Youtube

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO


A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

Lucas 15:17-20
17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19 já não sou digno de ser chamado teu filho; faz-me como um dos teus trabalhadores. 20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.

" Então caindo em si"
- Esta expressão significa claramente o reconhecimento do seu erro.
- No início quando ele pede ao pai a parte dele, ele estava de certa forma a pedir a morte do seu pai. A herança é algo que se tem direito depois da morte. 
- Cada vez mais o orgulho do ser humano impede este arrependimento, 
- Quando o jovem caiu em si, ele percebeu o mal que tinha feito ao seu pai, mas sobretudo a Deus. 
- Cair em nós é nos arrependermos verdadeiramente.

"Já não sou Digno"
- Arrependimento é um reconhecimento do mal que fez e não medo das consequências dos seus erros.
- Perceber que não somos dignos.

"Quantos trabalhadores de meu pai"
Reconhece o pai como "Meu Pai"
- Ele sabe e conhece as qualidades do pai, um homem prático no seu amor, e alguém de confiança.

"faz-me como um dos teus trabalhadores."
- No início desta história qual era o vocabulário deste jovem? 
"Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe."
- Ele passa do DÁ-ME para o FAZ-ME, já não era o seu querer que predominava mas a vontade do seu pai. 
- o que aconteceu a este jovem foi aquilo que o apóstolo Paulo escreve aos Gálatas : Gálatas 2:20
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; 

"Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou."
- Parece que o pai viveu aquele tempo todo à espera que o seu filho regressasse. 
- O pai podia ter demonstrado orgulho deixando que o filho se humilha-se. 
- Deus está sempre à nossa espera.

Lucas 15:21-24
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23 trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

- O pai preparou uma festa, primeiro restitui-lhe o que ele tinha perdido, o estatuto de filho, e depois comemoraram uma refeição. 

Lucas 15:7
7 haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende. 

Apocalipse 19:7-8
7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro... 8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro...


O FILHO MAIS VELHO.
Lucas 15:25-32
25 Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. 27 E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. 28 Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. 29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; 30 vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. 31 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. 32 Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

- Quando no início o pai dividirá a herança, está também tinha sido dividida pelo irmão mais velho, mas este decidira ficar a viver na casa do pai. 
- Este filho mais velho teve o privilégio de não cometer os erros do mais novo, e também de viver junto deste pai amoroso. 

- Quando este filho mais velho se apercebeu que o seu irmão tinha voltado, e quando o pai o chamou para a festa, ele vai dizer: "porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes"

- Não o reconheceu como sendo seu irmão, era o "teu filho"
- Menciona Meretrizes quando em nenhuma parte do texto existe a informação que o filho mais novo tenha andado envolvido com tais pessoas.
- Provavelmente seria com as meretrizes que o filho mais velho iria, caso não tivesse em casa do pai.

- Conheço pessoas que ao longo da vida se têm mantido dentro da igreja, mas ansiando viver como as pessoas do mundo, no facebook apercebemo-nos muitas vezes das incoerências de certos Cristãos que põem um "LIKE" em POST's muitas vezes indecentes e contrários à fé cristã. Não fazem as coisas porque não têm oportunidades para fazê-lo, mas se o tivessem, faziam-no.

- Jesus termina a parábola sem determinar o futuro deste irmão mais velho.
- Assim também o nosso futuro não está determinado, ele depende da decisão que eu tomar. 
- Nenhum destes dois irmãos merece ser louvado, ambos tiveram atitudes erradas, ambos precisam de um pai compassivo e perdoador, que tipo de filho eu sou, e que decisão vou eu tomar para a minha vida?


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...