me encontrar com Jesus?

- Gosto muito de um texto que me faz um alerta. 
Lucas 18:8
8 ... Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

- Podemos dizer que a condição espiritual dos homens quando Cristo voltar é débil. NÃO HAVERÁ FÉ NA TERRA. (Haverá a fé dos salvos, mas em comparação com os restantes homem isso não será nada)

- Biblia diz que : Hebreus 11:6
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus...

- No dilúvio quantas pessoas se salvaram? 8 pessoas.
- Na destruição de Sodoma e Gomorra? 3 se salvaram.
- Na Adoração à estátua de ouro de Nabucodonosor, quantos foram fiéis a Deus? 3 jovens.
- Quantas pessoas estavam prontas quando Cristo nasceu? Pastores, Simião e Ana, e os Reis Magos.

- O texto de Lucas fala que o Senhor pode vir a qualquer hora, na segunda ou na terceira vigília, aqui é mencionado a noite, quando menos se espera, quando a nossa mente está entorpecida  com o sono. 

Mateus 26:40-41
40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

- Quando se fala do sono espiritual, estamos a falar de um baixar os braços, de nós acomodarmos à situação que nos encontramos.

Apocalipse 3:17
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

- O texto de Lucas diz:Lucas 12:40
40 Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

- Quando o dilúvio veio as pessoas estavam a viver o seu dia a dia. Imaginem aqueles que ali trabalharam, 
(Explorar) 
- Quando o fogo puniu Sodoma e Gomorra, as pessoas estavam a viver o seu dia a dia, os genros de Ló acharam que ele era louco. 
- O que dizer da destruição de Jerusalém no ano 70?
- E o que dizer da cidade de Pompeia em Itália?(dar uma vista de olhos no Google)

- Estamos numa batalha.

Efésios 6:11-12
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

- Queridos amigos quer eu acredite ou não Jesus vai voltar e cumprirá o que prometeu, estou-me a preparar para esse encontro?

- Achará o Senhor fé no meu coração? 


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...