Youtube

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A TRANSFIGURAÇÃO


A TRANSFIGURAÇÃO

Lucas 9:27-36
27 Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus. 
28 Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. 29 E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. 30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, 31 os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. 32 Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam. 33 Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. 34 Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. 35 E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. 36 Depois daquela voz, achou-se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto.

Mateus 17:3
3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

2 Pedro 1:16-18
16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, 17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.

- Vieram ter com Jesus dois homens, MOISÉS E ELIAS.
porquê eles e não um anjo?
Vamos tentar perceber: 

ONDE ESTAVAM ESTES DOIS HOMENS ?
Judas 1:9
9 Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!

2 Reis 2:11
11 Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

AMBOS REPRESENTAM OS SALVOS.
- Moisés representa aqueles que passaram pela morte e ressurreição. 
- Elias representa aqueles que irão para o céu sem passar pela morte. 

AMBOS REPRESENTAM AS ESCRITURAS.
- Moisés representa a lei.
- Elias representa os profetas

Jesus disse:
Mateus 5:17
17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

QUE EXPERIÊNCIA HUMANA ELES TIVERAM?

MOISÉS:
Números 11:14-15
14 Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais. 15 Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.

ELIAS:
1 Reis 19:2-4
2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

- Ambos pediram a morte. Pois num momento de tensão e pressão sucumbiram na sua missão. Tiveram medo, acharam que não conseguiriam, ambos quiseram desistir, no entanto ambos foram vitoriosos. 

- Lucas diz-nos que eles falavam sobre um assunto.
Luas 9:30-31.
30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, 31 os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.

- A palavra utilizada aqui é ÊXODO. e não THANATOS 

Embora o contexto fosse realmente a sua morte, ao usar a palavra êxodo relembra o grande livramento que Deus tinha dado ao seu povo.
Da mesma forma Jesus iria fazê-lo pela humanidade. Liberando-a do jugo da escravidão.

PERCEBEM PORQUE É QUE DEUS ENVIOU MOISÉS E ELIAS E NÃO UM ANJO.

Tinham de ser seres que tivessem vivido as dificuldades, as frustrações, o desânimo, que poderiam dizer a Jesus, que o melhor ainda estava pra vir, que fosse até ao fim na sua missão.

A VOZ DE DEUS.
Mateus 17:5
5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

- Onde é que Jesus já tinha ouvido esta voz? 

Mais uma vez o pai reforçou a fé de Jesus e encorajo-o para a missão que tinha de cumprir.

Gostaria de terminar com a frase de Pedro:
Lucas 9:33
33 Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia.

- A experiência dos discípulos tinha sido extraordinária, nunca tinham visto nada assim.
Pedro ao propor fazer as cabanas, não percebeu que o reino de Jesus não seria ainda o glorioso, mas teria que passar pela cruz, Jesus não podia ficar no monte, ele teria ainda de descer. 







Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...